Dificuldades com trabalho em equipe na sua empresa? Veja como resolver!
O seu trabalho exige que as tarefas sejam feitas em equipe? Pois bem, essa não é uma tarefa fácil, mas pode se tornar bastante construtiva, tanto para os profissionais quanto para a empresa. Pensando nisso, cada vez as organizações têm estimulado os seus funcionários a trabalharem em grupo. Afinal de contas, como diz o velho ditado, duas cabeças pensam melhor do que uma.
As vantagens do trabalho em equipe são inúmeras, mas é necessário que o administrador de equipes e os profissionais estejam dispostos a colaborar com as tarefas, dando o melhor de si, além de conhecer como funciona o mecanismo de trabalhar com perspectivas, qualidades e personalidades diferentes.
Somente dessa maneira é possível evitar atritos e canalizar a energia no que realmente importa, ou seja, alcançar resultados positivos.
Felizmente, para as empresa, é possível encontrar diversas técnicas que são capazes de dar um “up” no trabalho em equipe e manter os colaboradores estimulados, o que é fundamental para ter uma empresa bem sucedida.
Uma boa dica que podemos dar de imediato é a utilização de frases de trabalho em equipe, que podem ser lidas todos os dias pela manhã pelos funcionários, acredite, faz toda a diferença no decorrer do dia.
Quer saber mais sobre o que é trabalho em equipe e como fazer funcionar na sua empresa? Não se preocupe, trouxemos tudo que precisa saber nesse texto! Confira.
O que é trabalho em equipe?
Para que qualquer pessoa possa fazer algo bem feito é preciso que conheça com profundidade o assunto, não é verdade? Por isso, a sua primeira missão é saber o que é de fato trabalho em equipe, pois ele é muito mais do que pessoas trabalhando no mesmo espaço.
Teoricamente, pode-se dizer que o trabalho em equipe se caracteriza por um esforço coletivo de indivíduos de uma mesma comunidade, que estão em busca de solucionar um problema.
O trabalho em equipe sempre existiu, desde os primórdios da humanidade. No entanto, foi a partir da Primeira Guerra Mundial que este modo de trabalhar começou a ganhar um conceito e definição, quando os soldados se dividiam em grupos para atacar e garantir a própria sobrevivência.
Quais os benefícios do trabalho em equipe?
Se a sua empresa ainda não adotou o trabalho em equipe ela está perdendo uma grande oportunidade de evoluir, ter funcionários mais unidos e que trabalham com o mesmo objetivo. Por isso, desde já aconselho ler nosso texto sobre a importância do recrutamento e seleção interna.
Quer saber mais sobre trabalho em equipe? Nós ajudamos, veja agora mesmo quais são os benefícios do trabalho em equipe abaixo.
1 – Duas cabeças pensam melhor que uma
Você possivelmente conhece aquela máxima de que duas cabeças pensam melhor que uma, saiba que isso realmente é verdade, e quando pensam em grupo o resultado pode ser ainda melhor.
O trabalho em equipe pode ser realizado por profissionais que atuam na mesma área ou não, desde que as suas habilidades estejam correntes com o tipo de atividade que será praticada.
Quando se tem um grupo de pessoas com capacitações diferentes, o trabalho pode se tornar ainda mais interessante, uma vez que cada uma tem perspectivas diferentes para enxergar o problema e a solução. No final, todas as sugestões podem ser analisadas e empregadas de uma maneira que se complementem.
Também, deve-se frisar que, provavelmente, em uma equipe existirá alguém que exercerá a liderança, verifique se a pessoa realmente tem as características certas para isso.
2- Ter um grupo unido é fundamento no trabalho em equipe
Se você ainda não viveu esta situação, certamente já ouviu falar de uma empresa que tem funcionários desunidos. Uma das causas deste problema é o fato de os colaboradores não estarem trabalhando em grupo, pois quando isso acontece, a tendência é que a equipe se torne mais unida, pois os seus integrantes estão caminhando na mesma direção.
É importante que quando você faça um trabalho em equipe demonstrar exatamente a visão, missão e valores da empresa, pra que eles sigam no mesmo padrão e, consequentemente, consigam cumprir 100% com o esperado pela empresa.
Ao trabalhar em equipe, os funcionários estarão oferecendo suporte um para o outro, o que aumenta o espírito de solidariedade, fazendo com que eles passem a se ver e compreender de uma forma melhor, otimizando o relacionamento interpessoal e evitando possíveis atritos que atrapalham o andamento das tarefas.
3- Melhora na comunicação com trabalho em equipe
Sabe aquele disse me disse que é comum entre os funcionários de uma empresa? Então, é justamente este tipo de situação que não pode ocorrer em uma empresa que pretende ser bem sucedida em todas as áreas. O trabalho em equipe é capaz de amenizar ou até mesmo acabar de vez com os “buchichos”.
Quando os funcionários trabalham em equipe há mais liberdade para dar sugestões, expor situações, bem como fazer criticas positivas e construtivas dentro do próprio grupo.
Dessa maneira, há menos chances de os assuntos serem deturbados e acabarem gerando confusões que só desencadeiam consequências negativas. Além disso, a comunicação também é melhorada devido ao fato de os colaboradores terem a oportunidade de se expressar.
4- Todos colaboram quando é trabalho em equipe
Em se tratando de trabalho em equipe no ambiente corporativo, a tendência é que todos os funcionários colaborem e isso faz muito bem para eles e para a empresa. Em primeiro lugar, no momento em que todos os ajudam das atividades, as pessoas se sentem mais úteis e sentem que realmente fazem parte da empresa, pois veem os seus esforços sendo colocados em prática.
Além disso, a colaboração de todos os funcionários torna o trabalho mais dinâmico, há mais opções de ideias, sendo que elas podem ser combinadas até que se chegue a um resultado positivo. Também pode-se dizer que as tarefas são realizadas em menor tempo, o que aumenta o nível de produtividade.
5- Mais qualidade nas atividades com o trabalho em equipe
As empresas necessitam de qualidade nos produtos que desenvolvem e este resultado pode ser atingindo através do trabalho em equipe. Isso acontece porque as pessoas se esforçam mais, dando o seu melhor e quando cada um da o seu melhor, muito provavelmente, as atividades são concretizadas de uma maneira impecável.
Conheça mais sobre o tema qualidade, leia nosso texto sobre indicadores de qualidade.
Como melhorar o trabalho em equipe?
Se você leu o texto até aqui, então, já sabe o quanto o trabalho em equipe pode beneficiar a sua empresa, correto? Você não pulou partes, pulou?!? Sendo assim, está na hora de colocar os seus colaboradores para trabalhar em equipe. Aprenda abaixo como melhorar o trabalho em equipe.
1 – Defina a função de cada colaborador
O trabalho em equipe presume que todos os funcionários irão trabalhar em prol da realização de uma mesma atividade, mas isso não significa que todos eles vão fazer a mesma tarefa. Portanto, para melhorar o trabalho em grupo, uma boa dica é começar definindo a função de cada colaborador, que, obviamente, deve estar de acordo com as suas habilidades profissionais.
Ao determinar qual é a missão de cada pessoa dentro da equipe, todas elas saberão qual o papel a ser desempenhado, buscando empenhar-se nas suas atividades, uma vez que o grupo depende do seu bom desempenho para seguir a diante, seja na questão de gestão financeira ou até mesmo no estoque.
2 – Capacite os funcionários
De nada adianta adotar o trabalho em equipe e reunir os seus funcionários se eles não saberão o que fazer. Por isso, é fundamental que a empresa capacite os seus colaboradores, oferecendo cursos e ferramentas para que possam trabalhar com mais eficiência e conhecimento, reduzindo as possibilidades de erro.
Uma boa dica para capacitar os funcionários e não gastar nada é procurar pelos cursos SEBRAE, que costumam ser de excelente qualidade e gratuitos.
3- Abra canais de comunicação
É certo que o trabalho em equipe melhora a comunicação entre os funcionários da empresa. Porém, é necessário que sejam abertos canais de comunicação para que todos possam se expressar sem correr o risco de serem censurados. No seu papel de gestor, deixe um espaço aberto para que todos que estejam realizando o trabalho em equipe possam dar sugestões, fazer críticas positivas e construtivas.
4 – Faça dinâmicas de motivação
Para que a sua equipe nunca caia no desânimo, é recomendado fazer dinâmicas de motivação, que permite que os colaboradores possam se conhecer melhor, além de redescobrir porque estão na empresa e percam o medo de enfrentar obstáculos.
Oi! ótimo texto 🙂 Trabalhando em equipe pode acarretar muitos lucros para Empresa, mas a tarefa não é fácil 🙂 Na minha opinião, tudo o que devemos fazer é o bom planeamento :))