Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercadoTodo negócio por mais simples que seja, exige uma pesquisa de mercado antes de seu início, pois a pesquisa de mercado funcionará como uma bússola que o empreendedor poderá guiar antes de dar início ás atividades, sem que haja dúvidas.

Por isso, realizar a pesquisa de mercado é mais do que uma opção, é uma obrigatoriedade.

A pesquisa de mercado é importante para a busca de informações de uma série de fatores, como os fatores abaixo:

  • Público-alvo;
  • Dados primários;
  • Dados secundários e outros.

Elaboração da pesquisa de mercado

Todos conhecem a importância de uma pesquisa de mercado, mas como se elabora uma pesquisa de mercado ainda é um assunto que gera dúvida.

Antes de ver pronta uma pesquisa de mercado é necessário seguir os seguintes passos:

-Definição do público-alvo: o público-alvo se define de acordo com a natureza do produto ou serviço, ou seja, o público-alvo é quem estará disposto a consumir esse produto ou serviço, mas o potencial de consumo não basta, é necessário pesquisar quais os hábitos e os comportamentos do público-alvo.

Objetivos da pesquisa

Cada pesquisa tem seus próprios objetivos que varia de acordo com o que se espera descobrir com a pesquisa e por isso, os métodos de pesquisa variam.

Definição da coleta de dados

Como coletar dados é uma decisão que definirá como os dados serão levantados e como esses dados serão utilizados.

A empresa deverá decidir como coletarão dados, seja de forma primária ou secundária.

Definição do método de pesquisa de dados primários

Os dados primários são aqueles que precisam ser separados, refinados e trabalhados para depois sofrerem a extração de informações. Os dados primários são retirados do banco de dados interno da empresa, são informações como vendas, horário de vendas, itens que foram comprados, características dos clientes e informações econômicas como preços, fornecedores e concorrência.

Dados secundários

São aqueles dados que já foram trabalhados e podem ser extraídos de órgãos competentes como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou do IPEA e outros órgãos que poderão dar informações sobre informações primárias como sexo, idade, estado civil ou profissão.

Outros fatores a ser considerados antes da elaboração da pesquisa são ferramentas como o questionário de pesquisas.


A vantagem de procurar por dados secundários é que a pesquisa por dados secundários é desenvolvida de forma mais dinâmica, pois os dados já estão disponíveis nos sistemas desses órgãos de pesquisas.

Já a desvantagem é que nem sempre são encontrados dados completos, precisos e atualizados. E, além disso, os dados secundários devem ser analisados de forma sistemática.

Defina o tamanho da amostra

O tamanho da amostra é o tamanho do público a ser pesquisado, o tamanho deve estar em pelo um raio de 1 km no mínimo, para que as informações sejam detalhadas O tamanho não deve ser muito extenso e assim o número de dados e informações não dificultará a elaboração de uma tabulação confiável.

Elaboração dos instrumentos de pesquisa

Os instrumentos são o meio pelo qual os pesquisadores extrairão informações e dados.

Estes instrumentos de pesquisa podem ser: questionários, formulários, entrevistas e outros.

Como elaborar questionários e formulários

A dica antes de elaborar um questionário ou formulário é saber elaborar um documento que contenha todas as informações e dados necessários para descobrir informações, dados necessários aos objetivos da pesquisa e ainda que identifique fatores críticos de sucesso, como os hábitos, o que motivará o consumo e as características dos clientes.

O questionário de pesquisa não deve ser muito extenso, para que o entrevistado não desanime e deve trazer as questões de forma clara e simples.

Tipos de pesquisas

  • Pesquisa quantitativa: a pesquisa quantitativa trabalhará com resultados numéricos e por isso seguirá indicadores com critérios estatísticos para tabulação dos dados.

 -Mecanismos de aplicação da pesquisa quantitativa

As pesquisas quantitativas para terem um resultado preciso e com informações que sejam realmente úteis podem utilizar mecanismos de aplicação da pesquisa, como entrevistas.

Estas entrevistas têm as vantagens da interação pessoal, registro de informações que podem ser adicionais aos formulários e versatilidade.

Mas desvantagens dos mecanismos da pesquisa quantitativa são as seguintes: o custo é elevado, tempo de pesquisa é mais extenso e ainda é necessário treinar o pessoal que aplicará as entrevistas.

A vantagem em se utilizar a correspondência como instrumento de pesquisa é que esse recurso tem ampla cobertura geográfica, baixo custo e como desvantagens tem-se que existe morosidade de resposta por depender da disponibilidade do entrevistado.

Outro mecanismo muito utilizado nas pesquisas são as pesquisas por telefone, a vantagem das pesquisas por telefone é que podem ser realizadas de forma prática com o auxílio de empresas de pesquisas e telemarketing.

As pesquisas realizadas por e-mail consistem em enviar questionários por e-mail, e como a população tem acesso crescente aos meios digitais, o e-mail tem ampla cobertura geográfica, já que a internet é uma rede mundial de computadores, ou seja, o alcance é ilimitado. Outra vantagem é o baixo custo e como desvantagem tem o fato do e-mail da pesquisa seja interpretado como invasão ou spam.

  • Pesquisa qualitativa: as pesquisas qualitativas são benéficas para formação de planejamento estratégico e visa avaliar fatores como concorrência, competitividade, comportamento do consumidor e etc.

As pesquisas qualitativas exigem que existam grupos de discussão. Os grupos de discussão formam um mecanismo eficaz para recolhimento de opiniões e estes grupos de discussão são formados por até 10 pessoas, o ambiente deve ser espontâneo de forma que os participantes falem suas opiniões sobre hábitos de compra, experiência em compras, garantia e lançamento de novos produtos.

O cliente oculto é quando um pesquisador observa fatores da empresa como atendimento, disposição dos produtos, condições de pagamento, serviços oferecidos e outros fatores.

De uma forma geral as pesquisas qualitativas são realizadas de forma em que sejam aplicadas as técnicas de observação, o pesquisador poderá observar um conjunto de fatores e assim anotar diversos fatores que são críticos de sucesso para qualquer empresa.

Aplicação das pesquisas de mercado

Para a realização das pesquisas é necessário conhecer as técnicas e métodos, e ainda como aplicá-las, nada é simples, mas com dedicação e objetivo traçado, as pesquisas serão aplicadas de forma que sejam observados os seguintes aspectos: finalidade da pesquisa, método utilizado, período de aplicação, quantidade de questões dos formulários, treinamentos dos pesquisadores, tabulação e análise dos dados recolhidos.

Portanto, o importante em uma pesquisa de mercado é que os dados sejam fidedignos, que os pesquisadores sejam treinados e que a pesquisa seja feita com objetivos e metas, para que as informações sejam analisadas de forma correta.

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