Já ouviu falar em trade marketing? Veja o que é e como utilizá-lo no seu negócio!
Você trabalha no setor de marketing da empresa, mas está com dificuldades para colocá-la em evidência? Saiba, que em se tratando de marketing, uma máxima que pode ser usada até hoje é “Quem não é visto não é lembrado”.
Porém, com o constante desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, não basta apenas que as empresas se coloquem em evidência, mas também aprendam a usar as ferramentas a seu favor e estreitem o seu relacionamento com clientes.
Foi exatamente pensando na necessidade que as empresas têm de otimizar o seu marketing nos tempos modernos que se criou o trade marketing, que é uma técnica que consiste em realizar publicidade direcionado para canais de distribuição, tendo como função melhorar a relação entre a empresa com os seus fornecedores, pontos de vendas e consumidores finais.
O trade marketing é um conceito que ainda está se firmando no Brasil, o que faz com que muitas empresas ainda não tenham domínio correto sobre esta técnica. Então, para você que precisa melhorar as relações da sua marca, nós iremos trazer mais informações sobre trade marketing e como aplicá-lo. Aproveite!
O que é trade marketing?
O trade marketing não é o marketing em si, mas uma parte muito importante dele. De maneira teórica, o significado de Trade Marketing pode ser definido como um procedimento de publicidade que é realizado em parceria com os canais de distribuição como, por exemplo, sites, pontos de venda e até mesmo clientes, tendo como objetivo estreitar o relacionamento e agregar benefícios para todas as partes envolvidas.
Perceba que você não estará trabalhando o marketing em sua forma mais conhecida, ou seja, “mostrar para o mundo/clientes que você está ali”, mas sim com fornecedores, pontos de vendas e, secundariamente, cliente. O objetivo é criar um estreito vínculo de relacionamento, o qual resultará em grandes parcerias.
Além disso, o trade marketing também consiste em estudar as preferências e os hábitos do seu público consumidor, visando descobrir quais são os canais que devem ser utilizados para promover a publicidade adaptada às necessidades deste nicho, fazendo com que eles continuem consumindo os serviços ou produtos da sua marca.
Qual é a importância do trade marketing?
Conforme já foi mencionado anteriormente, o trade marketing tem a função de otimizar os relacionamentos da empresa juntamente com os seus canais de distribuição (logística), mas para você, qual é a sua real importância? Em primeiro lugar, este estreitamento entre as relações da marca permite que ela ganhe mais confiança, tendo maior facilidade para realizar negociações no futuro.
A partir do momento em que a empresa se aproxima dos seus canais de distribuição, identifica as necessidades dos seus consumidores e oferece exatamente aquilo que eles querem, ela vai atingir a fidelização dos clientes, que podem fazer uma divulgação espontânea da marca, garantindo que os lucros aumentem ao longo do tempo.
Como aplicar o trade marketing na sua empresa?
A esta altura você já compreendeu o que é o trade marketing e qual a sua importância, mas provavelmente ainda está se perguntando: tá, e agora, como eu coloco essa técnica em prática? Para responder esta pergunta, acompanhe abaixo como aplicar o trade marketing na sua empresa:
1 – Aposte no sortimento de produtos
Quer coisa mais decepcionante do que ir a uma empresa encontrar produtos que são mais do mesmo (iguais), sem opções que atendam as suas necessidades? Pois bem, é exatamente isso que não pode acontecer quando um cliente vai até a sua loja. Portanto, aposte no sortimento dos produtos, esta é uma daquelas dicas que devem ser levadas em consideração para sempre.
Frisa-se também que o que estamos trabalhando aqui não se aplica a uma loja de bebida ou de roupas, pelo contrário, se aplica a todos os negócios. O trade marketing pode ser utilizado em todos os ramos e segmentos.
Você pode fazer testes de mercado para verificar quais são os produtos que mais saem, assim, comprar mais de uns do que de outros, mas jamais deve ter apenas “um tipo” de produto.
É de fundamental importância que o cliente sinta que as suas necessidades estão sendo atendidas. Ter um sortimento diferenciado de produtos passa uma percepção de exclusividade, o que pode ser decisivo para que a pessoa escolha comprar no seu ponto de venda. Então, a empresa tem que disponibilizar um leque amplo de mercadorias, desde aqueles que têm uma saída maior até as que têm um número menor de clientes que as procuram, mas que também são rentáveis.
2 – Aumente a visibilidade dos produtos com o trade marketing
Ok, a sua empresa apostou no sortimento de produtos, mas continua sem alcançar os resultados esperados? Bom, isso pode estar acontecendo devido ao fato de os produtos não estarem tendo a visibilidade merecida.
Sabe quando você encontra aquele produto que tanto estava procurando em um cantinho escondido da loja? É justamente isso que não pode acontecer no seu estabelecimento.
Todos os produtos que são comercializados pela sua loja devem ter a mesma visibilidade, tendo que ser expostos nos lugares corretos, onde estejam facilmente no campo de visão dos clientes. Caso existam produtos que são vendidos rapidamente, o ideal é manter um espaço maior na prateleira e o seu estoque abastecido, deixando-os em destaque e impedindo que as pessoas não o encontrem quando procurarem. Conheça um pouco sobre comunicação visual aqui.
3 – Determine preços atrativos na estratégia de trade marketing
Coloque-se no lugar do seu cliente, na maioria das suas compras, você opta por produtos com um preço acessível ou muito alto? Provavelmente a sua resposta é a segunda alternativa.
Normalmente os consumidores dão preferência para as compras mais econômicas. Sendo assim, a empresa deve oferecer esta opção para os clientes, fazendo com que ele entenda o seu posicionamento no mercado.
O preço é realmente muito importante, ele é um dos balizadores fundamentais de qualquer empreendimento, por isso, conseguir fixar um valor que não seja alto, nem baixo, é o ponto certo. Infelizmente, isso não é tão fácil, por isso sugiro que leia nosso texto sobre formação de preços de vendas.
A empresa deve trabalhar com preços que são atrativos para o seu nicho, levando em consideração a classe econômica em que os seus clientes estão inseridos. Uma combinação bastante funcional é apostar no sortimento de produtos de valores altos e baixos, atendendo a todos os bolsos.
Um bom exemplo disso é a famosa grife Louis Vuitton, que passou a comercializar chaveiros e lenços por preços acessíveis, agregando aquele público que não tem condições de pagar pelas bolsas caríssimas, mas que querem consumir algo da marca.
4 – Invista em promoções
Mais uma vez é importante que você se coloque no lugar do seu público consumidor, isso faz parte do trade marketing. Afinal de contas, não é bom quando encontramos o produto que tanto precisamos em promoção ou a loja nos oferece algum benefício? Portanto, a sua empresa também deve investir em promoções. Não, não se trata de liquidar tudo o tempo todo, mas saber fazer isso no momento certo.
Existe um segmento do marketing especializado apenas nessa área, chamamos de marketing promocional.
Atualmente, o varejo está desenvolvendo um planejamento mais amplo para realizar promoções, buscando atender as necessidades dos seus consumidores. Uma boa maneira de colocar isso em prática é fazer uso do calendário promocional, ou seja, aproveitar as datas comemorativas para colocar os produtos de maior valor em promoção. Esta ação também pode ser feita ao longo do ano com aqueles produtos que não estão vendendo conforme o esperado.
5 – Identifique e trabalhe para atender as demandas dos clientes
Uma das etapas mais importantes do trade marketing é identificar e atender as demandas dos clientes, pois é isto que fará com que ele fique satisfeito e se mantenha fiel à marca. Este procedimento pode ser feito através da aplicação de pesquisa e estabelecimento de métodos de interação, fazendo com que os consumidores deem à empresa exatamente as respostas que está buscando.
Portanto, sempre que necessário é recomendado fazer pesquisas para avaliar o nível de satisfação dos clientes com a sua marca, questionando o que eles gostam, o que mudariam e quais as suas sugestões.
Você pode também fazer uma análise de mercado, entrevistando as pessoas que já compraram na sua loja para saber qual é a imagem que tiveram, como foram atendidas, preços, qualidade dos produtos, entre outros fatores que considere interessante.
É importante que a empresa abra canais de comunicação como, por exemplo, telefone, e-mail e redes sociais para que os consumidores possam se expressar em relação à marca, o que também funciona como uma pesquisa informal e ajuda a identificar o que está certo ou errado. Após identificar as demandas é necessário atendê-las, uma vez que as pesquisas não devem ser feitas apenas para ficar no papel.
Embora o Trade Marketing esteja iniciando no Brasil, já existe curso de Trade Marketing, por isso, se você quer sair na frente dos seus concorrentes, esta é uma boa chance!