Motivação No Trabalho De Forma Reservada



Motivação No Trabalho De Forma ReservadaDificuldades em trabalhar? Veja algumas dicas sobre motivação no trabalho de forma reservada!

Se trabalhar fosse bom não se pagava, concorda? Rsrs. Brincadeiras a parte, sejamos sinceros, muitas vezes não estamos motivados para um dia de trabalho, ainda mais quando terá de resolver os principais problemas da semana.




A boa notícia é que existem formas de trabalhar a motivação no trabalho, fazendo com que você sinta aquele “gás” novamente. É ou não uma boa notícia? Contudo, tenho de frisar, depende muito de você e do quanto deseja se motivar no trabalho.

Nosso foco nesse texto será trazer dicas de motivação que podem ser aplicadas no trabalho, fazendo com que você fique mais motivado e, ainda melhor, sem parecer um “louco” tentando motivar-se, mas sim algo reservado e que pode fazer a qualquer momento.

A maior parte das dicas se refere a sistemas inconscientes de motivação, ou seja, trabalhando PNL e linguagem corporal, o que lhe facilitará bastante a criar motivação, não apenas para o trabalho, mas em qualquer momento da vida.

Pronto para começarmos? Veja agora mesmo as dicas de motivação no trabalho.

1. Motivação Começa Ao Acordar

Acordou pela manhã, qual é a primeira coisa que você faz? Vira para o lado e dorme mais um pouco? Levanta? Bom, quer começar o seu dia motivado? Uma boa dica é se espreguiçar.




A preguiça é um dos principais fatores da desmotivação, por isso é tão importante “espantá-la” desde cedo, até mesmo para que seu corpo e inconsciente assimilem que você está com toda disposição, fazendo algo “trabalhoso” desde cedo. Acredite, funciona muito bem, sem contar que é realmente simples e rápido de fazer.

Porém, caso você tenha dificuldades de sair da cama, sugiro que leia nosso texto sobre como lidar com a mudança.

2. Músicas Animadas Melhoraram Na Motivação

Quantas vezes você já se sentiu animado sem saber o porquê e, depois de um tempo, percebe que é o simples fato de estar escutando músicas que fazem você se sentir bem?

Essa prática pode ser utilizada como forma de motivação na ida para o trabalho, afinal, você deseja chegar lá contente, alegre, com vontade de trabalhar, não é mesmo?

Embora existam teorias de que algumas músicas melhoram mais a motivação e o astral da pessoa do que outras, sugiro que escute algo que lhe faça bem, do seu gosto, seja um rock, sertanejo, pagode, tradicionais, enfim, o que irá fazer com que você se sinta confortável e bem. Lembrando sempre de ligar o ar condicionado e manter uma temperatura agradável no seu carro.


3. Converse Com Seu Patrão Sobre Incentivos Para Motivação No Trabalho

Atualmente, as empresas buscam funcionários pro ativos, que tenham iniciativas e proponham novas ideias para alavancar os lucros da empresa, mas claro, tendo o respeito e percepção do momento correto.

Por isso, uma boa dica para melhorar a motivação no trabalho é conversar com seu chefe sobre a possibilidade de incentivos, caso consiga atingir as metas.

Ao ter incentivos para bater metas de trabalho, você se sentirá mais motivado, afinal de contas, é uma espécie de “prêmio”.

Porém, cuidado para não vincular sua motivação no trabalho tão somente aos incentivos, não é uma boa ideia.

4. Estabeleça Você Mesmo Prêmios Para Motivação No Trabalho

Essa é uma ferramenta muito boa de motivação no trabalho e que pode ser facilmente utilizada em qualquer ambiente. Também é legal porque você não precisa contar para ninguém, as pessoas não saberão e seu chefe vai ficar contente de ver que você está tendo uma ótima qualidade de produção.

Talvez você esteja se perguntando, como assim estabelecer prêmios para mim? Que tipo de prêmios posso me dar? Um exemplo de prêmio muito bom e que costuma trazer excelentes resultados é, a cada X horas de trabalho motivado e que realmente renda bem, tirar X horas para fazer algo que te agrade fora do trabalho.

Comigo funcionava muito bem estabelecer metas de motivação no trabalho mensais e, quando atingia, concedia a mim mesmo uma viagem no final de semana para algum lugar que me agradava.




5. Crie Uma Âncora Em Um Estado De Motivação No Trabalho

Já ouviu alguma vez falar em criar âncoras? Ou a famosa ancoragem de sentimentos e emoções? Essa é sem sombra de dúvida uma das formas de fazer com que a motivação no trabalho parta do “inconsciente” e, ainda melhor, de forma totalmente imperceptível ao público externo.

Diga-me, o que você mais gosta de fazer? Quando você está fazendo isso, você está motivado a fazê-lo? Qual é o sentimento ao estar desenvolvendo a atividade? Provavelmente você deve sentir-se muito motivado ao executar a atividade, sequer deve desejar parar de executá-la, tendo aquela impressão: Nossa! Mas já passou X tempo desde que estou fazendo isso?

Pois bem, esse sentimento é a melhor motivação para se ter no trabalho, já que, além de ser uma motivação, também é prazerosa.

Por isso vou ensiná-lo de forma simples e prática como ancorá-la, ou seja, conseguir despertar esse mesmo sentimento para qualquer atividade que for fazer, inclusive no trabalho.

Por óbvio que a primeira coisa a se fazer é despertar o sentimento de motivação e prazer, isso é básico. A questão é, como? Simples, realize tal atividade, quando estiver sentindo o sentimento de motivação, pare, concentre-se nele e como faz bem para você.

Após isso, imediatamente (junto, ao mesmo tempo), emita um som qualquer (pode ser Hey, Yeh), enfim, qualquer palavra e toque no seu cotovelo. Faça isso por, pelo menos 50 vezes. Sugiro que não faça essas 50 vezes no mesmo dia, é claro, mas sim em 3 a 5 vezes diferente.

Com isso o seu inconsciente criará uma ancora naquele sentimento de motivação e, toda vez que você executar o som + toque o seu inconsciente irá “liberar” aquele sentimento, indiferente da atividade. Essa ferramenta é muito utilizada por Coachs e especialistas em PNL.

Caso você trabalhe com vendas, temos um texto especial sobre motivação nas vendas.

6. Mensagens Motivacionais No Trabalho

Mensagens motivacionais são ótimas formas de melhorar a motivação no trabalho e, embora para alguns possa parecer “bobagem”, acredite, NÃO É! É a mesma coisa que você olhar um vídeo extremamente engraçado e não dar risada, mesmo “por dentro”. É quase impossível.

Por isso as mensagens de motivação no trabalho são consideradas tão importantes, porque mesmo que o funcionário esteja com dificuldades de se motivar, acabará, pelo menos “um pouco”, melhorando a sua motivação.

Claro, uma mensagem de motivação no trabalho não pode ser “qualquer coisa”, é preciso estrutura-la corretamente. Caso você esteja desejando criar um texto motivacional para os seus funcionários ou colegas, confira nosso texto sobre como criar um texto motivacional.

7. Aprenda e Veja o Desenvolvimento Como Forma De Motivação No Trabalho de Forma Reservada

Sabe qual é uma das coisas mais motivadoras para um trabalhador? Reconhecimento! Mas não apenas dos outros, mas reconhecimento próprio.

Alguma vez você já observou o quanto aprendeu e está aprendendo, parou para pensar que é uma pessoa melhor e todo o conhecimento que acumulou? Isso te destacada de outras pessoas, torna você “melhor”. Isso é ou não importante?

Observe o seu desenvolvimento, os cargos que angariou na empresa, aumentos de salário, isso tudo é reconhecimento, e sabe por que esse reconhecimento? Porque você foi motivado, porque você foi bom no que fez! E isso irá te motivar a ser cada vez melhor. Por isso, comece a olhar todo o reconhecimento, conhecimento e o que já aprendeu na empresa, tudo de forma de talhada e crítica, com certeza te manterá com motivação no trabalho.

8. Autonomia Ajuda Na Motivação No Trabalho Dos Funcionários

Essa dica é mais para os “chefes” e empresários de sucesso do ramo de negócios. Pense comigo, quanto vale um funcionário com motivação no trabalho? Seja sincero consigo mesmo.

Todo patrão quer empregados que “vistam” a camiseta da empresa, que realmente se esforcem para obter os melhores resultados que estão ao seu alcance. Pense, ter funcionários que você não precisa dizer para concluir suas tarefas, tão pouco cobrá-los, os quais, por vontade própria desejam terminar tudo que possuem e fazer ainda mais, tudo pelo bem da empresa, é a famosa “família”.

O princípio básico de conseguir o acima descrito é a autonomia dos funcionários. Quando eu falo em autonomia, não estou dizendo para “largar de mão” os funcionários e deixar fazer o que bem entende, NÃO! Pelo contrário, você permanecerá a fiscalizá-los, mas de forma um pouco diferente.

Vamos supor que você tem um escritório de contabilidade e conte com 20 funcionários. Todos os dias tem de entregar X documentos que devem ser elaborados pelos funcionários, você passa os cobrando e dizer qual deve ser feito primeiro, como ele tem que trabalhar, entre outros fatores. Porém, alguma vez já pensou em estabelecer a meta e deixar que ele trabalhe como bem entende, apenas fiscalizando se está correto o DOCUMENTO e não o processo de criação?

Acredite, não existe nada mais motivador do que liberdade e autonomia, a pessoa sente que ela está ali para ajudar a empresa e não para ser “mandada”. Essa técnica é utilizada em inúmeras empresas famosas e de grande porte. Vale a pena tentar na sua!

E Agora Que Já Tem Algumas Técnicas De Motivação No Trabalho, Quais Irá Utilizar Primeiro?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here