Questionários de pesquisa



Questionários de pesquisaOs questionários de pesquisa são instrumentos hábeis para realização de pesquisas, mas devem ser elaborados de forma correta e estratégica para que todas as informações e dados sejam coletados. São úteis nas pesquisas de marketing, de opinião, pesquisas de mercado, de comportamento do consumidor, dentre outras.

Funções dos questionários de pesquisa

As funções dos questionários de pesquisa são: comparar dados extraídos de entrevistas, proporcionar os dados para que sejam registrados de forma precisa e facilitar o processamento de dados.




Técnicas utilizadas

Os questionários devem ser elaborados com perguntas escritas e distribuídos para respostas individuais ou realizado de forma verbal por entrevistadores.

Os questionários de pesquisa que são executados por entrevistadores têm como objetivo transmitir de forma clara as perguntas.

Outro objetivo deste tipo de pesquisa é orientar respostas, motivando e incentivando o entrevistado.

Elaboração de questionários de pesquisa

Os questionários de pesquisa devem ser elaborados levando em conta qual informação está sendo buscado, qual o público-alvo a ser entrevistado e qual método utilizado para que o questionário seja respondido.

Estes questionários de pesquisas podem ser de forma pessoal, por telefone ou por internet.




Na preparação dos questionários deve levar em conta que sejam recolhidas todas as informações necessárias, para isso é necessário observar se a equipe que preparará o questionário de pesquisa tem conhecimento sobre o assunto a ser pesquisado, ou seja, a equipe deve ser especialista nos assuntos.

As questões contidas nos questionários de pesquisa devem colher todas as informações e dados necessários. Deve também determinar as questões-chaves. Antes de decidir por um questionário de pesquisa definitivo deve haver um rascunho e um pré-teste.

Um pré-teste de elaboração de questionários deve seguir os critérios como: o questionário deve ser claro e sucinto, deve ser abrangente, sem palavras de difícil compreensão, ou seja, o questionário deve ter todos os critérios que o torne aceitável.

O pré-teste deve ser avaliado e analisado para que sejam realizadas todas as modificações necessárias.

Passos para entrevistas com questionários

Antes de dar início às pesquisas com questionários deve-se atentar aos seguintes passos:


  • O entrevistador deverá motivar o participante convencendo-o de maneira a diminuir temores e tabus, dentre outros. Além disso, os entrevistados devem ser informados sobre os objetivos da pesquisa com sua finalidade e importância.
  • Os questionários devem ter uma introdução sucinta que declare a agência que realiza o questionário ou estudo. Tenha credibilidade e declare também como a pesquisa é importante para o entrevistado.

Depois de aplicados os questionários de pesquisa devem ser conferidos os dados, revisar as respostas que sejam corretas ou incorretas, dados confiáveis ou não, tempo de aplicação e outros. Ou seja, os questionários de pesquisa devem contar com perguntas objetivas e necessárias.

Fatores cruciais dos questionários

Os questionários para alcançar os objetivos das pesquisas devem superar dificuldades encontradas pelos entrevistados, ou seja, o entrevistado está informado sobre o assunto da pesquisa, têm dificuldade de formular respostas e têm compreensão das questões dos questionários.

Outro fator a ser superado é a relutância em responder o questionário. A relutância pode advir da falta de tempo, do contexto tratado no questionário, da discordância de propósito e importância, dentre outros.

É necessário, portanto, prever todos os motivos de relutância e contornar a situação com diversos mecanismos que diminuem a relutância.

Fatores que diminuem a relutância

Dentre os fatores que diminuem a relutância estão os seguintes:

  • Devem constar no final do questionário as perguntas que representam tabus;
  • Construir interesse no entrevistado;
  • Utilizar a terceira pessoa;

Para representar renda dos entrevistados utilize categorias e não números. Faça perguntas aleatórias.

Tipos e formatos das perguntas

As perguntas podem ser abertas e sem estrutura, por exemplo, quando se pergunta: qual a sua escolaridade? Ou as perguntas podem ser fechadas e estruturadas com múltiplas escolhas, para que se marque com um X na alternativa escolhida.




Vantagens das perguntas fechadas ou de múltipla escolha

A vantagem é que as perguntas facilitam comparações de respostas, facilita a transferência de dados e informações para o computador, as perguntas podem ser claras proporcionando a facilidade de respostas.

Mas, como todos os métodos são passíveis de defeitos, as desvantagens dos questionários de pesquisa é que existem incertezas quanto á alternativas de respostas, as respostas poderão ser assinaladas de forma incorreta, respostas múltiplas podem ser realizadas, dentre outros erros como rasuras.

Como elaborar perguntas abertas

Ao se elaborar perguntas abertas é necessário que se tome diversos cuidados como tomar todos os cuidados com perguntas que sejam indiscretas ou inconvenientes ou que represente um tabu na sociedade.

O volume de informações deve ser pesado, não deve ser muito extenso e com informações repetidas, ou seja, o questionário não deve ser cansativo.

O que evitar na elaboração de questionários de pesquisa

Ao se elaborar questionários é necessário evitar certos erros como: evitar ambiguidade de palavras, evitar palavras que sejam tendenciosas, evitando também perguntas implícitas, por exemplo, gosta de comprar quando há mais variedade? Evite também suposições implícitas, como: é favorável a um serviço de limpeza no condomínio?

Evite também generalizar ou estimar, outro exemplo, quantas pessoas residem em sua casa?

Concluindo, o importante é que os questionários de pesquisa passem confiança, informações necessárias de forma sucinta, clara e objetiva e tomando todas as precauções com perguntas delicadas.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here