Indicadores de RH – Fique Por Dentro do Assunto

Indicadores de RH
Indicadores de RH

O setor de Recursos Humanos é muito importante para uma empresa, mas de nada adianta se não souber os indicadores de RH, por isso, confira aqui como analisar corretamente nesse setor!

Recursos Humanos é o setor das empresas responsável pela contratação dos funcionários e acompanhamento deles no dia a dia, visando analisar o desempenho apresentando, consonância com os objetivos da instituição, mantê-los estimulados e atuar na resolução de questões que possam impactar o desenvolvimento das atividades de cada um.

Como se pode notar, o RH é um setor muito importante para qualquer empresa de médio ou grande porte, as pessoas que atuam nesta área devem estar muito bem preparadas para enfrentar as situações do cotidiano, visto que irão trabalhar com o ser humano e suas complexidades, sendo que cada um tem as suas particularidades, mas dentro da empresa necessitam ter um espírito coletivo.

Um ponto importante para quem deseja trabalhar no setor de Recursos Humanos é entender sobre melhoria continua, afinal, você trabalhará diretamente com funcionários, é preciso entender a forma de obter melhorias dia após dia.

Não podemos deixar de frisar que, embora o RH seja “mais importante” em empresas de médio e grande porte, basta ter alguns funcionários para ele trazer grandes melhorias, por isso, não se descarta a sua utilização em empresas de pequeno porte, sendo aconselhável possuir um responsável pelo setor quando tiver mais de 7 funcionários.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Sabe o que é empreendedorismo? Acrescente essa informação no seu currículo, é realmente importante!

Para saber se internamente a empresa está sendo produtiva e alcançando os seus resultados estipulados em cada setor, é preciso que a área de Recursos Humanos desenvolva um estudo, no qual seja capaz de identificar o desempenho individual dos seus colaboradores e a relação entre eles e a empresa. Para você que trabalha neste setor, juntamos informações sobre os indicadores de Recursos Humanos e como aplicá-los. Confira agora o que você não sabe!

O que são indicadores de RH?

De forma teórica, pode-se dizer que os indicadores de RH nada mais são do que dados e estudos levantados e realizados com o intuito de identificar qual é o desempenho da empresa e consequentemente do seu quadro de colaboradores, visando checar o quanto eles produziram, cresceram junto com a instituição, trouxeram benefícios para o ambiente coletivo, entre outras coisas.

Confira como funciona o inconsciente coletivo.

É importante ressaltar que não existem modelos de indicadores de RH pré-definidos para todas as empresas, pois cada uma delas tem particularidades, o que faz com que as estratégias de análise de desenvolvimento dos funcionários também sejam diferenciadas. E é aí que mora o grande desafio dos profissionais do RH, que é eleger indicadores adaptados às características específicas da empresa.

Embora cada empresa seja diferente, você pode escolher dentre os indicadores de RH que mostraremos e selecionar os que mais se adéquam ao seu caso.

Qual é a importância de levantar os indicadores de RH?

Elaborar e executar os indicadores de RH é de suma importância para a empresa, já que não basta contratar pessoas, pagar pelo serviço executado e achar que isto é o suficiente para ter um bom relacionamento com eles e mantê-los estimulados a atingir as metas que foram determinadas.

Conheça alguns métodos de avaliação de empresa e se torne um especialista em Recursos Humanos ainda melhor.

Portanto, o uso dos indicadores é essencial para descobrir aquilo que está sendo realizado de forma correta ou errada, o nível de empatia entre os funcionários e as empresas, de reconhecimento e satisfação entre ambas.  Com esses dados o setor de Recursos Humanos pode elaborar um novo planejamento para ampliar o que há de melhor e consertar o que está incorreto, gerando um ambiente de trabalho agradável para todos.

Quais são os principais indicadores de RH e como aplica-los ?

Bom, agora que você já sabe o que são os indicadores de RH e qual é a sua importância para o cotidiano da empresa, é necessário conhecê-los mais detalhadamente e saber como aplicá-los. Conforme já foi dito anteriormente, não há indicadores de RH certos para todas as empresas, visto que cada uma tem o seu perfil, o ideal é desenvolvê-los de acordo com as suas necessidades. Porém, existem alguns indicadores de RH que são comumente usados e apresentam resultados eficazes, independente da área de atuação da corporação.

Uma boa dica é aprender a fazer testes de personalidade, assim poderá manter um registro dos próprios funcionários.

Acompanhe abaixo os indicadores:

1 – Identifique o perfil da equipe

Antes de qualquer coisa, o setor de Recursos Humanos deve identificar qual é o perfil da sua equipe. Esta medida é fundamental, pois ajuda a compreender quem são os colaboradores, de onde eles vêm, qual o objetivo que pretendem chegar e como estas informações implicam na situação atual da empresa.

Montamos um texto sobre os questionários de pesquisa.

Portanto, em primeiro lugar é recomendado traçar o perfil individual dos colaboradores e posteriormente da equipe, isto pode ser feito com base nos resultados alcançados nos últimos meses e a contribuição que cada um deu para chegar a estes objetivos. Ao chegar ao perfil da equipe, monte um relatório, deixando as informações organizadas por setores, o que ajuda na implementação das próximas etapas.

Identificar o perfil da equipe pode parecer simples, mas não é! Isso porque as pessoas costumam “mascarar” as suas atitudes, por isso, tome cuidado, faça com calma e, principalmente, não apenas com um teste ou resultado, mas sim com vários, assim conseguirá resultados mais específicos.

2 – Levante o número de colaboradores

Uma das funções dos profissionais do RH é identificar se a empresa está com um contingente de colaboradores que corresponde às suas necessidades. Sendo assim, o ideal é fazer uma pesquisa para saber qual é o número exato de funcionários que trabalham para a empresa.

Analise a quantidade de funcionários existentes, produção que atingem e compare com a demanda.

Esta questão parece simples, mas é muito importante para que a corporações descubram se tem mais funcionários do que o necessário, o que pode gerar um desequilíbrio no seu lucro mensal, ou se tem funcionários de “menos”, o que atingi o fluxo de produção, fazendo com que a empresa fature menos do que poderia, gerando prejuízos e diminuindo seu potencial.

Tem dificuldades em pesquisar, não se preocupe, temos um texto exclusivo de como fazer uma pesquisa exploratória!

3 – Identifique o nível Absenteísmo

O absenteísmo nada mais é do que a frequência dos funcionários na empresa, ou seja, o total de dias que compareceram ou se abstiveram das suas atividades. Para chegar a este dado, o RH pode consultar o sistema de bater ponto,  no qual os colaboradores informam em que horário entram e saem da empresa.

Veja agora mesmo a importância do recrutamento e seleção interna.

A partir desta informação o setor de Recursos Humanos pode montar um relatório, constatando quais são os funcionários mais regulares e os mais faltosos. Dessa maneira fica mais fácil desenvolver estratégias para beneficiar os assíduos e comprometidos com os seus afazeres e realizar acordo com aqueles que estão faltando e comprometendo a produtividade da instituição.

4 – Analise qual é o índice de rotatividade da empresa

Uma questão muito importante para que os Recursos Humanos constate qual o nível de satisfação e reputação da empresa é analisar qual é o índice de rotatividade da empresa, ou seja, qual é o número de pessoas que começaram a trabalhar, foram demitidas ou pediram as contas por vontade própria.

Outra função do setor de Recursos Humanos é a Gestão de Pessoas.

Uma empresa em que o quadro de funcionário é estável e muito deles estão ali há mais de 2 anos, significa que o nível de satisfação dos colaboradores é considerável. Agora, se o estudo aponta que muitas pessoas têm sido demitidas ou pedido demissão, o significado é que existe algo de errado, as pessoas não estão satisfeitas com o que está sendo oferecido. Por isso é necessário avaliar se o problema é individual ou realmente a empresa está falhando em alguns aspectos, isto pode ser feito consultando os empregados atuais.

5 – Investimento em treinamento para os colaboradores e Recursos Humanos

Um dos principais indicadores de RH para analisar porque a empresa não está atingindo o seu nível de produtividade estipulado é verificar o quanto foi investido em treinamento nos últimos anos. Ao capacitar os seus colaboradores, eles ficam atualizados e aprendem novos métodos de trabalho, o que claramente só traz benefícios. Portanto, se uma empresa quer resultados de qualidade também tem que investir na formação da sua equipe.

Um dos treinamentos que costuma trazer bons resultados no setor de Recursos Humanos é sobre avaliação psicológica.

Se durante o levantamento dessas informações ficar claro que a empresa está devendo neste aspecto é importante montar um relatório sobre os treinamentos que poderiam ser realizados, qual o valor que seria gasto com este procedimento e que retorno traria à longo prazo para a empresa.

6 – Revisão da folha de pagamento

Um dos fatores que é responsável por motivar ou desmotivar um funcionário é o valor do salário que ele recebe pelas funções que executa dentro da empresa. Sendo assim, o setor de Recursos Humanos deve estudar os salários pagos a todos os setores e funcionários da corporação, analisando, honestamente, se ele está de acordo com as tarefas realizadas e principalmente com os resultados alçados nos últimos meses e anos.

Essa é uma função muito importante, por isso, faça com calma!

Lembre-se de levar em consideração os encargos trabalhistas.

Caso a análise não seja positiva, o ideal é montar um planejamento para conceder aumento ou oferecer outras opções que mantenha os empregados satisfeitos e estimulados.



FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here