Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação
Resenha do trabalho de Conclusão do Curso apresentado ao Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade do Vale do Ipojuca, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Publicidade e Propaganda, pelos autores, Emmanuela Rodrigues Falcão, Henrique Cursino dos Santos, Jessyca Maysa Aquino Farias, no ano de 2011.

Esta Resenha foi desenvolvida com foco na importância representativa das marcas. A marca de uma empresa pode ser tida como o cartão postal da mesma. Quanto desempenhado um bom trabalho no desenvolvimento da marca, esta possui extrema força no processo de comunicação da empresa com o mercado.

Durante o desenvolvimento de determinada marca, diversos são os processos até que a mesma se firme. O processo de comunicação não pode haver erros, pois será através dele que irá atingir seu publico alvo. Assim, durante o processo de desenvolvimento da empresa, podem ocorre algumas reformulações para que a mesma possa atingir uma aceitação no mercado.

Antes do desenvolvimento de determinada marca, é imprescindível um estudo de mercado e do publico que desejar ser alcançado. Uma marca pode ao mesmo tempo construir uma imagem positiva para a empresa, como também denegrir sua imagem diante do mercado.

Dessa forma, algumas vezes a empresa se depara com a necessidade de refazer a marca, de forma a fixa-la na mente do consumidor, atingindo assim sua aceitação.

Planejamento durante o processo de comunicação

Como dito anteriormente é necessário que seja feito o planejamento ao desenvolver a marca que irá representar sua empresa. Este processo visa agregar valor a mesma, o que se faz necessário desenvolver peças criativas e que estejam em constante contato com o consumidor.

Outro ponto a ser valorizado no interior de uma organização e que assume suma importância para o desenvolvimento da mesma, é empregar a empresa a importância do planejamento. Assim, como o planejamento é importante para a formulação da marca, ele apresenta suma importância diante de todas as tomadas de decisão no interior da empresa.

O processo de comunicação deve estar sempre bem estruturado, uma vez que esta ferramenta é utilizada para entrar em contado direto com o consumidor. Desta forma a marca é a identidade da empresa, sendo assim, deve ser bem estruturada para que haja uma troca de valores entre o consumidor e a marca em questão.

Ao tornar perceptível a necessidade de reformulação da marca que representa sua empresa, é necessário que esta seja feita de forma bem estruturada para que a empresa seja beneficiada com a mudança, com chances mínimas de erros. A marca deve se reposicionar no mercado de forma a sobressair diante da concorrência, e o mais importante, alcançar os olhos dos consumidores.

O reposicionamento envolve toda uma organização, assim como todos os setores de atuação, sendo dessa forma, importante evitar o desgaste de uma marca por mais promovida que seja.

Reposicionamento de marca: “É o processo de gestão de marketing da mudança, parcial ou total, da percepção do público sobre uma empresa por meio de modificação ou adição de uma ou mais variáveis controláveis de marketing para se adequar a variáveis incontroláveis (tais como consumidores, concorrentes, tecnologia, empresa, etc.) para reter, expandir ou alterar seus mercados-alvo” (HASSANIEM e BAUM, 2002, p. 147)


Ao reformular uma identidade que irá representar a empresa, é necessário apresentar estratégias de comunicação que fortaleçam a nova marca. Desenvolver estratégias de maneira que seja reconhecida e lembrada por seus consumidores sem perder sua identidade e credibilidade.

Desta forma é possível concluir que o processo de reformulação de determinada marca, constitui o processo de comunicação que está ligada diretamente ao consumidor e mercado de forma geral. Desta forma, verifica-se a necessidade de um estudo aprofundado, além de meios estratégicos para que a marca se firme no mercado, de forma que, mantenha a identidade e credibilidade da empresa.

O planejamento de comunicação apresenta inúmeras vantagens, proporciona a organização reconhecimento, realçando sua força e mantendo a marca forte e consolidada na mente dos potenciais consumidores, aumentando assim a lucratividade da empresa.

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