Dinâmica de Grupo Motivação: Como Motivar Sua Equipe



Dinâmica de Grupo Motivação: Como Motivar Sua EquipeProblemas de motivação com suas equipes de funcionários? Veja o que a dinâmica de grupo motivação pode fazer por você.

Você é responsável por gerir uma equipe de funcionários e está sentindo que os resultados alcançados por eles nos últimos tempos estão muito abaixo do esperado? Quando isso acontece é necessário parar e fazer um estudo para identificar qual é o fator que está desencadeando este problema deste grupo e, posteriormente, trabalhar para corrigi-lo.




Em se tratando de trabalho em equipe, uma das principais causas dos resultados negativos é a falta de motivação, que pode abater os colabores devido a diversos motivos como, por exemplo, problemas pessoais, conflitos com os colegas, falta de reconhecimento no trabalho, insatisfação com as atividades exercidas, entre outras coisas. Ao perceber este tipo de comportamento é preciso que o gestor haja o mais rápido possível para recobrar a vontade da sua equipe.

O pior é que devido ao fato da motivação ser algo “interna”, tem-se uma dificuldade muito grande em conseguir desenvolvê-la em outras pessoas. Por isso é tão importante ir aos poucos, trabalhando os funcionários dia a dia, semana a semana, sempre com o intuito de evitar que a desmotivação se “aloje” no ambiente.

Há diversos métodos que podem ser utilizados para incentivar os seus funcionários irem além, dentre eles estão as dinâmicas de motivação, que são excelentes para identificar os fatores de risco e melhorar o ambiente de trabalho. Para você que precisa influenciar a sua equipe a alcançar bons resultados, nós iremos trazer boas dicas de dinâmica de grupo motivação. Confira abaixo.

O Que é Dinâmica De Grupo Motivação

A dinâmica de grupo motivação é um procedimento utilizado pelos gestores para que os funcionários que estão sob o seu comando possam relembrar os motivos pelos quais estão trabalhando na empresa, reencontrem a vontade de fazer as suas atividade de um modo bem feito e dar a sua contribuição no caminho rumo ao sucesso.

Veja que não se trata de motivação para um tipo específico de equipe ou funcionário, mas sim geral, qualquer trabalhador da empresa pode ser trabalhado com a dinâmica de grupo motivação. Por exemplo, você tem uma equipe de vendas, eles podem ser trabalhados com a dinâmica de grupo motivação, e acredite, verá uma incrível diferença.




Além disso, a dinâmica de grupo motivação pode ser feita entre todos os colabores da empresa ou com aqueles que pertencem a um determinado setor. O processo é realizado pelo pessoal da área de Recursos Humanos ou diretamente pelo chefe, que se incumbe de promover uma atividade em que todas as pessoas sejam envolvidas e tenha um objetivo final, o qual esteja relacionado às suas tarefas dentro da empresa.

Por Que Fazer Uma Dinâmica De Grupo Motivação?

A sua empresa está deixando de atingir os resultados esperados? Este é um bom motivo para promover uma dinâmica de grupo motivação, pois é impossível se tornar um empresário de sucesso se os seus funcionários não estiverem satisfeitos e com vontade de dar o seu melhor na realização das suas atividades. E claro, fazer com que eles se sintam assim é uma missão do gestor de pessoas.

Em primeiro lugar, a dinâmica de grupo motivação serve para que o gestor possa identificar que é o problema que está deixando os seus colaboradores desmotivados através da observação do comportamento de cada um deles durante a atividade. Uma vez que isso acontece, pode-se analisar a situação em equipe, buscar uma solução que seja boa para todos os envolvidos e dar uma nova injeção de ânimo para que a equipe queira e se emprenhe em alcançar as metas estipuladas pela empresa.

Dicas De Dinâmicas De Grupo

Para resgatar o ânimo da sua equipe de trabalho, é mais do que indicado aplicar dinâmicas e interagir com os colaboradores. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas de dinâmicas de grupo motivação.

1 – As Maiores Histórias

Você sente que os funcionários estão insatisfeitos e desgostosos com eles mesmos? Neste caso é preciso trabalhar com o foco na autoestima profissional de cada um deles. Inclusive, sugiro que um especialista do setor do RH faça uma avaliação psicológica do funcionário, para ficar ainda mais fácil de trabalha-lo.


Esse processo pode ser feito através da dinâmica de grupo “As maiores histórias”, que pode ser aplicada em todos os ramos de atuação e envolve todos os colabores, tendo como objetivo fazê-los refletir sobre as suas conquistas profissionais.

Material Para Fazer à Dinâmica

Você vai precisar de caneta e papel para todos, além de algo que será dado como prêmio no final da atividade.

Como fazer:

Primeiramente, reúna todas as pessoas do seu grupo, distribua o papel e caneta. Peça para que todos eles escrevam qual foi a maior realização, qual foi a maior realização da sua vida profissional, podendo ser dentro ou fora da atual empresa em que trabalham.

Na sequência, peça para que os colaboradores reflitam sobre quais foram os motivos que os levaram a conseguir tal realização. Feito isso, solicite que todas as pessoas falem sobre as suas conquistas. Ao final, reflita com a equipe sobre como é importante ter determinação para alcançar as suas metas. Lembrando que deve ser feito isso utilizando as histórias contadas por ela como exemplo. Feche a atividade entregando o prêmio para todos os funcionários.

O prêmio não precisa ser algo “caro”, por exemplo, pode ser qualquer coisa que irá representar uma “satisfação” à quem participou. Pode ser qualquer brinde, mas diga que aquele prêmio apenas está sendo dado porque ele realmente merece, já que conseguiu atingir os seus objetivos.




Além de a pessoa ficar motivada, também sentirá que você é um patrão que valoriza, acabando por assimilar isso no trabalho também, que é exatamente o que você deseja.

2 – Eu Queria… Eu Quero Como Forma De Dinâmica De Grupo Motivação

A motivação ou falta dela pode estar no modo como as pessoas se portam e como expressam as suas intenções. Para fazer a equipe enxergar isso, uma alternativa é realizar a dinâmica de motivação “Eu queria…eu quero”, que como o próprio nome diz consistem em fazer com que as pessoas percebam que há uma grande diferença em dizer “Eu queria” e “Eu quero”, visto que o segundo caso aponta mais segurança e determinação.

Material Para Fazer a Dinâmica De Grupo:

Cadeiras para todos os participantes da dinâmica de grupo.

Como fazer:

Disponhas as cadeiras em círculo, reúna os integrantes e peça para que todos se sentem e fiquem à vontade. Na próxima etapa, o gestor deve pedir para que os colaboradores fechem os olhos, respirem fundo e pensem em um objetivo, que deve ser verbalizado mentalmente e que comece com a expressão “Eu queria”.

Feito isso, peça que abram os olhos e troquem de lugar com os seus colegas. Volte a pedir para fechem os olhos, instruindo-os a verbalizar o mesmo objetivo mentalmente, mas desta vez, iniciando com a expressão “Eu quero”.

Peça que abram os olhos e questionem o que foi mais significativo, ou seja, ter pensado no objetivo com “Eu queria” ou “Eu quero”. Termine falando sobre o fato de que “Eu queria” dá a impressão que a pessoa já foi derrotada e não tem determinação para atingir o objetivo que idealiza.

É muito comum encontrar especialistas em coaching dizendo que se deve falar as coisas sempre de forma positiva e confiante, tente aplicar isso na sua vida e perceberá uma grande diferença.

Uma boa dica também é utilizar frases motivacionais ou vídeo de motivação.

3 – Missão Impossível é Uma Forma Dinâmica De Grupo Motivação

Os funcionários da empresa têm dificuldades em trabalhar em grupo? Este problema só irá prejudicar a eles mesmos e, consequentemente, a empresa. Para acabar com esta situação, pode-se fazer a dinâmica de grupo “Missão impossível”, a qual tem como finalidade estimular o trabalho em equipe e a interação entre as pessoas.

Materiais Para Fazer a Dinâmica De Grupo:

Papel de flipchart em branco, cópias da missão corporativa da empresa e canetas pilot para todos os participantes da dinâmica de grupo motivação.

Como fazer:

Em primeiro lugar, reúna todos os integrantes do grupo e explique qual é o conceito da missão corporativa da empresa. Na próxima etapa, separe os participantes em trios ou grupos de cinco pessoas, entregue uma cópia da missão corporativa, juntamente com as canetas e o papel flipchart.

Agora, peça para que cada grupo desenvolva uma breve declaração de missão para o departamento em que os integrantes atuam. Solicite que todas as equipes falem sobre as declarações, discuta a viabilidade de empregá-las na empresa, bem como o que elas têm a ver com o perfil dos colaboradores e quais benefícios podem trazer a longo prazo.

Finalize o processo imprimindo uma cópia de cada declaração, de preferência emoldure-as com alguns enfeites e cores chamativas, deixando as letras grandes para que fiquem bem visíveis.

Por fim, pegue as cópias e coloque-as nas paredes da área de trabalho, assim todos os funcionários poderão ver diariamente os motivos pelos quais as suas atividades precisam ser desenvolvidas com empenho e motivação.

É importante que essas declarações sejam expostas em um lugar visível e que os funcionários realmente as visualizem todos os dias, porque isso irá manter a motivação do grupo, reforçando diariamente, evitando que volte a se sentir desmotivado.

Na motivação empresarial esses são os modelos de dinâmica de grupo motivação mais utilizados e eficientes.

Experimente a Dinâmica De Grupo Motivação e Nos Conte o Resultado!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here