Comunicação Visual – Entenda Sobre o Assunto

Comunicação Visual – Entenda Sobre o Assunto
Comunicação Visual

A comunicação visual pode ser aplicada na logomarca da sua empresa ou em peças publicitárias, basta dominar os componentes que são necessários para empregar este método. Para te ajudar, nós traremos aqui informações do que é e como fazer comunicação visual para impulsionar a popularidade do seu negócio. Confira! 

Você tem uma empresa, mas ainda não deslanchou? Saiba que a solução para os seus problemas pode estar relacionada à comunicação visual. Muitos empresários gastam uma fortuna com o planejamento do empreendimento, mas se esquecem de um detalhe simples e muito funcional, a comunicação visual, que é a forma como ele será identificado pelo público-alvo.

Portanto, caso você já é ou pretende tornar-se um empresário, é de fundamental importância ressaltar que o seu negócio deve ter uma comunicação visual, que nada mais é do que o ato de produzir elementos visuais relacionados à sua marca para facilitar a identificação por parte dos seus consumidores, fazendo com que eles possam compreender o conceito da instituição e as atividades que executa.

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Não se pode deixar de destacar que a imagem e a impressão visual devem ser previamente estudadas, pois englobarão uma série de aspectos neurolinguísticos, os quais levarão em conta o que aquele desenho irá causar na parte emocional e sentimental do consumidor, por isso, faça o possível para contratar um profissional especializado.

O que é comunicação visual?

Comunicação visual tem um conceito bastante simples e que pode ser facilmente compreendido, trata-se de todo o tipo de comunicação que se utiliza de elementos visuais como, por exemplo, desenhos, imagens, signos, legendas e gráficos, ou seja, tudo que possa ser visto pelas pessoas.

Obviamente que todos os componentes devem estar direta ou indiretamente ligados à sua marca, reduzindo o máximo possível às chances de acontecerem erros de interpretações por parte dos receptores da mensagem, o que pode levar a prejuízos. Por isso, este trabalho deve ser feito por profissionais qualificados e que conheçam profundamente a sua empresa.

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A linguagem visual possui uma série de detalhes, as vezes algo que você pensa que transmite uma ideia X, na verdade, transmite uma ideia Y. Quando trabalhamos linguagem e comunicação visual não estamos lidando diretamente com a parte consciente do receptor, mas sim com a parte inconsciente, por isso, evite fazer você mesmo, a não ser que faça bons cursos e estude muito o assunto.

Como funciona a comunicação visual

Conforme foi dito anteriormente, a comunicação visual usa imagens e símbolos para se comunicar com os consumidores dos seus produtos ou serviços.  Agora, é necessário entender como ela funciona. Em primeiro lugar, tem-se que compreender que a comunicação visual é composta por três elementos básicos e importantes, que são: emissor ou fonte, canal e destinatário ou emissor.

O emissor será a empresa que tem uma mensagem a passar para as pessoas, que pode ser a divulgação da sua marca, uma promoção, um aviso, entre outras possibilidades.  O canal é o meio que será utilizado para levar a mensagem como, por exemplo, anúncios em jornais, internet, panfletos e até mesmo a própria fachada da empresa. É importante escolher um canal que é considerado acessível para os seus clientes. Por fim, o destinatário é o seu público-alvo, as pessoas que devem ser atingidas e compreender a mensagem que está sendo passada.

Outra brilhante forma de melhorar a efetividade de vendas e fidelizar os clientes é através do marketing de relacionamento.


Você pode procurar trabalhar comunicação visual fechadas, isso é fundamental, mas não se esqueça, existem outros meios de manifestar a identidade visual e estes devem ser trabalhados juntos.

Qual a importância da comunicação visual?

A comunicação visual é importantíssima para qualquer empreendimento, tanto para os de grande porte quanto para os de pequeno porte. Usar componentes visuais para se comunicar é um dos principais pontos para falar com o público, o que torna a sua marca mais conhecida e se o trabalho for bem feito, com certeza isso irá contribuir para o aumento do lucro e da clientela.

A primeira e uma das mais importantes fases da comunicação visual de uma empresa é o desenvolvimento da sua logomarca, pois deve ser uma imagem que carrega todo o conceito da empresa, que são as atividades prestadas por ela e a sua filosofia. Para evitar uma má interpretação por parte dos receptores também é possível incorporar um slogan, que é uma frase pequena que funciona como uma legenda para a imagem.

O slogan precisa ser direto, objetivo e curto. A pessoa irá observar o slogan apenas com ‘um passar de olhos’, então perceba que a sua atenção não estará exatamente voltada em interpretar a frase.

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Uma empresa de sucesso é aquela que o seu público reconhece com facilidade. Se você quer ter um negócio bem sucedido, saiba que a comunicação visual é um ótimo caminho para alcançar este objetivo, basta construir uma identidade com elementos fortes, que quando as pessoas olharem logo associarão à sua marca. Dessa maneira, aumentam-se as chances de fidelizar os clientes, fazendo com que eles passem a consumir os serviços ou produtos apenas do seu negócio.

Como fazer comunicação visual

Para fazer uma comunicação visual eficaz você precisa fazer um planejamento, assim como tudo no mundo dos negócios. Nada de sair por aí dando “tiro às escuras” e usar qualquer coisa para se comunicar, pois no futuro isso pode sair muito caro para o seu bolso.

Confira mais como fazer um planejamento de comunicação.

Contrate uma equipe de marketing qualificada:

Sabe aquela história “Eu tenho um primo que sabe fazer logomarca no Corel Draw”? Então, este pode ser um dos primeiros passos para o fracasso, uma vez que a comunicação visual não se resume em apenas um desenho para acompanhar o nome da marca, é necessário que ele tenha elementos que representem muito bem os serviços e a filosofia da empresa, não deixando dúvidas para a identificação das pessoas. Sem contar que precisa interagir diretamente no inconsciente, o que eu acredito que “seu primo” não saiba fazer!

Sendo assim, é mais do que recomendado contratar uma equipe de marketing qualificada para desenvolver a sua logomarca e as demais peças publicitárias de comunicação visual. Estes profissionais têm conhecimento para estudar a empresa, as atividades desenvolvidas e a filosofia, unindo tudo de maneira harmônica em uma imagem com as cores certas e que seja compreendida facilmente pelos consumidores.

Use elementos na comunicação visual que façam referência à empresa

É indicado fugir de desenhos e signos emblemáticos, pois eles podem não ser entendidos pelo público-alvo, o que pode fazer com que os consumidores deixem de consumir os seus produtos.  Portanto, pode-se inovar e usar elementos modernos, desde que eles estejam no campo de conhecimento dos seus clientes. Além disso, também é recomendado criar algo inédito, não copie referência de outras marcas mais conhecidas do que a sua, pois há o risco de as pessoas confundirem e comprarem os serviços da sua concorrente.

Está em dúvida de como fazer isso? Aprenda mais sobre missão, visão e valores da sua empresa.

O ideal é usar somente elementos que façam referências à sua empresa, nome e as atividades realizadas por ela. Por exemplo, se o negócio atua no ramo da alimentação, pode-se usar componentes que estejam relacionados a esta área. Nessa situação, também é possível fazer uso de cores que foram comprovadas cientificamente que estimulam a fome como, por exemplo, amarelo, verde e vermelho.

Reforce os elementos na comunicação visual

Depois de criar a sua comunicação visual adequada, é importante lembrar que não basta fazê-la e deixar de lado, sem divulgá-la e levar ao conhecimento dos consumidores. É recomendado reforçar o uso da sua logomarca, que é a principal comunicação visual da empresa, ela deve aparecer no estabelecimento, nos documentos referentes à marca, nos panfletos e todos os tipos de peças publicitárias.

O uso da comunicação visual da instituição também pode ser reforçado através dos meios publicitários específicos, ou seja, não basta usar apenas um veículo. Portanto, publique de todas as formas possíveis como, por exemplo, jornal, site, redes sociais, panfletos e demais possibilidades.

Aumente a frequência da comunicação visual

Do que adianta fazer uma mega comunicação visual se ela for divulgada somente uma vez? Ela irá trazer benefícios num primeiro momento, mas a tendência é que ao longo do tempo seja esquecida pelo público, gerando prejuízos para a empresa. Para que este problema não aconteça, o ideal é estipular uma regularidade para que a comunicação visual seja aplicada.

As formas que você irá trabalhar a comunicação visual, que seriam os meios de comunicação, bem como a frequência e valores que serão gastos devem estar previamente estabelecidos no planejamento!

A comunicação visual pode ser usada pela empresa sempre que houver a necessidade de apresentar uma nova mensagem, promoção ou comunicado aos seus clientes. Sempre que possível procure apresentar novidades, porém, sem se esquecer de trazer os elementos que são responsáveis pela identificação da marca, isto também é um método de reforço bastante funcional.

Melhore o seu negócio através das nossas dicas de vendas.

Dicas sobre comunicação visual e sua aplicação

Quando você cria uma identidade visual, trabalha a questão de comunicação visual, você será ‘gravado’ inconscientemente pelas pessoas. Ocorre que quando você troca, por exemplo, as cores do seu estabelecimento, isso pode causar uma ‘confusão’ na ideia previamente estabelecida na pessoa através da comunicação visual. Veja, analise grandes franquias, estas raramente alteram suas cores e identificação visual, já para evitar essa queda de movimento e confusão nos clientes.

Evite alterar a comunicação visual da sua empresa, estabeleça seus critérios e mantenha-os. Toda vez que for mudar uma comunicação visual você sentirá rapidamente o efeito através da redução do consumo do seu serviço/produto.

Na comunicação visual as cores são fundamentais, conhecê-las a fundo e as sensações emocionais que causam nas pessoas deve ser sua maior preocupação! Preocupe-se com criar identidade visual adequada para a sua empresa.

E você, pronto para trabalhar comunicação visual na sua empresa?

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