Testes de personalidade



Testes de personalidadeOs testes de personalidade são instrumentos criados pela ciência da psicologia para descobrir a personalidade dos indivíduos. Isso porque o comportamento e temperamento das pessoas são complexos e é necessária à aplicação de um teste de personalidade para descobrir pontos controvertidos na personalidade das pessoas.

Estes testes de personalidade são benéficos também para a descoberta da própria personalidade. Os traços de personalidade é também algo revelador e difícil para o autoconhecimento.




Se o autoconhecimento é algo que exige dedicação, conhecer o outro também não é tarefa fácil.

Aplicação dos testes de personalidade

As empresas aplicam os testes de personalidade para descobrirem se os candidatos para as vagas oferecidas são ideais para ocuparem os cargos.

Os testes de personalidade são, porém subjetivos, pois como se sabe, o comportamento humano é guiado por diversos fatores. Mesmo assim, os testes de personalidade são cada vez mais aplicados e estão mais extensos para descobrir com maior afinco a personalidade e em decorrência o comportamento dos candidatos.

A maior preocupação das empresas no momento da seleção de pessoal é descobrir se o candidato possui perfil para o cargo e para trabalhar na empresa.

Nos testes de personalidade são verificadas questões como o nível de extroversão dos candidatos, a facilidade de se trabalhar com números, se tem facilidade para trabalhar em equipe e outras questões.




Quando as empresas selecionam candidatos para ocupar cargos de vendas têm a necessidade de observar diversos fatores como: facilidade de relacionamento, de comunicação e de sair de situações adversas nos relacionamentos.

Outra questão importante para avaliar esse candidato e se ele tem a sua capacidade de autoconfiança para vender e resolver problemas na empresa.

A preocupação crucial das empresas no mercado de trabalho e na seleção de candidatos é lidar com o fato de que na área técnica, os profissionais podem se sair bem. O que falta então é descobrir a sua capacidade de relacionamento, integração e convívio.

Os processos de seleção estão cada vez mais avançados e buscam descobrir competências e habilidades mais simples e complexas. Para isso, existem vários tipos de testes de personalidade:

D-Potencial -esse teste de personalidade aplicado para seleção de gerentes e executivos funciona como um colhedor de competências necessárias aos cargos de gerência e liderança.


O teste é realizado para averiguar se o candidato possui perfil para realizar com eficiência competências gerenciais e administrativas.

Para isso o teste traça aspectos da personalidade que tenham uma forte ou fraca tendência para a capacidade de gerir o tempo, se adaptar ás mudanças, ser flexível e outras competências importantes na rotina de trabalho dos executivos.

Outra questão importante nos testes de personalidade para seleção de executivos é a descoberta da facilidade ou dificuldade do profissional trabalhar com tarefas administrativas, intelectuais ou de campo.

Ao final do teste busca pontuar as questões mais frequentes e assim avaliar qual o perfil traçado.

Os testes de personalidade devem ser capazes de processar também valores e ética, vejamos mais testes abaixo:

Quati (questionário de avaliação tipológica) – este teste é aplicado principalmente em seleções para cargos de especialistas e busca descobrir quais os traços marcantes dos profissionais em diversas situações.

O teste busca verificar se o especialista realmente possui dedicação á área que o próprio escolheu, quais são seus interesses, seus objetivos, suas aptidões e como essas características refletirão no seu comportamento enquanto profissional e colega de trabalho.




Mesmo não sendo o único instrumento, as respostas dos testes poderão levar um perfil situacional e revelar se o candidato tem disponibilidade para a vaga, afinidade com as atividades desenvolvidas e etc.

Como exemplo, temos a questão da ética que é cada vez mais exigida no mercado de trabalho, pois algumas atividades em que profissionais têm acesso direto e constante a numerário em dinheiro ou informações sigilosos exigem uma seleção de pessoal que identifique colaboradores que sejam capazes de trabalhar com ética e honestidade. Para isso, foi desenvolvido o teste abaixo, confira:

AAEE (análise de aderência à ética empresarial) – este teste busca aprofundar questões éticas, como o discernimento entre certo e errado e atitudes diante de situações que exigem comportamento ético.

Este tipo de teste deve ser propositalmente aprofundado, pois a dificuldade está em revelar os pontos obscuros dos candidatos como tendência a querer agir de má fé, tendência para vícios e outros aspectos negativos da personalidade.

Enfim, os testes de personalidade buscam descobrir diversos pontos interessantes da personalidade dos candidatos á uma vaga de emprego, mas a dica é que os selecionadores busquem outros recursos para recrutar o pessoal.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here