Clima Organizacional



Clima Organizacional

Resenha da Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Piauí – UFPI, pela autora, Aline De Sousa Bezerra no ano de 2011.

Esta resenha possui como objetivo dialogar sobre clima organizacional e seus fatores dentro das organizações. Atualmente, vivemos em um mundo dinâmico, onde as organizações têm vivenciado mudanças profundas e complexas, havendo assim a necessidade de novas formas de trabalho mais, flexíveis, ágeis e que valorize as relações humanas.




Não tem como se falar em Clima Organizacional (CO) sem antes definir a cultura organizacional, uma vez que a cultura é a causa, e o clima é consequência dela. Toda organização tem sua cultura, independente de seu tamanho, sendo formada pelos valores, as crenças, as tradições, os costumes, ou seja, a cultura molda a identidade de uma organização.

Desta forma, de acordo com Campello e Oliveira (2008, p. 3): “A palavra clima origina-se do grego klimae significa tendência ou inclinação. O clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos seus colaboradores.”

Clima Organizacional é a situação em que o colaborador se encontra dentro do ambiente de trabalho, que influencia em seu comportamento tanto positivamente como negativamente. Atualmente, as organizações passam por constantes transformações havendo assim a necessidade de buscar por inovação, produtividade e consequentemente lucratividade.

O fator humano é o ponto chave para melhorias nas organizações diante de um mercado tão concorrido. No entanto nos dias atuais,  são frequentes as reclamações dos colaboradores em diversas áreas, mostrando-se insatisfeitos com as condições em que trabalham, com as suas remunerações e com a falta de realização profissional.

Motivação, estresse, liderança são alguns dos fatores que estão associados ao Clima Organizacional. Tais fatores devem ser levados em consideração para que se tenha um bom desempenho e um ambiente saudável dentro das organizações. As pessoas precisam sentir-se motivadas para que se tenha envolvimento e comprometimento das mesmas.




“O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades” (CHIAVENATO 2010a, p.53).

O Clima Organizacional está voltado para análise do ambiente interno, com isso a empresa deve elevar o nível de motivação dos seus colaboradores, enquanto os mesmos tentam atingir os seus objetivos pessoais, consequentemente atingirão os objetivos da empresa.

O clima organizacional não pode ser visto como permanente, ou seja, ele é temporário, referindo-se ao momento específico, e pode sofrer alterações no decorrer do tempo em funções de várias variáveis, sendo elas internas e externas à organização.

É possível concluir que elementos subjetivos também contribuem para um clima agradável e não somente os aspectos organizacionais, esses elementos presentes no dia-a-dia dos funcionários são relevantes nas disposições de trabalho.

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here