Diferença entre propaganda e publicidade



Diferença entre propaganda e publicidadeAté mesmo os profissionais de marketing fazem confusão quanto á denominação entre propaganda e publicidade e julgam que essas duas palavras têm o mesmo conceito, o que não é verdade. A diferença é que propaganda nem sempre tem valor comercial, existe propaganda política, propaganda de anúncios para utilidade pública como as propagandas do governo com campanhas de vacinação, antidrogas e outras propagandas.

Propaganda vem de propagar, multiplicar, prolongar; estender, alargar, no sentido de comunicação. Dessa forma, entende-se que propaganda vem de propagar, estendendo de forma ampla a comunicação, independente do que se deseja propagar que pode ser uma ideia, uma crença, uma propaganda comercial e etc.




A propaganda pode ser ideológica ou não, e é praticada pela liberdade de expressão do emissor. A função da propaganda é de anunciar sobre a existência de um problema, iminência de um tema, comunicação pública de fatos, alerta ou até mesmo a qualidade de um produto. Propaganda pode ainda ser um meio de comunicação em que exista persuasão, influenciando comportamento.

Por isso, a propaganda realizada com cunho comercial de acordo com a legislação que protege os consumidores não pode ser propagada de forma a persuadir ou influenciar comportamentos.

Sendo que as propagandas de produtos ou serviços sempre propagarão estilos de vida, dando a entender que o consumo melhorará a qualidade de vida dos consumidores, o que o ainda não é proibido.

Já a publicidade é voltada para comunicação comercial com ou sem fins lucrativos, na publicidade a função é publicar, tornar público, ou seja, a publicidade faz uso dos meios de comunicação para comunicar e chamar a atenção do público é um recurso da mídia.

Por ser um recurso da mídia, a publicidade é bem estruturada e organizada e pode ser difundidos por diversos meios de comunicação como o rádio, a TV, jornais e revistas.




Quando um evento, informação ou personalidade está constantemente na mídia, dá-se o nome desse fenômeno de publicidade.

A publicidade dissemina de forma técnica para chamar a atenção ou buscar a aceitação do público e é organizada, e muitas vezes integrada.

Por exemplo, sempre que um filme adquire muita publicidade, os jornais, revistas e artigos na internet promovem o filme com textos, enquetes, prêmios e assim o filme adquire publicidade e bilheteria e em consequência são lançados DVDs, camisetas do filme e outros.

A publicidade de um produto pode deslanchar não só as vendas, mas também outros produtos. A publicidade pode tornar determinado momento, evento ou ação como uma informação da forma mais positiva o possível. Sendo que a publicidade respeita a opinião da pessoa mediana, que têm senso crítico e capacidade de julgamento.

As personalidades ou empresas encomendam matérias jornalísticas para promoção, mas quem julga a personalidade ou empresa é o público.


Por isso, a publicidade é realizada por profissionais que saibam divulgar figuras públicas, produtos ou empresas de forma eficiente para chamar a atenção e propagar uma imagem positiva.

Sendo assim, a publicidade é um conjunto de técnicas e métodos com o intuito de divulgar para o público de forma eficaz produtos ou serviços, em menos tempo e com o uso de meios integrados de comunicação. A publicidade faz com que chegue ao público as ideias da empresa, os conceitos de produtos e serviços e etc.

Publicidade, portanto, pesquisa quais os meios mais propícios para divulgação de produtos, serviços e imagem das empresas, esses meios podem ser os jornais, revistas, cinemas, outdoor e etc., o que dependerá do tipo de produtos ou serviços que deseja divulgar.

Por isso, a publicidade deve ser uma ação coletiva que esteja alinhada aos outros departamentos da empresa, para que se obtenha uma mídia eficiente, que evite transtornos e litígios.

Na área de publicidade deve se preocupar com planejamento, criação e modos de veiculação.

Assim, a realização da publicidade deve ser elaborada por profissionais graduados e que tem como compromisso disseminar a mensagem para várias fatias do mercado, e com o fim de estimular compras e chamar a atenção do público, mantendo a imagem da empresa viva e positiva nos vários meios de comunicação. A publicidade tem a função de cultivar a boa impressão dos consumidores para vários tipos de natureza, como os produtos, serviços, varejo, comparativa, cooperativa, industrial e de promoção, com determinados propósitos e funções.

Para entendermos melhor a diferença entre propaganda e publicidade, vejamos as características abaixo:




As características da propaganda são:

  • É gratuita, como é o caso das propagandas politicas;
  • É ideológica, pois pode ser dirigida com o conteúdo ideológico com valores, moral, religião, crenças, cultural, artística e etc.;
  • Na propaganda o que se busca é sensibilizar, informar, alertar, anunciar sobre políticas, ideologias e etc.;
  • A propaganda é um veículo constitucional, pois faz parte do direito á liberdade de expressão.

Já a publicidade não é gratuita, é paga pelos promovedores, que paga pelos meios de comunicação e recursos utilizados, se dirige a todos os públicos, tem fins comerciais e pregam valores como conforto, saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e tudo que impulsiona o consumo.

A mídia tem significado oposto do que as pessoas imaginam, ou seja, mídia significa meio, é, portanto o meio pelo qual a publicidade é veiculada.

Portanto, de forma sistêmica tem-se que a publicidade é parte do marketing e mídia é uma parte da propaganda, dependerá, portanto, qual o canal ou qual o meio em que será divulgada a publicidade.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

4 COMENTÁRIOS

  1. Andrea, tua informação está equivocada. A propaganda não tem fins lucrativos e a publicidade tem fins lucrativos. Essa é a principal diferença entre elas.

    :
  2. Comentário:Realmente concordo plenamente com esses conceitos lógicos. E ainda acrescentado nisso a propaganda tem um fim lucrativo e a publicidade não.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here