Marketing conceito



Marketing conceitoA palavra marketing faz parte do vocabulário brasileiro como se fosse uma palavra nacional, isso porque a popularização do termo se deve a fenômenos de desenvolvimento comercial e industrial no país, a medida em que o país sentiu a necessidade de se tornar produtor de produtos que antes eram importados precisou conhecer melhor e fazer uso da ciência do marketing.

Marketing tem origem no inglês e quer dizer comercialização ou simplesmente fazer mercado, como o significado é abrangente, o termo e a ciência marketing têm várias definições, entre elas estão:




É o processo que consiste em determinar quais produtos ou serviços serão aceitos pela sociedade, e ainda o processo para o desenvolvimento de uma melhor tática e estratégia de colocação e vendas desses produtos ou serviços no mercado.

Ou o marketing é ainda a função organizacional que compreende um conjunto de processos para a criação e a comunicação de produtos ou serviços para os consumidores, incluindo também a relação da organização com esses consumidores. Ou as atividades e processos necessários para criação e comunicação, distribuição e vendas entre consumidores, clientes e parceiros.

Ou ainda é o conjunto de operações que tem como finalidade o planejamento e produtivo e venda até que chegue ao consumidor final.

Uma definição mais abrangente, diz que marketing é o estudo do mercado, pois consiste em uma ferramenta cuja função é observar o mercado, com suas tendências de consumo e que visa a satisfação dos clientes e retorno financeiro e de crescimento para a empresa.

É também a capacidade em se identificar no mercado oportunidades para vendas e comercialização em geral para um público-alvo, o que traz benefícios financeiros e administrativos.




Dessa forma, tem-se que o marketing surgiu para atender as necessidades da empresa em identificar oportunidades de mercado e qual a melhor forma de atendê-las, mas o marketing não é utilizado apenas para os bens de consumo.

O marketing deve ser um sistema integrado

Sobre a importância do marketing, todos sabem o quanto a empresa precisa desse conjunto de processos para que consiga vender, transmitir e comunicar ao mercado seus bens ou serviços ou ainda a missão pela qual determinada organização existe.

Por isso, o marketing é peça fundamental no desenvolvimento da empresa e por isso deve estar presente em todos os processos empresariais de forma integrada.

A integração do marketing com os outros processos empresariais existe como forma de manter o sistema de marketing ativo e com suas necessidades de recursos e administrativas para que o sistema mercadológico atinja seus objetivos.

Portanto, para implantar um sistema de marketing que se comunica com outros departamentos da empresa, é necessária a utilização de um modelo específico, dessa forma estudiosos criaram o modelo quatro A´s.


Neste modelo é estudado o que denomina de quatro funções básicas do marketing:

As funções são: análise, adaptações, ativação e avaliação.

Para que as funções sejam realizadas de forma eficaz o marketing fará uso também das subfunções auxiliares que são: alocação de recursos, composto de marketing, informações, retornos e o próprio mercado, em um processo de alimentação e realimentação do sistema. A análise é obtida para o entendimento e compreensão das forças que regem o mercado.

-Adaptação: que tem o intuito de análise e ajuste da oferta da empresa, ou seja, a linha de produtos ou serviços e como essa oferta as responde ás forças externas.

-Ativação: que é um conjunto de processos com a função de fazer com que a empresa atinja seus objetivos de mercado que foram antes definidos.

-Avaliação: esta etapa busca avaliar, propondo controles aos sistemas de marketing sobre os processos de comercialização, exposição e resultados obtidos pelas ações de marketing.

Sobre as subfunções ou funções auxiliares do marketing estão a alocação de recursos que é quando o marketing é alimento por recursos como tecnologia, mão de obra, recursos financeiros e estrutura.




Outra função auxiliar é o composto de marketing, faz parte do composto de marketing um conjunto de processos para que o sistema de marketing atinja seus objetivos, entre o composto de marketing estão a marca e design, embalagem, preço, atendimento, logística, vendas e publicidade.

Sobre a função informações está o conjunto de processos com informações, dados, pesquisas de mercado, tecnologia da informação e análise.

Por fim, auxiliam as quatro funções do marketing as ações de pesquisa, desenvolvimento de produtos ou serviços, comunicação e controle.

As quatro funções dos instrumentos de marketing

As funções do marketing: análise e adaptação, avaliação e ativação necessitam de instrumentos para que o sistema de marketing se desenvolva e obtenha resultados.

Para as funções do marketing a análise e avaliação dos instrumentos auxiliares são basicamente os mesmos, e precisam operar com o levantamento de informações e interpretações integradas do mercado, essas informações são interpretadas com um conjunto de métodos integrados num sistema SIM-sistema de informações mercadológicas.

Para a função adaptação os instrumentos utilizados são aqueles que terão a função de se comunicar com o mercado de forma eficiente, para isso utiliza os instrumentos do composto de marketing: o design, a marca, a embalagem, o preço, o atendimento e pós-venda.

A adaptação pode ser denominada também como apresentação, os elementos que compõem a apresentação são aqueles instrumentos de comunicação, por isso envolvem também a área de distribuição, a logística, as vendas e a publicidade.

Portanto, a apresentação e a comunicação dos produtos ou serviços ao mercado consumidor, são compostas pelo mix de marketing ou composto de marketing e tem como função fazer um uso eficiente dos recursos á disposição do sistema de marketing, para que os objetivos sejam alcançados.

O desafio, portanto é fazer com que produtos ou serviços sejam apresentados ao mercado de forma satisfatória, com resultados em potencial.

Se todo o planejamento e composto de marketing estiverem alinhados e trabalhando conjuntamente, o resultado será oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades do mercado e assim atender o mercado pré-definido que é a função primordial do marketing.

O controle no marketing é essencial, pois todos os instrumentos e mecanismos devem ser aplicados á situações novas e até adversas e mesmo assim alcançar resultados.

Finalidades básicas do marketing

O composto de marketing deve trabalhar de forma envolvente e integrada em processos de escolhas detectando oportunidades de mercado, o que se chama de nichos, e outra função que é atender esses nichos com todos os recursos necessários. Dessa forma o executivo e a equipe de marketing devem saber:

-Objetivo: qual o objetivo da empresa de acordo com as oportunidades do mercado.

-Análise: qual o grau de aceitação do mercado.

-Recursos: quais recursos a empresa dispõe para isso e quais recursos ainda não se encontram disponíveis.

-Adaptação: ajuste entre oferta e mercado, em outras palavras “é necessário aprender a língua do mercado”, e adaptar produtos ou serviços.

-Ativação: as ações de marketing devem ser acionadas de acordo com as condições e épocas viáveis e antes planejadas.

Os próximos passos do composto de marketing de forma lógica são a avaliação de todos os processos e o feedback, que proporcione experiência para ações futuras.




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1 COMENTÁRIO

  1. Me escrevi para empresa appco brasil como promotor de vendas,
    mas vi que a empresa vem com os conceitos em marketing. Gostaria que me chamasse para fazer um teste, mas não tenho experiência. Poderia me dar algumas dicas para que possa sair bem na entrevista? Aguardando a resposta.

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