Benefícios Gerados com a Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade



Benefícios Gerados com a Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

Resenha do Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação geral de graduação do UNIFOR-MG, como requisito para a obtenção do titulo de Bacharel em Engenharia de Produção, pelo autor, Warley Rogério Fonseca.

Esta resenha tem a finalidade de apresentar os benefícios adquiridos por uma organização no desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade.




A implantação de um sistema de gestão da qualidade se torna prioridade nos tempos em que estamos vivendo, de grande competitividade. Isso decorrente principalmente da livre concorrência, da globalização, da exigência do mercado, cada dia mais competitivo, e dos próprios clientes no sentido de melhorar os produtos e próprios objetivos da empresa.

Para que a qualidade aconteça, deve ocorrer a conscientização e o envolvimento de todos de forma ativa e comprometida.

O mundo se transforma e exige dos profissionais e organizações cada vez mais capacidade para acompanhar as mudanças e crescer em um mercado altamente competitivo. A forte concorrência abriu espaço para o consumidor exercer seu poder de escolha.

As organizações estão se voltando para os clientes e a qualidade dos produtos, dos serviços e o relacionamento é um fator chave para um futuro promissor.

O conhecimento das necessidades atuais e futuras dos clientes é o ponto de partida na busca da excelência do desempenho da organização. Assim, a empresa desenvolve foco no cliente quando essas necessidades estão claras para todas as pessoas da organização.




As estratégias, planos de ação e processos se orientam em função da promoção da satisfação e da conquista da fidelidade dos clientes. A excelência é função do atendimento, exercida de forma balanceada e harmônica, priorizando as necessidades e interesses de todas as partes interessadas na organização, que incluem, os acionistas, os clientes, as pessoas, os fornecedores e comunidade.

Segundo Falconi (1992), “Um produto ou serviço de “qualidade” é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de modo seguro e no tempo certo às necessidades dos clientes”. Para alcançar estes objetivos, verifica-se como necessário um Sistema de Gestão da Qualidade.

Gestão de Qualidade define-se como um conjunto de recursos utilizados pela organização para planejar e gerenciar a garantia da qualidade dos produtos e dos serviços, além de manter a confiança de seus clientes. O Sistema da Qualidade é estabelecido pela empresa, o qual visa  padronizar as atividades.

Entretanto é possível perceber que, com a implantação do sistema de gestão de qualidade a organização se destaca na conquista de diversos objetivos. Dentre os objetivos identificamos os que são voltados para dentro da organização, este com foco em manter o domínio tecnológico e retenção dos conhecimentos, o que também de forma genérica elimina as falhas presentes em toda cadeia produtiva.

No entanto é notável que, com a implantação do sistema de gestão de qualidade a organização se destaca na conquista de diversos objetivos, sejam eles voltados para dentro da própria empresa, como também, envolvendo as partes externas, visando sempre a busca pela liderança competitiva e satisfação total dos clientes.





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