Como lidar com a mudança



Como lidar com a mudançaFelizmente a mudança está presente em nosso cotidiano e não é diferente quando se trata da administração de uma empresa. E para conseguir evitar problema e lidar com várias situações é importante saber como lidar com a mudança e preparar-se para possíveis imprevistos que possam ocorrer.

É preciso antes de qualquer coisa entender que sem mudanças uma organização não se desenvolve e não é capaz de ter uma boa competitividade. Assim, não há como simplesmente se acomodar e fugir das mudanças, pois uma empresa que não muda está sujeita a falir em pouco tempo. Então que tal começar a traçar algumas mudanças em sua organização, já que você vai aprender como lidar com a mudança?




Aprender a lidar com mudanças chama-se gestão de mudanças e consiste em um conjunto de ações que ajudam no processo de transformação de uma empresa ajudando para que a organização cresça e desenvolva-se com muito mais sucesso e com menos chances de riscos.

Para evitar possíveis riscos a imprevistos que acontecem a qualquer momento em uma empresa devido a diversos fatores externos que podem alterar o quadro de uma empresa, vale seguir algumas dicas que ajudam na preparação e gestão de mudanças de qualquer organização, seja ela micro, pequena ou grande:

Dica 1: Incentive a mudança

Isso mesmo! Se você aceitar que a mudança existe e incentivá-la dentro da empresa, você e seus funcionários ficarão acostumados com situações novas e estarão muito mais preparados para qualquer tipo de imprevisto ou mudança involuntária na organização. Então comece agora mesmo mudando alguma coisa, mesmo que pequena.

Dica 2: Identifique os benefícios da mudança




Se você ainda está com dificuldade de seguir a dica 1, vale a pena ler com atenção esta segunda dica.

Uma forma positiva de incentivar e aceitar a mudança é começar por identificar os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa. E não vá me dizer que não há benefícios porque aquela história de “tudo tem seu lado bom” encaixa-se na gestão de mudanças.

Assim, mesmo que a primeira impressão seja de que a mudança não proporciona nenhum tipo de benefício, se você analisar a situação de forma neutra, sem concentrar-se no problema, verá que de alguma forma isso pode ajudar sua organização a mudar algum método ou processo antigo que irá proporcionar um bom desenvolvimento para ela.

Dica 3: Divulgue a mudança

Pode espalhar para todo mundo! Está totalmente liberado compartilhar com toda sua equipe as mudanças da empresa. Isso ajuda não somente na aceitação da mudança por todos os membros e funcionários da organização, como cria funcionários mais participativos e equipes mais motivadas.


Então mesmo que ainda não consiga aceitar a mudança porque não conseguiu realizar a dica 2 (identificar benefícios), converse com seus colaboradores, pois eles poderão te mostrar o outro lado da situação.

Lógico que isso não é tudo em relação a lidar com mudanças, mas seguindo estas três dicas básicas será muito mais fácil aceitar que as coisas mudam e que em um mercado totalmente competitivo e instável, as coisas podem mudar em questão de minutos.

Se você acha que é difícil demais, não se desespere. No início pode parecer algo muito impossível (principalmente para pessoas conservadoras), mas depois de praticar estas dicas (isso mesmo…a palavra é praticar) você poderá entender tudo o que foi abordado aqui neste artigo.

Não se desespere se demorar um pouco ou se parecer que não vai conseguir. Apenas não desista! Mudar não é fácil, é um processo constante que deve ser praticado dia a dia. Então treine bastante as dicas de como lidar com a mudança e depois conte pra gente como foi!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here