Marketing Promocional – Aprenda Como Fazer

Marketing Promocional – Aprenda Como Fazer
Marketing promocional

O marketing promocional está cada vez mais presente nas empresas de sucesso, quer saber o que é, como fazer e formas de alavancar seus ganhos? Confira!

O sucesso de uma empresa depende do bom desempenho de itens que são considerados os seus pilares, independente da área de atuação, como é o caso de oferecer um produto ou serviço de qualidade, ter um bom atendimento aos clientes e da eficiência do marketing que é feito da sua marca. Afinal de contas, de nada adianta conseguir ir ‘bem’ em alguns pontos se não chegar ao conhecimento do seu público consumidor.

Sendo assim, para popularizar a sua marca é recomendado investir no marketing promocional, que nada mais é do que usar a comunicação de uma empresa que tem como objetivo principal incentivar a percepção das pessoas através de técnicas direcionadas a um determinado serviço ou produto, ou seja, é algo pontual.

Lembre-se de sempre ter um bom planejamento estratégico, o qual deve englobar o marketing promocional.

Podemos resumir como marketing promocional as campanhas que tem como objetivo trazer os consumidores para conhecer um determinado produto/serviço, criando alguma “facilidade” para que as pessoas se sintam atraídas.

A principal vantagem do marketing promocional é que consegue reunir rapidamente um público muito grande, fazendo com que a empresa fique conhecida.

Não se esqueça que além do marketing promocional, outros também são importantes, como é o caso do marketing de relacionamento, o qual tem o intuito de fidelizar os clientes.

Embora o marketing promocional tenha sido cada vez mais difundido, ainda há empresas que não sabem como aplicá-lo de modo correto e aproveitar os benefícios que estas estratégia de comunicação podem trazer. Portanto, para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações sobre o marketing promocional e como praticá-lo.

O que é marketing promocional?

Falando de modo amplo, o marketing promocional serve para incentivar de maneira mais incisiva a venda de um produto. Para a AMPRO (Associação de Marketing Promocional), este conceito funciona como um conjunto de estratégias que têm como objetivo proporcionar vendas, construir uma marcar ou fidelizar clientes, usando métodos de interação com os seus clientes.

Conheça o conceito de marketing.

Sobre o marketing promocional é importante compreender que esta estratégia normalmente é desencadeada através de ações que devem levar ao público-alvo os valores da marca, tornando-a conhecida e bem aceita. Tudo isso serve para construir um relacionamento sólido com os receptores da mensagem. Além disso, as ações precisam ser reforçadas em meios diferentes e com frequência, fazendo com que os indivíduos criem uma espécie de intimidade com a empresa.

Qual é a importância do marketing promocional para o seu negócio?

O marketing promocional é essencial para a sobrevivência e sucesso da empresa no mercado atual, é por isso que ele vem crescendo cada vez mais, surgindo agências que atuam exclusivamente nesta área. Uma das principais funções do marketing promocional que todas as empresas almejam é popularizar a marca, um produto ou um serviço.


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Dessa maneira, o público consumidor da empresa tende a aumentar, o que consequentemente gera lucros. A marca também deve manter o marketing promocional ativo, pois isto também contribui para fidelizar o público, fazendo com que ele compre somente de você, mantendo o seu rendimento estável.

Ao deixar de investir no marketing promocional, a marca reduz drasticamente as suas chances de ser bem sucedida no mundo dos negócios, uma vez que não será difundida amplamente entre a fatia do público que lhe interessa, o que fatalmente a levará ao esquecimento, gerando prejuízos financeiros. Assim, a empresa torna-se desatualizada, podendo ser “engolida” pela concorrência.

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Dicas de como fazer marketing promocional? 

Saber o que é o marketing promocional não é suficiente para torna-lo parte do seu negócio, por isso, vamos ensiná-lo a como colocá-lo em prática, pois há muitas pessoas que erram na execução desta estratégia, devido à falta de conhecimento ou inexperiência. Acompanhe abaixo as dicas de como fazer marketing promocional e ter uma empresa de sucesso:

1 – Identifique o seu público-alvo

Em hipótese alguma saia dando “tiro” para todos os lados. Se você quer fazer um marketing promocional eficiente, então, a primeira coisa a se fazer é identificar qual é exatamente o seu público-alvo. Somente a partir desta descoberta é que será possível montar ações estratégias para promover a divulgação da sua marca e produtos, do contrário o alcance e os resultados não serão satisfatórios.

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Para identificar o seu público-alvo utilize perguntas, tais como: quem comprará meu produto? Quem irá se interessar por ele? Quais problemas meu produto/serviço resolve?

Portanto, o ideal é começar realizando um estudo sobre o tipo e o valor dos produtos ou serviços que são comercializados pela sua empresa. Faça um levantamento para identificar quem são as pessoas que consomem as suas mercadorias, saiba o quanto elas gastam mensalmente, entre outros dados que sejam relevantes para montar o seu planejamento de marketing promocional.

2 – Faça um planejamento do marketing promocional

Monte um planejamento do marketing promocional da sua empresa, pois é preciso traçar o caminho a ser percorrido e o objetivo a ser alcançado. Dessa forma, a estratégia de comunicação fica mais organizada, orientando adequadamente quem irá executar, economizando tempo e dinheiro.

O planejamento deve conter informações como os meios de comunicação que serão usados para divulgar a campanha, qual a regularidade da execução das ações de marketing, os valores que serão gastos durante a campanha e quais são as metas que se pretende alcançar. Também, vale ressaltar que se algo der errado, nada impede que o planejamento seja revisado e consertado, evitando maiores transtornos.

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3 – Elabore ações de marketing promocional apropriadas para o seu público

Depois de saber com exatidão quem é o seu público-alvo, o que ele gosta de fazer, quais produtos consomem e em qual classe econômica estão inseridos, é o momento de usar estas respostas para montar as ações de marketing promocional. A campanha deve estar de acordo com o perfil dos seus consumidores.

As ações de marketing devem promover uma interação entre a marca e o público-consumidor, fazendo com que ele se sinta instigado a conhecer mais sobre a empresa e os seus produtos. Sendo assim, as ações precisam ser apropriadas a linguagem utilizada pelos seus consumidores para promover uma comunicação mais eficaz, além de incentivar as pessoas a conversar com a empresa, podendo expor as suas opiniões e sugestões.

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4 – Estruture o orçamento do marketing promocional

Não há nada pior para uma campanha de marketing promocional do que ser “abortada” no meio do caminho devido à falta de dinheiro. Portanto, depois de montar o planejamento e as ações a ser executadas, o ideal é somar todos os custos até chegar ao valor total que terá de ser gasto.

Faça um relatório em que esteja especificado de maneira detalhada todas as ações, datas em que serão colocadas em prática e o seu custo. É opção da empresa passar o valor completo para a equipe do marketing promocional ou ir soltando a verba aos poucos de acordo com o andamento da campanha.

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5 – Foque na promoção da marca ou de um produto

O marketing promocional consiste na ampla divulgação da sua marca ou de um produto. Por isso, é indicado focar na promoção apenas de uma destas alternativas. Uma boa oportunidade para usar esta estratégia de comunicação é escolher uma mercadoria que está sendo lançada no mercado, desenvolver uma campanha interativa para que as pessoas a conheçam e sintam-se estimuladas a comprá-la.

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Também é possível usar a divulgação de um produto para reforçar os valores da marca perante o público-consumidor. Porém, não é recomendado promover vários produtos ao mesmo tempo, pois isto pode confundir os seus clientes, fazendo com que eles não comprem nada.

6 – Mensure os resultados do marketing promocional

O marketing promocional não é feito à “toa”, ele deve alcançar metas. Sendo assim, ao final de cada campanha é necessário analisar todos os resultados que foram alcançados e avaliar se eles foram positivos ou negativos. Deve-se verificar o índice de vendas, o faturamento, os números de pessoas que mencionaram a marca nas redes sociais e quantos novos clientes surgiram.

Ao realizar este estudo, a empresa irá saber se está seguindo o caminho certo ou errado, podendo ampliar as ações que trouxeram resultados positivos e aprimorar aquelas que não atingiram os resultados esperados.

Quer tornar sua empresa conhecida? Faça marketing promocional.

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