Logística de Transporte – Aprenda Como Fazer



Logística de Transporte – Aprenda Como Fazer
Logística de transporte

Tem um negócio que exige a entrega e recebimento de produtos? A logística de transporte pode lhe ajudar a melhorar todo o seu sistema, reduzindo custos e aumentando a eficiência nas entregas e prestação de serviço, quer conhecer mais sobre logística de transporte? Aquela remessa de produtos superimportantes para o seu comércio não foi entregue e gerou prejuízos? Saiba que isso pode estar acontecendo devido a um problema de logística de transporte, que nada mais é do que a organização no que diz respeito aos deslocamentos que uma mercadoria passa até chegar ao seu consumidor final.

Aprenda sobre teoria de desenvolvimento organizacional para facilitar a estruturação da sua empresa.




Ter uma boa logística de transporte é indispensável para qualquer empresa que depende do recebimento de produtos para trabalhar e gerar lucros. Pequenas falhas nesta etapa podem gerar falhas imensuráveis ao negócio.

A logística de transporte tem como foco garantir que as mercadorias sejam transportadas com segurança, tendo o seu estado natural preservado, evitando perdas à empresa.

Portanto, caso você inicie o seu negócio próprio ou já está no mercado e tem problemas com atrasos no recebimento e envio dos produtos, nós iremos trazer aqui mais informações sobre o que é logística de transporte e como praticá-la corretamente na sua empresa. Confira abaixo:

O que é logística de transporte?

Antes de pensar em como aplicar e melhorar a logística de transporte da sua empresa é preciso compreender o conceito de logística. Trata-se de um termo que tem a sua origem datada na Primeira Guerra Mundial, quando os exércitos traçam estratégia minimamente detalhadas para se defender e atacar, fazendo planos baseados nas suas capacidades de armamento, possibilidades de deslocamento, entre outras coisas.

Possui funcionários na sua empresa? Veja como funciona os encargos trabalhistas.




Ao longo do tempo, o conceito de logística se renovou e foi adotado pelo mundo dos negócios, ajudando as empresas a se organizarem para executar as suas atividades e a enfrentar a concorrência.

Entre as categorias as quais a logística foi subdividia, surgiu a logística de transporte, que compreende tudo o que diz respeito ao deslocamento das mercadorias, desde o local que foi produzido até o seu ponto de venda.

Qual a importância da logística de transporte?

Se você trabalha com comércio, logo os produtos são a sua matéria-prima, sem eles não há como trabalhar. Sendo assim, a logística de transporte é de fundamental importância para as empresas que atuam neste setor.

A maioria das empresas possui a logística de transporte, mas ela é praticada de maneira incorreta, o que gera transtornos como atrasos e consequentemente prejuízos financeiros.

Lembre-se que quando um atraso injustificado ocorre ou, até mesmo justificado, os prejuízos podem ser grandes. Por exemplo, um consumidor que não recebe o produto no prazo estipulado, além de ficar descontente, irá falar mal da empresa, denegrindo a imagem e reduzindo os lucros. Por isso, ter bons funcionários é fundamental, ainda mais no setor da logística de transporte.


Veja mais sobre a importância do recrutamento e seleção interna.

Ter uma logística de transporte que funcione corretamente é essencial para que a empresa receba as mercadorias dentro do prazo estipulado, dessa maneira, as suas demais atividades não serão afetadas, permitindo que todos os compromisso sejam honrados.

Por fim, um dos principais benefícios de uma logística de transporte bem organizada é a economia de tempo e dinheiro que ela traz para o negócio.

Dicas para fazer logísticas de transporte

Quando se fala em logística de transporte, há quem pense que esta atividade seja extremamente difícil de fazer. Definitivamente, não é algo tão simples, mas se o empresário montar um planejamento bem detalhado será possível torná-lo menos problemático e mais eficaz.

O planejamento está intimamente ligado com o plano de negócios, devendo ser elaborado antes mesmo de iniciar o negócio. Além disso, você deve estar sempre alterando o plano de negócios a medida que perceba a necessidade. Isso ocorre porque uma “trajetória” para o sucesso de um empreendimento não é estática, ocorrendo variáveis, sendo necessário readequar as estratégias.

Tem dúvidas sobre um plano de negócios? Veja nosso modelo de plano de negócios.

Confira abaixo algumas dicas para fazer logística de transporte:




1 – Monte um sistema de gerenciamento de transporte

Antes de qualquer atitude frente a logística de transporte, é recomendado que a empresa monte um sistema de gerenciamento de transporte. O sistema pode ser programado manualmente ou digital, que seja capaz de compreender todas as etapas pelas quais as mercadorias passam durante o seu deslocamento.

Todos os dados devem ser necessariamente documentados e especificados em um relatório para ficar mais fácil de acompanhar. O sistema de gerenciamento de transporte serve para integrar todas as etapas, fazendo com que o profissional responsável por este processo tenha acesso contínuo a todas as informações que são necessárias para contornar os eventuais problemas que podem surgir e acompanhar todo o deslocamento dos produtos.

2 – Determine as funcionalidades

Para saber se a logística de transporte está ocorrendo conforme o esperado é necessário saber quais são todas as atividades que estão em execução e, para que isso aconteça, tem-se que determinar funcionalidades. Portanto, o ideal é fazer uma lista com todos os processos que devem ser realizados para que os produtos sejam transportados com segurança.

Aprenda tudo sobre gestão de equipe de vendas e melhore a efetividade e conversão de consumidores em compradores.

As funcionalidades devem ser determinadas de acordo com as necessidades da empresa, uma vez que elas mudam dependendo do tipo de mercadoria transportada, se está sendo vendida ou recebida, entre outros fatores.

Além disso, também é importante designar profissionais qualificados para comandar cada tarefa. Dessa maneira, as pessoas não ficam sobrecarregadas e trabalham mais focadas, o que diminui as possibilidades de erros.

3 – Faça gestão de frotas na logística de transporte

Os veículos transportadores são tão importantes quanto os produtos transportados, logo eles merecem toda a atenção da empresa.

Para cumprir os seus prazos e metas é fundamental que os carros estejam em condições físicas e legais de operar as atividades. A primeira coisa a se fazer, é contar quantos veículos estão disponíveis para fazer o transporte das mercadorias.

Verifique se o número de automóveis corresponde à sua demanda, do contrário é necessário investir na compra de mais veículos. Cadastre a placa e número do documento de todos os carros, assim fica mais fácil de exercer controle sobre cada viagem realizada. Também é indicado fazer o cadastro de todos os motoristas e os seus contatos, caso haja algum problema enquanto estiverem na rua a empresa poderá contatá-los rapidamente.

Não deixe de marcar os horários de entrada e saída dos motoristas, assim poderá manter um controle sobre as horas que estão definitivamente trabalhando, já que na questão de transporte é bem comum as paradas.

Veja mais sobre administração das rotinas de trabalho e otimização de tempo.

4 – Controle o abastecimento dos veículos

É uma coisa óbvia, mas muitas empresas se descuidam neste quesito e acabam perdendo tempo e consequentemente dinheiro. Logo, se você não quer ter prejuízos por coisas fáceis de resolver, é recomendado fazer um controle rígido sobre o abastecimento dos veículos, dessa forma se evita que os veículos saiam da empresa com pouco combustível e deixem os motoristas na “mão”, gerando atraso na entrega.

Um problema comum enfrentado por patrões nesse quesito é o fato de os motoristas utilizarem os veículos “sem ser para trabalho”, embora não seja a regra, existem casos, por isso, fazer um controle sobre a quilometragem é importante.

O controle do combustível dos carros deve ser feito diariamente, antes de eles saírem para a rua e quando retornarem para o pátio da empresa, é necessário abastecer mais do que a quantidade gasta na viagem, assim se ocorrerem imprevistos o motorista terá um fator a menos para se preocupar.

5 – Controlar as cargas faz parte da logística de transporte

As cargas a serem transportadas devem ser cautelosamente controladas, assim reduz-se a possibilidade de ocorrerem extravios, desvios e perdas. É indicado fazer um relatório descrevendo a quantidade de mercadorias produzidas, quantas devem ser transportadas, quantas saíram da empresa e quantas tiveram o seu recebimento confirmado.

Ao exercer este controle, a empresa terá informações corretas para organizar o seu estoque e ritmo de produção, permitindo que os produtos sejam feitos de acordo com a demanda dos compradores, o que evita que fiquem encalhadas, gerando custo de produção, mas sem dar lucros com a venda.

Está com problemas na organização dos seus estoques? Veja nosso texto exclusivo sobre gestão de estoques.

6 – Faça manutenções regularmente

Para que a sua logística de transporte seja eficiente não basta apenas controlar o abastecimentos dos veículos, pois também é preciso fazer manutenções regularmente. O uso frequente dos carros acaba por gerar desgastes, que variam muito das condições das estradas que eles costumam transitar.

Sendo assim, para evitar que os automóveis estraguem enquanto estão na rua, é recomendado fazer manutenções completas, pelo menos uma vez por mês. Esta atitude traz segurança para o motorista e consequentemente para a empresa.

Confira algumas dicas de vendas aqui.

Não veja as manutenções como um “custo ou gasto”, mas sim como uma forma de economizar, já que, um veículo em boas manutenções, não estragará definitivamente e terá um valor ainda mais alto com manutenção.

7 – Roteirize as entregas para melhorar a logística

Ao fechar a venda dos lotes das mercadorias, a empresa deve fazer um roteiro da entrega, englobando todo o percurso, englobando ida e volta. Outra possibilidade para realizar esta atividade é instalar um GPS com rastreador em todos os carros, trazendo mais praticidade para os motoristas, visto que nem sempre o destino da entrega é um local conhecido. Além disso, essa prática também oferece segurança caso algum automóvel seja furtado.

Ponha em prática um plano de logística de transporte e perceba a diferença!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here