O que é motivação



O que é motivaçãoMotivar é a capacidade de provocar ações, essa é a resposta mais objetiva e sucinta que se tem sobre motivação.

Realmente motivar é criar, despertar impulsos e levar a ações.




Listaremos abaixo algumas considerações que nos explica como a motivação passa de algo subjetivo para algo concreto, e capaz de provocar mudanças nas empresas, na vida pessoal e profissional.

A motivação é também um conjunto de motivos que levam os indivíduos á tomarem atitudes e concretizar objetivos de acordo com suas necessidades. Com essas definições os estudiosos iniciaram diversos estudos sobre a relação entre necessidades, comportamentos e motivação humana.

Os estudos de motivação foram realizados por pensadores do ramo de administração de empresas e cientistas da área de psicologia. Um desses estudiosos é Freud e Young, estudiosos da psicologia humana, que relatam que os indivíduos veem o mundo de forma mais positiva ou negativa. Ou seja, os indivíduos naturalmente positivos enxergarão oportunidades e a partir disso, estarão mais dispostos a tomarem atitudes e saírem da zona de conforto.

De forma contrária, os indivíduos negativos não enxergam oportunidades e possibilidades de encontrar formas de trabalhar, de se desenvolver e obter sucesso. Por isso, a motivação humana é tão importante para vida do ser humano e contar com indivíduos motivados é também de suma importância para as empresas.

Outro estudioso do ramo da motivação é Frederick Maslow, o estudioso acreditou que a motivação está ligada à escalável satisfação das necessidades, sendo que primeiro o indivíduo sacia suas necessidades básicas, fisiológicas e depois busca suas necessidades de segurança, de trabalhar, se satisfazer status, vida social e profissional com autoestima e autossatisfação.




Anos mais tarde e depois de vários estudos, os pesquisadores acreditam que as necessidades humanas não tem relação hierárquica, e os estágios de satisfação das necessidades dependerão dos valores de cada um e o ambiente no qual estão. Por exemplo, é possível que alguns indivíduos busquem primeiro a satisfação de status e de profissionalização antes da satisfação social e interpessoal.

Os estudos sobre motivação tem continuidade, pois ainda é um mistério para a ciência comportamental porque existem indivíduos que se sobressaem mesmo em situações ou ambientes adversos e que têm comportamento criativo, proativo, empreendedor, espirituoso e outros.

Motivação nas organizações

Deve-se buscar a motivação desde o momento da seleção e recrutamento, e assim entrevistas e dinâmicas são mecanismos para se buscar colaboradores que além de competentes são pessoas motiváveis. Ou seja, pessoas que possuem um traço de personalidade voltado ao entusiasmo, curiosidade e vontade de fazer mais e melhor.

Essas pessoas não são perfeitas, mas com certeza “darão menos trabalho ás instituições” quando a empresa tiver a necessidade de realizar treinamentos, aumentar as vendas, implementar reengenharia e outros.

Fatores de motivação

São dois os fatores de motivação:


Como os indivíduos se sentem a respeito do ambiente de trabalho, que envolve condições físicas, clima organizacional, liderança ou salário e benefícios.

Outro fator de motivação tem haver em como o indivíduo se sente a respeito de seu trabalho, ou seja, sua satisfação sobre sua carreira, vida profissional, atividades exercidas ou responsabilidades do cargo ocupado.

Dessa forma, a empresa tem o dever de manter os colaboradores motivados quanto aos dois fatores, o que requer sensibilidade, percepção e liderança.

Algumas medidas para enriquecimento da atividade

Enriquecer uma atividade significa torná-la menos penosa para os colaboradores, com ampla delegação de responsabilidades ou dinâmicas como o job rotation, em que os colaboradores têm acesso a algumas atividades de outros departamentos.

O bom na ampliação e rotação de tarefas, é que os colaboradores terão ciência de todo o ciclo de produção e importância do seu trabalho e do trabalho de seus colegas.

Contudo, deve-se tomar o cuidado de que a ampliação ou a rotação de tarefa não sobrecarregue os colaboradores, resultando em um caminho inverso á motivação. Portanto, deve-se trabalhar com limites.

Essas são ideias simples, mas que podem fazer com que a atividade fique menos repetitiva.




Algumas ideias são fundamentais para que a empresa consiga motivar seus colaboradores fazendo com que se tenha maior satisfação individual e coletiva quanto ao trabalho exercido e quanto à satisfação profissional. Uma dessas ideias é investir em treinamento, educação continuada, programas de desenvolvimento para executivos com módulos sobre criatividade, entre outras ideias.

Concluindo, motivação é fazer com que as pessoas descubram seu potencial e retomam o prazer de trabalhar, já para a empresa significa alinhar objetivos individuais aos propósitos institucionais.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here