Como fazer testes de mercado



Como fazer testes de mercadoAntes de colocar um produto ou serviço vencedor na praça é necessário primeiro realizar testes de mercado, pois estes testes são imprescindíveis para o lançamento de novos produtos e até as empresas de serviços também utilizam os testes de mercado.

É necessário realizar o teste de mercado para avaliar a aceitação dos consumidores pelos novos produtos ou serviços e o grau de adaptação a esses produtos ou serviços.




Tipos de testes de mercado

Para ter eficiência, os testes de mercado necessitam possuir padrões, técnicas e metodologias próprias para que sejam eficazes e revelem a real opinião e aceitação dos consumidores pelos produtos ou serviços oferecidos.

Ou seja, para testar o produto ou serviço é necessária a aplicação de técnicas e estratégias com o intuito de testar a aprovação do público alvo ou público em potencial.

Os testes de maior aplicabilidade são os abaixo:

-Teste de marketing padrão: esse teste leva em consideração a avaliação dos canais de distribuição e vendas, com a observação de uma área geográfica.

-Teste de marketing controlado: este teste consiste em controlar a venda do produto em alguns pontos de vendas. Esses pontos de varejo ou atacado recebem um valor para que os produtos sejam colocados na vitrine e assim o próximo passo é controlar a quantidade vendida.




-Testes de mercado simulado: essa técnica é bastante aplicada no mercado e consiste em testar o gosto dos consumidores de forma in loco, ou seja, em determinado estabelecimento são disponibilizados novas amostras do lançamento de produtos ou serviços para que os consumidores experimentem e dê sua opinião.

Além das técnicas e metodologias de testes de mercado, os empreendedores devem também lembrar que os testes de mercado exigem diversos cuidados, entre eles estão:

-Estratégia: quando a empresa decide investir em um novo produto ou serviço a ser lançado significará novo conceito, novos padrões de consumo e ainda novos padrões de marketing.

Por isso, as dicas para realizar testes de mercado são imprescindíveis confira abaixo:

-Estratégia: o planejamento estratégico é essencial quando as empresas lançam novo produto ou serviço no mercado, pois lançar novas opções de consumo pode representar também ter que se lançar em novos mercados potenciais, em novas maneiras de se divulgar e vender os produtos ou serviços.


-Manter o foco: ao realizar o teste de mercado, é necessário questionar respostas sobre as opiniões dos consumidores, por isso o relatório de opiniões dos consumidores deve responder de forma objetiva, qual a opinião sobre os produtos e serviços, para que conclusões em curto prazo sejam benéficas para colocação dos produtos ou serviços no mercado.

-Simplificar testes: os testes de consumo devem ser simples para serem aceitos pelo público, algumas empresas oferecem brindes e até pagamento para que consumidores participem dos testes e deem sua opinião sobre produtos e serviços novos, o importante no processo, porém, não é só a motivação, mas como o teste será aplicado. Se o processo for muito complexo, além de ter pouca adesão, representará também altos custos, então quanto mais simples, melhor.

-Explore as vantagens e benefícios dos produtos: avalie quais as possibilidades oferecidas pelo novo produto ou serviço e explore a seu favor, apresentando ao mercado novas funcionalidades, novos preços e todas as inovações que o produto ou serviço oferece e que não foram antes oferecidas.

-Invista na divulgação: invista no material promocional, que seja interessante e capaz de explicar todas as vantagens do novo produto, e trabalhe todas as funções de marketing, como divulgação impressa, vitrine, meios de publicidade e outros.

-Segmentação: se o novo produto é destinado a um público especifico, ou seja, para homens, mulheres ou para crianças, então busque a opinião questionando e aplicando o teste apenas no público alvo.

Portanto, quando as empresas decidem lançar novos produtos ou serviços, um teste de mercado é inevitável e devem ser formuladas questões de aceitabilidade, viabilidade e funcionalidade de produtos.

Os testes de mercado devem ser realizados para que se esclareçam as necessidades dos consumidores com tendências e inovações que serão aceitas pelo mercado.







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