Propaganda e Marketing Efetivo – Como Fazer?

Propaganda e Marketing Efetivo – Como Fazer?
Propaganda e marketing

A propaganda e marketing são os percursores número 1 do sucesso de um negócio, por isso, aprenda como fazer propaganda e marketing efetivo aqui!

A propaganda e marketing são responsáveis por dar visibilidade à empresa, assim, evidente a sua importância, já que uma empresa, por melhor que seja os seus produtos, caso não consiga “cair na boca do povo” não terá clientes.

Faço uma pergunta simples: quantas vezes você comprou em uma empresa que NUNCA ouviu falar? Agora, quantas vezes comprou de uma loja que ouviu várias vezes falar? Talvez você nem mesmo tenha pesquisado em outras lojas para averiguar os preços e qualidade, ou melhor, pode até ter ido comparar preços e produtos, mas nas lojas de renome, não naquelas que não tem propaganda e marketing a seu favor.

Um ponto importante é entender a diferença entre propaganda e publicidade, por isso, sugiro antes mesmo de começar a ler nosso texto, ler o artigo lincado.

Resolvemos criar esse texto ensinando você o que é e como fazer para trabalhar a propaganda e marketing de forma efetiva e que produza bons resultados para a sua empresa e negócio, afinal, o que você deseja mesmo é ganhar dinheiro e atingir o sucesso no seu empreendimento, correto?

Propaganda

A propaganda é uma espécie de “anúncio“, porém, costuma ser um pouco maior, não apenas uma imagem com alguma legenda, embora muitos entendam como propaganda.

Quando você deseja convencer as pessoas de algo ou até mesmo anunciar você irá fazer uma propaganda, a questão é, a propaganda pode ser de qualidade ou não, efetiva ou irrelevante.

Criar uma boa propaganda não é uma tarefa fácil, e normalmente as pessoas erram. Ainda mais quando evitam contratar empresas especializadas.

Não estou dizendo que é necessário contratar um profissional especialista, sem contar que pode sair caro, mas sim que é necessário saber como elaborar uma boa propaganda.

Vamos ensinar agora como criar uma propaganda de qualidade!

1. Estabeleça o objetivo da Propaganda e Marketing

Toda propaganda tem um objetivo pré-definido, seja ele informar as pessoas sobre a empresa, informar sobre um produto, incentivar a compra de um produto específico ou promover algo. Enfim, tudo que se faz é por algum objetivo específico e, se você não sabe o objetivo da sua propaganda, de nada adianta começar a fazê-la, é a mesma coisa que pegar um elevador sem saber o prédio certo.

É importante que esse objetivo e a própria propaganda em si esteja de acordo com a missão, visão e valores da empresa, caso contrário poderá causar o oposto do esperado.


2. Encontre o público alvo

O público alvo deve ser a sua prioridade, não foque seus esforços e recursos em propaganda para quem não irá consumir seu produto ou que não seja seu potencial cliente.

É imprescindível que você adquira informações do perfil do seu cliente, até mesmo para descobrir qual é a melhor mídia para veicular a propaganda. Algumas das informações que não podem ficar de fora:

  • Qual é a idade média do seu público alvo?
  • Em que ambiente estão inseridos?
  • Margem de renda mensal?
  • Quais os tipos de meios comunicativos que estão expostos? (rádio, televisão, jornal, entre outros);
  • Linguagem que utilizam;

Com essas informações já será possível criar uma boa propaganda. Para adquirir essas informações você deverá fazer uma pesquisa de mercado.

3. Elaborando

Vamos a fase de criação da propaganda.

Imagens são muito importante na propaganda, então procure um bom diretório, ou talvez um vídeo possa ser a melhor opção.

A maior dificuldade na propaganda é criar algo que prenda a atenção e o interesse do receptor, muitas vezes simplesmente passasse os olhos e não chama a atenção, consequentemente, não obteve-se efeito algum.

Pense da seguinte maneira: você precisa criar algo que cause uma “alteração imediata” de sentimento na pessoa.

Quer um exemplo claro? Quantas vezes se deparou com propagandas de crianças ou cachorros e leu o anúncio? Garanto que muitas vezes, isso porque as imagens tem o potencial de fazer com que você sinta uma alteração emocional (criança – instinto materno/paterno) e cachorro (quem nunca se apegou a algum?).

Essas também são técnicas de vendas poderosas!

Com isso, foque seus esforços em trabalhar sua propaganda em algo que crie, imediatamente, um “distúrbio” no fato emocional ou instintivo da pessoa.

Já a parte de conteúdo escrito, tente destacar ao máximo o TÍTULO e subtítulos, trazendo sempre informações diretas, curtas e claras. Seus títulos precisam ser suficientes para instigar as pessoas a ler o resto, inclua palavras de condão temporal (agora, já e etc), bem como faça um certo suspense (segredo).

Exemplo: Conheça o segredo para aumentar sua renda agora mesmo!

Marketing

Ah o marketing! Responsável direto pelo sucesso de qualquer negócio, quem não o conhece terá muitas dificuldades de ser um empreendedor, ainda mais se for no ramo digital, neste último caso, arrisco a informação de que é impossível (salvo se tiver algum especialista no assunto).

Bom, vamos ao que importa:

Ao contrário da propaganda que tem o intuito de (buscar o cliente – convencê-lo a algo), o marketing tem o objetivo de fazer com que o cliente encontre a sua empresa.

Agora as técnicas de marketing.

Marketing Promocional

A promoção é uma técnica de marketing, vai dizer que não sabia?

A promoção tem o intuito de fazer com que as pessoas fiquem conhecendo a sua empresa, bem como, acessem seu site ou desloquem-se até ela, com isso, acabará por conhecer toda a estrutura, funcionários e outros produtos.

Normalmente, quando se faz uma promoção em determinado produto, abre-se mão do lucro (pelo menos naquele produto), apenas assim consegue-se chegar a um preço que realmente sirva de caráter promocional.

Conheça mais sobre marketing promocional.

Marketing em redes sociais

As redes sociais já se consolidaram e ganharam um forte espaço no mercado de compras e vendas. Acha que não? Quantos anúncios aparecem todos os dias no seu perfil do Facebook? Garanto que não consegue nem contar, de TANTOS que tem. Sem contar as comunidades de compra e venda, também conhecidas como (briques, desapegos e etc).

O fato é que fazer marketing através de redes sociais (não apenas objetivando vender algo, mas também informar da existência da empresa) é uma forma relativamente barata e efetiva.

O marketing em redes sociais pode ser gratuito ou pago.

Na modalidade gratuita, temos as “postagens” que podem ser curtidas e compartilhadas. O objetivo é sempre criar um nível viral.

Já na modalidade paga, você cria uma espécie de anúncio (campanha), podendo escolher entre pagar por visualizações (vezes que será exibida na tela dos usuários) ou por clique (quando clicarem no seu anúncio).

O interessante de criar campanhas pagas é que você pode segmentar e escolher o público alvo que irá receber, tanto por localização e idade quanto por gostos e hobbys.

Para fazer um marketing em redes sociais efetivo, foque nos seguintes aspectos:

  • Imagens de qualidade e com apelo emocional;
  • Frases com no máximo 110 caracteres;
  • Vídeos de pequena duração;
  • Utilização de linguagem divertida;
  • Linguagens subliminares ou que atinja o inconsciente;
  • Seja sútil ao expor suas intenções;
  • Sempre direto e claro;

Conheça o funcionamento do inconsciente coletivo para facilitar a forma de se comunicar através das redes sociais.

SEO (Search Engine Optimization)

Quem trabalha com negócios online com certeza já ouviu a expressão SEO, ou já quebrou com seu negócio!

É impossível ter bons resultados sem trabalhar corretamente o SEO do seu site.

Trabalhar o SEO significa manter seu site entre os primeiros resultados dos motores de busca. Estudos comprovam que cerca de 70% do tráfego dos sites é proveniente de motores de buscas, então, se você trabalhar mal, com certeza perdeu quase todos seus clientes.

Resumindo, para manter o SEO do seu site agradável e com bons resultados, siga os seguintes passos:

  1. Descubra as palavras chaves foco do seu negócio;
  2. Trabalhe nos títulos da sua página;
  3. Não se esqueça de introduzir a palavra chave na URL;
  4. Tome um cuidado especial com a descrição da meta, ela aumenta a taxa de cliques;
  5. Faça, se possível, um blog, e ofereça conteúdo informativo (marketing de conteúdo);
  6. Introduza as palavras chaves espontaneamente no decorrer das informações e textos;
  7. Procure trocar “links” com parceiros;
  8. Foque no aumento do pagerank;

Tenha em mente que o SEO será o responsável por suas visitas, então, invista o seu tempo para analisar resultados, existem diversas ferramentas que podem facilitar as comparações, como é o caso do Google Adwords.

Falando em Google Adwords, através dele você pode descobrir a demanda (buscas) que aquela palavra/expressão X possui em um determinado período. Isso facilita para descobrir se é ou não bom nicho.

Confira mais sobre marketing digital aqui.

 Não menospreze a importância da propaganda e marketing no seu negócio, acredite, faz toda a diferença!

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