Curso de Logística – Informações e Aprendizado



Curso de Logística – Informações e Aprendizado
Curso de logística

A logística é um dos pontos mais importantes na empresa. Responsável por organizar a produção e o transporte, é fundamental que seja bem feita! Por isso veja como funciona o curso de logística.

Uma empresa só se torna eficiente, produtiva e bem sucedida, quando tem uma boa logística, do contrário ela tende a ficar desorganizada e gerar uma série de transtornos, inclusive, financeiros. Levando estes fatores em consideração, cada vez mais empresas estão em busca de profissionais que sejam capazes de planejar e executar uma logística que compreenda as suas necessidades.




Deseja abrir uma empresa? Confira 4 dicas para jovens empreendedores.

Logística nada mais é do que técnicas de organização, que compreendem todos os setores de uma empresa, fazendo com que ela funcione a “todo o vapor”. Quem quer atuar nesta área deve investir na sua formação, pois a logística corporativa se atualiza constantemente, apresentando novas estratégias e o profissional tem que estar preparado para aprendê-las e posteriormente aplicá-las.

As pessoas que buscam se especializar na área de logística encontram diversas opções de cursos, desde os básicos até os mais completos, deixando-as preparadas para enfrentar o mercado no dia a dia.

Importante frisarmos que nem todos os cursos são ‘pagos’, você pode encontrar bons conteúdos de forma grátis.

Para você que se interessa por esta área, montamos para você um texto com informações relevantes sobre o curso de logística. Aproveite!




O que é logística?  

É necessário começar compreendendo o que é logística. Trata-se de um conjunto de estratégias que são desenvolvidas e executadas de acordo com as necessidades específicas de uma determinada empresa. Normalmente, a logística compreende desde o desempenho dos funcionários, nível de produtividade e o modo como os produtos são transportados até o seu destino final.

Aprenda a teoria do desenvolvimento organizacional, pois, na logística, isso é fundamental, uma boa organização agiliza o trabalho e melhora os prazos de transporte.

Perceba que a logística não é apenas o transporte, como muitos pensam, bem pelo contrário, abrange desde o processo de produção do produto.

O conceito de logística surgiu durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, quando os exércitos se organizavam e traçavam estratégias para se defender, atacar os seus inimigos e até mesmo economizar os seus mantimentos e munições, que eram escassos na época.

Ao longo do tempo, este conceito foi se modificando e recebendo novas técnicas e sendo incorporado pelas empresas, que visam focar a execução das atividades e alcançar resultados positivos.


Veja algumas qualidades profissionais que são bem apreciadas por empreendedores.

Qual é a importância da logística para uma empresa?

A logística é imprescindível para o bom desempenho de uma empresa, independente de ela ser de pequeno, médio ou grande porte. A implementação da logística permite que a corporação trabalhe de forma mais focada, possuindo objetivos a serem alcançados em cada setor, além de ter orientações para executar as suas atividades, o que consequentemente diminui as possibilidades de erro.

Trabalhe sempre a avaliação psicológica dos funcionários, isso irá torná-los mais motivados e de “bem” com a empresa.

Ao ter um planejamento logístico, a empresa tem mais facilidade para saber em que fatores você está trabalhando corretamente ou não, o que permite consertar a falha antes que ela cause impacto nas demais áreas.

O planejamento é fundamental ao trabalhar a logística, porque você precisa fazer todo um “mapa estratégico” que abrangem a produção, carregamento, transporte e recebimento. Focando em cada ponto e detalhe.

Por fim, pode-se dizer que a logística é fundamental para manter a instituição organizada, o que é um dos principais passos para ser bem sucedida no seu ramo de atuação.

Como fazer um curso de logística?

Devido à necessidade que as empresas possuem de encontrar bons profissionais e que sejam capazes de atuar com o desenvolvimento e implementação de estratégias de organização, cada vez mais instituições de ensino oferecem o curso de logística, que visa preparar os alunos para enfrentar as situações reais, vivenciadas pelas corporações diariamente.




Conheça alguns cursos gratuitos para empreendedores.

Para fazer um curso de logística, basicamente há duas modalidades disponíveis. Primeiramente, a pessoa pode escolher uma universidade e prestar vestibular para esta área, que é razoavelmente concorrida. A segunda opção é o curso técnico de logística, que geralmente possuem uma mensalidade mais em conta e têm duração de 2 anos, além de serem mais focados na prática do que na teoria.

Além disso, você pode fazer cursos mais específicos, em algumas áreas da logística. Nesses casos, muitas vezes se encontra cursos de logística gratuitos.

O que se aprende no curso de logística?

Para você que se interessa pela área de logística, mas ainda tem dúvidas sobre o que se aprende neste curso, acompanhe abaixo o detalhamento do que é ensinado nesta área:

Teoria da logística

Dificilmente um profissional vai conseguir colocar algo em prática se ele não conhece a parte teórica. Portanto, ao entrar no curso de logística, primeiramente o estudante irá assistir aulas teóricas sobre o funcionamento da logística e seus meandros, formas com são desenvolvidas e aplicadas.

Para se ter um bom aproveitamento, deve-se unir a prática à teoria, lembre-se disso!

Tem curiosidade sobre a área de gestão de pessoas?

Desenvolvimento de planejamentos

Já falamos da importância do planejamento no setor da logística, por isso, é normal pensar que no curso será ensinado a desenvolver os planejamentos do setor de logística.

Logística é basicamente planejamento, sendo este um dos principais pontos ensinados no curso de logística. No mercado de trabalho, o profissional irá desenvolver, aplicar e acompanhar planejamentos rotineiramente, então, os alunos são inseridos nesta área até a sua formação, aprendendo como elaborar planejamentos que envolvam todos os setores da empresa.

Já pensou na importância do empreendedorismo na grade do ensino técnico?

Otimizar o fluxo de materiais e informações na empresa

Em qualquer empresa, o número de materiais e informações que circula é grande, sendo responsabilidade do profissional da logística saber coletar todos estes dados para usar a seu favor. Portanto, durante o curso, o aluno irá aprender como identificar os materiais e informações de todos os setores da empresa, separando em tópicos de relevância.

Dessa maneira, ao ter todas as informações em mãos, o profissional poderá montar um planejamento exclusivo para otimizar o fluxo de materiais e informações, controlando o uso de suprimentos, estipulando prazos para elaboração de relatórios de produtividade e outros procedimentos específicos para cada modalidade de negócio.

Ter criatividade e inovação no setor de logística também é importante, já que, muitas vezes, será necessário encontrar novas “saídas” para resolver as dificuldades, principalmente no quesito transporte.

Ganhar com a redução de custo logísticos

A logística é imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa, porém, pelo fato de não saber como aplicá-la corretamente, muitas corporações acabam gastando valores excessivos com ela, um valor que poderia ser usado na execução de outros projetos que otimizariam o seu desempenho.

Lembre-se sempre de observar os encargos trabalhistas.

Atualmente, os profissionais mais requisitados pelas empresas são aqueles que sabem desenvolver uma logística funcional e ao mesmo tempo reduzem os custos delas, fazendo com que sobre dinheiro em seus caixas. Sendo assim, no curso aprende-se como executar um trabalho de qualidade, aparando os gastos desnecessários.

Criar planejamentos logísticos de curto e longo prazo

As empresas carecem constantemente de planejamento, logo, os profissionais de logística devem estar preparados para desenvolvê-los a curto e longo prazo. Há casos em que a empresa precisa de um projeto longo para reduzir os seus custos, porém, também existem aqueles em que é necessário elaborar um planejamento com uma data de início e término como, por exemplo, aumentar a produtividade em determinados períodos.

Logística de transporte

Uma das principais dificuldades encontradas pelas empresas é executar a logística de transporte. Esta é uma das partes críticas das instituições, uma vez que envolve o deslocamento das mercadorias produzidas ou dos produtos que são matéria-prima para o desenvolvimento das suas atividades. Durante o curso, os alunos irão aprender na prática como fazer a logística de transporte, conhecendo todas as formas de executar a atividade.

Na área de transportes o clima organizacional é importante, trabalhe-o.

Logística internacional

Hoje em dia, o mundo está cada vez mais globalizado, o que maximiza as transações das empresas com instituições internacionais, aumentando a necessidade de uma boa logística internacional. Estas situações são mais complexas para as corporações, pois envolvem coisas como estudar as leis de exportações nacionais e internacionais, a conversão da moeda, o deslocamento das mercadorias, saída e chegada da alfândega.

Como a logística internacional é mais complicada, os cursos oferecem um módulo completo desta disciplina, visando ensinar como trabalhar quando é necessário importar os produtos da empresa ou como exportar mercadorias de fornecedores de outros países.

Conheça as rotinas administrativas, afinal, farão parte do seu trabalho também.

Mercado de trabalho para profissionais de logística

No tocante ao mercado de trabalho para os profissionais da logística, as principais vagas com salários altos estão nas empresas de médio e grande porte, que costumam contratar mais de um profissional de logística, visando montar um grupo qualificado e que estejam em harmonia com os seus objetivos.

E você, pronto para fazer cursos de logísticas e atuar na área?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here