Consultoria em Recursos Humanos



Consultoria em Recursos Humanos

A consultoria em Recursos Humanos deve prestar um serviço em que é focado no desenvolvimento das pessoas, no recrutamento e seleção e ainda nos mecanismos ideais de treinamento.

Outros projetos aplicados pela consultoria em Recursos Humanos são a comunicação interna, plano de remuneração e de promoção e formação de coaching.




Este tipo de consultoria em Recursos Humanos pode ministrar palestras, treinamentos e outros eventos que visam à melhoria da qualidade nos processos de Recursos Humanos e gestão de pessoas, fazendo com que a empresa encontre desenvolvimento na área de Recursos Humanos que ofereça para a empresa o desenvolvimento do seu ativo mais importante, que são as pessoas.

Serviços de consultoria em Recursos Humanos

Os serviços desenvolvidos pela consultoria em Recursos Humanos são voltados para o planejamento de carreira, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, comunicação interna, treinamentos comportamentais, processos de sucessão e liderança.

Diagnóstico da consultoria em Recursos Humanos

São variáveis para a pesquisa de Recursos Humanos, os indicadores que traduzem a situação de pontos significativos como: o ambiente de trabalho, a comunicação, a liderança, o clima e cultura organizacional, sistema de remuneração, de promoção, de desenvolvimento de competências, de avaliação e outros.

O diagnóstico deve ter início com a realização de pesquisas, com os seguintes mecanismos: entrevistas, questionários, pesquisa de dados, que respondam como a empresa trata de assuntos quanto aos processos de seleção, treinamento, produtividade, motivação, rotatividade, absenteísmo, organograma.

A proposta de diagnóstico da consultoria deve funcionar como um relatório, com introdução, resumo, referência bibliográfica, e relatório com as impressões sobre temas referentes ao Recursos Humanos, tais como: plano de aposentadoria, plano de gestão de cargos e salários, incentivo da empresa para o desenvolvimento profissional, como a formação continuada ou realização de cursos, programas de motivação e reconhecimento, comunicação interna e outros.




Consultoria interna de Recursos Humanos

A consultoria em Recursos Humanos pode ser interna ou externa, para se contar com uma consultoria interna, é necessário que a empresa tenha especialistas capazes de prestar este tipo de consultoria.

Portanto, a consultoria interna de Recursos Humanos é uma consequência da capacidade de gestão de conhecimentos da empresa.

Essa consultoria interna tem a função principal de identificar talentos, desenvolver profissionalmente os colaboradores, criar condições para que os colaboradores se desenvolvam, se motivem e avancem com competência e comprometimento com a empresa.

A implantação da consultoria em Recursos Humanos interna deve considerar a cultura da empresa, sendo flexível e atender as necessidades internas da empresa.

O modelo de gestão da consultoria interna de Recursos Humanos deve considerar contextos diferentes que depende de cada empresa.


O processo de implantação de consultoria interna deve conscientizar a equipe. Executando o Benchmark, políticas com regras para acionamento da consultoria, até para tornar o trabalho mais eficiente, aplicação de metodologias como o Job Rotation nos consultores para ter experiência sobre todos os departamentos da empresa, capacitação dos profissionais de Recursos Humanos e outras providências.

Os benefícios da consultoria interna de Recursos Humanos, é que este serviço pode melhorar os processos de RH, como seleção, recrutamento, agilidade nos processos, dinâmica, descentralização e desburocratização, avaliação de desempenho e outros.

A consultoria interna deve ser aquela que atua como restruturadora de processos, que diagnostica, busca alternativas para a melhoria e realiza um trabalho de interação.

O bom consultor interno é aquele que se compromete com o desenvolvimento dos colaboradores, deve respeitar a diversidade, a cultura da empresa, seus limites e possibilidades de mudanças de acordo com os problemas apresentados pela empresa.

Além disso, a consultoria interna deve ser neutro e bom negociador, eliminando conflitos de interesse, deve focar as pessoas e seu bem-estar, assumir riscos de forma racional e prudente.

Consultoria externa de Recursos Humanos

A consultoria externa deve prestar serviços de acordo com as necessidades dos clientes como melhoria e mudanças.

O que motiva a contratação de uma consultoria externa são os objetivos de melhoria, por isso a consultoria externa deve ter a função de promover mudanças.




A opinião externa pode ser de grande valia para que as empresas consigam através dessa opinião implantar os sistemas de melhorias necessárias com maior eficiência.

Divulgação de uma consultoria externa

Antes de contratar uma consultoria externa é necessário que a empresa procure consultores que tenham vivência em áreas específicas. Essa experiência deve ter rendido aos consultores publicações.

Por isso, os consultores externos de Recursos Humanos devem manter atualizados os portfólios de trabalhos realizados, saber divulgar a eficiência da consultoria e a capacidade da mesma trazer benefícios internos para a empresa, ou seja, demonstrar que a consultoria é capaz de trazer o desenvolvimento das pessoas, a motivação e a gestão de competências.

Vantagens das consultorias externas

Quando as empresas decidem contratar uma consultoria de recursos humanos é porque sentem a necessidade de diagnosticar o desempenho da empresa, seus desafios ou ainda, aguardar a orientação, o aprendizado, de forma, que possa melhorar os serviços e produtos, com valor agregado e maior qualidade, sendo que o início deste processo está na gestão de pessoas.

Ao se contratar a consultoria externa, a empresa sabe que pode contar com um serviço que dentre outras coisas, possui visão ampla, que tenha a capacidade de recomendar o uso de melhores práticas e encontre no serviço uma consultoria que seja especializada.

Desafios dos consultores de Recursos Humanos

Os consultores de Recursos Humanos exercem um trabalho que exige dedicação e produtividade, pois a experiência do consultor conta muito na decisão da empresa em contratar um serviço.

Os consultores de Recursos Humanos devem possuir especialidade em determinado assunto e mesmo quando têm a capacidade de tratar de assuntos diversos com experiência comprovada em trabalhos anteriores.

O consultor externo deve atuar como um promovedor de mudanças internas, mudanças que visem melhoria, integração e sinergia, dessa forma, os consultores devem atuar:

  • Comunicando sempre aos clientes os riscos do processo de consultoria.
  • Entender onde a empresa está errando.
  • Desenvolver a conscientização da empresa quanto à necessidade de mudanças.
  • Entender a organização com empatia, informações e dados sobre a empresa e setor, no qual a empresa está inserida.
  • Não se envolver com condicionantes do ambiente e clima organizacional.
  • Atuar de forma ética, respeitando as políticas internas da organização.
  • Saber a melhor forma de implantar mudanças, levando em consideração a cultura e comportamento organizacional.
  • Trabalhando de forma transparente, entregando resultados quando possível e esclarecendo com feedback todos os desafios e resultados propostos.

O setor de consultoria de Recursos Humanos deve criar subsídios para que mais profissionais de Recursos Humanos encontrem capacitação e experiência, para atuação no desenvolvimento profissional e gestão de competências em pequenas, médias e microempresas.

A formação acadêmica e o treinamento de consultores nessa área são essenciais para que o setor atenda a demanda das empresas para este serviço, que é o de consultoria em Recursos Humanos.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, bom dia!

    Poderia por gentileza disponibilizar o nome do autor, e a data da publicação? é para um trabalho acadêmico.

    Obrigada!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here