Fidelização de clientes: o que é, benefícios e como usar em seu negócio

Fidelização de clientes: o que é, benefícios e como usar em seu negócioQuantas vezes você já ouviu o termo fidelização de clientes e não soube ao certo o que era ou até mesmo achou que sabia, mas que não era para usar em sua empresa? Pois a fidelização de clientes é algo que pode ajudar sua empresa a crescer e ganhar mais dinheiro, independente do seu tamanho (esta é a parte que a menor parte dos empreendedores sabia).

O que é fidelização de clientes

Fidelizar clientes nada mais é do que mostrar a eles como são importantes para a sua empresa ao mesmo tempo em que lhes dá alguma vantagem, ou seja, você cria um valor maior acima do seu produto ou serviço para que quando um cliente pense sobre este tipo de serviço ou produto tenha em mente a sua empresa em primeiro lugar.

Em um exemplo prático, vamos dizer que a fidelização de clientes está associada a marcas ou serviços. Por exemplo, se você está com muita sede e quer tomar um refrigerante, qual nome lhe vem à cabeça? Provavelmente Coca-Cola. Isso porque a marca Coca-Cola conseguiu fidelizar os seus clientes com produtos de qualidade e muitas campanhas.

Outro exemplo pode ser dado em produtos que não possuem marcas ou então em serviços. Por exemplo, se você precisa cortar o cabelo, onde vai? Provavelmente em um salão de cabeleireiro que sempre te tratou bem e fez um bom corte em seu cabelo, não é mesmo?

Simples, não é? Mas será que as empresas atuais fazem isso? Será que se preocupam com isso? Infelizmente, não. Se houvesse esta preocupação com os clientes, não haveriam sites especializados em processos e reclamações de clientes contra lojas e o PROCON não teria tantos processos.

Isto acontece às vezes por falta de conhecimento e, em outras, por simples descuido do empreendedor que não sabe ver os benefícios e as vantagens de trabalhar com a fidelização de clientes. Descubra em qual grupo você se encaixa e procure resolver agora mesmo esta situação em sua empresa, conseguindo ter clientes mais fiéis.

Vantagens em utilizar a fidelização de clientes

Se você faz parte do grupo que não conhecia ainda as vantagens de utilizar a fidelização de clientes em sua empresa, pode entender agora o quanto isso é importante e começar a planejar a melhor maneira de ter clientes satisfeitos e fiéis. Depois de um tempo, será capaz de enxergar como é possível ganhar mais dinheiro quando os clientes estão felizes com seus produtos e serviços e também com a empresa.

Algumas vantagens da fidelização de clientes são:

1 – Custos de marketing reduzidos

Imagine que o marketing tem como objetivo principal trabalhar o composto de marketing de forma a deixar os clientes satisfeitos e vender ainda mais. Então agora imagine uma empresa onde a fidelização de clientes é grande e significativa, ou seja, onde a maioria das pessoas que compra algo ali, volta depois para comprar e também indica a um amigo ou parente?

Assim, os esforços com propagandas de massa ou outras ações de divulgação são muito menores, pois a propaganda mais eficiente e gratuita é a boca a boca que existe em uma empresa que trabalha a fidelização de clientes.

2 – Poder de negociação com fornecedores


Quando um fornecedor sabe que sua empresa possui clientes fiéis e as chances do produto dele ser vendido em sua organização e não nos concorrentes é muito maior, ele vai facilitar a venda de produtos em sua empresa, onde você poderá negociar melhores preços, quantidades, prazos, etc.

3 – Preços acima do mercado

Quando há fidelização de clientes, os preços não devem ser o fator principal de competitividade. Assim, mesmo que os seus produtos e serviços estejam acima da média do mercado, seus clientes vão preferir os seus. Desta forma, sua margem de lucro pode ser maior ou até mesmo mais estável que a dos demais concorrentes.

4 – Clientes novos indicados por clientes fiéis

Quando os clientes são fiéis, eles indicarão os seus serviços para outros clientes, que poderão se tornar fiéis e indicar a outros, formando um ciclo de fidelização de clientes que só traz benefícios para a empresa. Desta forma, além de ter muitos clientes, você vai conseguindo ganhar mais clientes sem ter que fazer propaganda excessiva do negócio.

Estas são somente algumas das vantagens, mas basta começar a utilizar algumas técnicas de fidelização de clientes que verá muitos outros benefícios em ter clientes fiéis na sua organização. Confira abaixo algumas estratégias de fidelização de clientes.

Estratégias para realizar a fidelização de clientes

São diversas as formas de realizar a fidelização de clientes e tudo vai depender do tipo de negócio que possui ou da verba que terá para fazer as ações na empresa. Mas se você está sem ideias, veja alguns exemplos de estratégias de fidelização de clientes e use ou adapte alguma delas em sua empresa.

1 – Tenha todas as informações dos seus clientes

A famosa ferramenta para ganhar dinheiro chamada CRM é uma das principais e mais utilizadas armas para fidelização de clientes. E o melhor: ela não envolve custos muito altos e está mais ligada com o raciocínio do que com o dinheiro, ou seja, seu sucesso é fazer a coisa certa com os dados que possui em mãos.

Para quem não conhece, esta ferramenta consiste em ter um cadastro do cliente, incluindo nome, endereço, telefone, data de nascimento, e-mail, etc. Com a modernidade, perfis de redes sociais estão sendo incluídos nestas informações. Além disso, uma das coisas mais importantes é deixar um histórico de compras do cliente.

Mas como fidelizar um cliente com o CRM? São diversas as formas:

    • Mande um cartão ou um brinde no dia de seu aniversário;
    • Dê cupons a cada X reais em compras que ele fizer na loja;
    • Dê um presente a cada ano em que ele é cliente da loja (você pode estipular que ele deve fazer, no mínimo, uma compra mensal ou alguma valor anual);
    • Envie ofertas exclusivas e especiais de acordo com os itens que ele compra em sua loja através de e-mail, carta ou rede social.

E o mais importante: use a sua imaginação! Você já tem os dados mais valiosos, que são de seus clientes, então saiba utilizá-los de maneira correta.

2 – Crie um vínculo com seus clientes

No mundo atual, são muitas as formas de criar vínculos com os clientes, pois eles querem estar mais perto das empresas que compram produtos.

Um canal direto, fácil e muito utilizado são as redes sociais. Então o ideal é ter um perfil nas principais redes (Linkedin, Facebook, Twitter, etc.), criar um blog corporativo da empresa e estar sempre atento aos comentários de seus clientes. A dica é: tenha uma pessoa responsável ou contrate uma agência especializada para cuidar desta parte do relacionamento da empresa com os clientes para garantir que todos os seus clientes serão ouvidos e terão uma resposta.

Além disso, até mesmo o atendimento no caixa, perguntando se encontrou o que precisava, se foi bem atendido, se tem alguma sugestão, pode ajudar nesta parte de fidelização de clientes.

Esta é uma forma dos clientes sentirem-se mais importantes para a empresa e seguros em saber que, se precisarem resolver algum problema, serão ouvidos e atendidos.

3 – Deixe o seu cliente mimado

Imagine que toda vez que você compra em alguma loja, ganha um brinde surpresa. Nem que seja uma caneta (das mais simples), você não ia querer comprar lá ao invés de ir no concorrente que não te dá uma caneta?

Ou que tal ter um cantinho com café, bolachinhas e água? Pode ser da mais simples, mas já será um diferencial. Ou um espacinho para relaxar um pouco depois de ficar em pé fazendo as compras?

Ponha-se no lugar do seu cliente e imagine que ele gosta de ser mimado. Pense no que você gostaria de receber ao ir em uma empresa e tente fazer o mesmo na sua organização. Use a sua imaginação para conquistá-los! São simples detalhes com os quais você pode gastar muito pouco e ganhar muito no final.

Agora é só escolher ou buscar adaptar alguma destas estratégias para fidelização de clientes em sua empresa para começar a ver os resultados.

Não tenha medo de tentar e buscar estratégias novas até que você ache aquela que tem mais a ver com o seu público-alvo (saber qual é o seu público é a primeira parte de qualquer negócio de sucesso). O que importa é saber as vantagens de fazer uma fidelização de clientes e buscar dia a dia a prática desta ferramenta em sua empresa.

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5 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essas dicas.Estou fazendo um curso tecnico de administração, preciso fazer um trabalho sobre um produto ou empresa e fidelizalos. Com certeza, essas dicas me ajudarão a ter o melhor trabalho da sala!

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  2. Fazemos pós venda,ligamos na data de aniversario,em todas as compras nosso cliente ganha um bombom sonho de valsa,da lacta,após a venda agradecemos ao cliente valorizando o produto que ele adquiriu,conforme o valor da compra ele recebe um lindo relogio de parede com o logo tipo da loja,ou uma cuia de chimarrão com o nome da loja.Temos as assistencias gratuitas,orientamos a todos os clientes que se sentirem felizes com a compra que procurem orientar seus amigos,ou familiares a procurar nossa loja assim que precisarem,mediante o recebimento de uma comissão ou brinde…

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