Missão, Visão e Valores



MissãMissão, Visão e Valoreso, Visão e Valores são características de liderança e dentro das empresas, o desconhecimento dessas particularidades pode levar o empreendimento ao desmoronamento, pois são essenciais para direcionar e orientar a desempenho de uma liderança.

Essas particularidades são muito conhecidas, mas raramente são bem compreendidas e empregadas com qualidade, o que faz com que sua má aplicação perca muito da potencialidade que possuem.




Se uma pessoa ou empresa ainda não decidiu por onde deseja trilhar, em que lugar deseja chegar e quais os princípios que guiarão seus passos, ela poderá seguir qualquer “estrada” e achará conveniente, pois todas e quaisquer estradas a levarão a algum lugar. Então, se você ainda tem dúvidas sobre onde, por onde e como irá caminhar, saiba que você precisa ter o auxílio do conjunto formado pela “missão, visão e valores”.

Mas até então você deve estar se perguntando: “Afinal, o que é Missão, Visão e Valores?”. Pois bem, falaremos disso a seguir:

O que é Missão, Visão e Valores

* Missão

Missão consiste em responsabilidade, encargo, incumbência, é o poder que alguém dá a você para que você faça algo.

A missão é o propósito que alguém ou uma empresa se propõe a cumprir, ou seja, consiste em o que se pretende fazer e em com que objetivo irá fazer / quem deseja alcançar. Missão é finalidade/objetivo/motivo de existir e fazer o que faz.

No âmbito empresarial, a missão incide em declarar responsabilidades e propósitos para o público consumidor, respondendo perguntas cruciais como: Por que esse empreendimento existe? O que esse empreendimento faz? A quem esse empreendimento se destina?




Portanto, se você ainda não possui uma missão na vida ou no seu empreendimento, aposte em criar uma; e não é tão difícil assim, basta que você reflita durante alguns momentos sobre qual a finalidade, o propósito da sua vida e/ou da sua empresa.

* Visão

A visão é o objetivo de uma pessoa ou empresa; é almejar algo, ter um alvo que se buscará alcançar em um futuro próximo ou distante. Possuir uma visão é ter um plano, ou seja, é projetar o que a pessoa ou empresa fará para alcançar seus objetivos, a partir de um esforço individual e/ou coletivo e disponibilidade/disposição dos recursos.

Não se deve misturar nem confundir os conceitos de Missão e Visão, pois ao definir a missão, você estabelecerá definitivamente aonde você quer chegar e a visão, por sua vez, pode ser mudada/modificada, mas deverá ser objetiva/clara/precisa, pois todos os agentes que a agenciarão, precisarão senti-la e entendê-la – e não somente isso, a visão precisa sugerir um alvo que seja palpável, atingível.

A visão precisa possuir uma “aspiração” de tornar-se/conseguir alguma coisa e uma “inspiração” que faça o objetivo merecer atenção, disposição e orgulho para ser materializado. E ao contrário do que você pode estar pensando, a visão não precisa, nem deve, ter os famosos “como” para chegar a uma finalidade, mas deve possuir um perfil almejado, que será construído a partir do momento em que todos os esforços, boas intenções e vontades, dos recursos disponíveis e dos projetos elaborados, estiverem nas mãos de todos os agentes (funcionários) de um empreendimento. Ou seja, o perfil traçado para ser alcançado só o será, a partir da contribuição/construção conjunta dos trabalhadores.

Além de possuir aspirações e inspirações, a visão precisa promover a facilidade de responder a perguntas como: Em que eu me tornarei (ou a empresa se tornará)? Qual direção eu estou (ou a empresa está) tomando? Daqui a determinado tempo, onde estarei (ou a empresa estará)? O que eu serei (ou a empresa será)? Devo direcionar meus esforços (ou os esforços da empresa) para onde? Estou contribuindo (minha empresa está contribuindo) com o que? Os recursos que investi (ou a empresa investiu) estão levando-me (ou levando a empresa) aonde?


* Valores

Os valores aqui tratados não são uma mera quantia em dinheiro, pois apesar da importância que o dinheiro possui, ele por si só não te leva a alcançar todos os objetivos. Esses valores do qual falamos são os princípios (éticos e morais) e crenças que construímos ao longo da vida. São os valores, que o guiam a ter boa conduta e atitudes corretas e que, caso realmente sejam bons e corretos, lhe proporcionaram excelentes resultados.

Os empreendimentos geralmente declaram seus valores e isso também contribui com sua imagem ante o mercado consumidor, todavia, nem sempre os valores que dizem ter condizem com a verdade. Mas que valores afinal são esses? Os valores que as empresas geralmente declaram são: transparência (clareza) em suas ações; comprometimento ético, com os trabalhadores, com a sociedade e com o ambiente; compromisso, valorização e igualdade de tratamento aos colaboradores; etc.

Obviamente, sabemos que nem todos esses valores são cumpridos, mas é de suma importância que, mesmo que uma empresa não possua os valores que alega ter, cada um de nós possua valores e princípios que farão parte e regerão toda a nossa vida. Alguns exemplos desses valores que devemos possuir são: amor, humildade, lealdade, alegria, honestidade, integridade, solidariedade, ética, sabedoria, etc. É claro que existem valores ruins, mas não citaremos aqui, pois não desejamos ninguém que sonegue, minta, seja desonesto, etc., e apesar de parecer óbvio que ninguém deseja isso, há muitas pessoas que possuem valores ruins e os têm como bons.

Em suma, os valores são bons princípios e crenças que definirão e facilitação o pleno desenvolvimento e a articulação dos próprios Valores e também da Missão e Visão; promoverão colaboração mútua entre as pessoas (ou funcionários); e tornarão os colaboradores comprometidos uns com os outros, com a sociedade em geral e com a empresa para qual trabalham.

Os valores de uma empresa deveriam ser automáticos, ou seja, ninguém deveria precisar ficar avisando ou advertindo as pessoas para manter um bom comportamento, entretanto, as empresas no geral formulam algumas regras e as definem para seus funcionários, por meio de diálogo ou mesmo de papéis impressos descrevendo os bons comportamentos.

Esses valores comumente abrangem: a forma como os colaboradores precisam se portar (coletivamente e individualmente), como devem se relacionar uns com os outros, como devem se relacionar com seus chefes superiores, como devem se relacionar com os clientes, como a empresa deve tratar sua clientela, como a empresa deve negociar com acionistas e/ou empresas fornecedoras, como a empresa deve se relacionar com a sociedade e comunidade local, quais as responsabilidades que a empresa deve ter com a sociedade e com o meio ambiente, etc.

Sintetizando, esses valores do qual falamos aqui definirão regras, que guiarão atitudes e comportamentos de todos os atores de uma empresa, serão imprescindíveis para executar a visão e alcançar a missão que foi delimitada, e contribuirão com o bom caráter, boa qualidade e boa imagem da corporação. Os valores só trarão esses resultados com a prática contínua dos mesmos no dia a dia da empresa, não deixando de fora nenhuma pessoa, pois serão resultados apenas de uma atividade conjunta, desde a moça que limpa o chão até o dono da organização. E caso esses valores não sejam praticados, serão apenas um punhado de palavras soltas que de nada servirão e em nada resultarão, nem para a vida pessoal dos colaboradores, nem para a empresa como organização.




Coloque em prática a missão, visão e valores na sua vida.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here