Pesquisa de Marketing – Aprenda Como Fazer

Pesquisa de Marketing – Aprenda Como Fazer
Pesquisa de marketing

A pesquisa de marketing é a coleta de dados que dará suporte ao planejamento de marketing. Assim, se você deseja criar um planejamento, aprenda agora como fazer a pesquisa de marketing!

A pesquisa de marketing é o pré requisito para qualquer tipo de atitude que envolva a área de marketing, isso porque a pesquisa servirá para criar as bases de dados que darão suporte a todo o planejamento.

É comum as pessoas acharem que pesquisa de marketing é simples, que basta fazer uma pesquisa de mercado simples que já está resolvido, mas não é! Você tem de aprender que pesquisa de marketing exige um padrão pré estabelecido, com passos fixos e importantes, que darão, ao final, todo o suporte de informações que serão necessários para elaborar o plano de marketing e demais ferramentas da área.

Vou ser honesto, a pesquisa de marketing é tão abrangente, complexa e importante, que poderíamos fazer tranquilamente um e-book sobre o tema, mas “aceitei” o desafio de tentar criar um texto com as informações vitais que você precisa, então, desfrute e não perca nada!

O que é o marketing e por que fazer?

Não faz sentido aprender ou pensar em fazer uma pesquisa de marketing se você não souber sequer o que é marketing ou os motivos de fazê-lo, é a mesma coisa do que comprar um caminhão sem saber dirigir ou o que fazer com ele.

O marketing pode ser visto como um conjunto de técnicas e conhecimentos que objetiva melhorar as vendas. É uma visão ‘simplória’ e que resume rapidamente o que é o marketing. Você quer vender mais? Tem uma taxa de conversão baixa ou até mesmo poucos clientes? O marketing pode fazer algo por você!

Quando se pensa em marketing, implica-se nas seguintes questões: para quem produzir? O que produzir? Quantidade de produção? Decisões sobre o negócio? Como o produto irá chegar até o consumidor? Formas de ganhar dinheiro com o produto?

Além disso, podemos dividir o marketing em inúmeros “segmentos”, como é o caso do marketing estratégico, marketing operacional, marketing promocional, marketing digital, entre tantos outros, cada um com foco específico em determinada área de vendas.

Por que investir seu precioso tempo e talvez recursos em marketing também deve ser um ponto abordado, mas tentaremos ser sucintos.

Se o marketing é um conjunto de ferramentas e estratégias para vender mais, por que devemos utilizá-lo? Óbvio, para melhorar as vendas. Quem não deseja vender mais no seu negócio? Acho que todo mundo quer isso!

Através do marketing e de um plano de marketing bem estruturado, você organizará o seu negócio, conseguindo melhorar os pontos de venda, chamariscos para os clientes, promoções, chegando a um preço realmente adequado, entre tantas outras coisas que podem ser feitas, as quais resultarão em um aumento significativo das vendas.

Pesquisa de Mercado

Agora vamos ao ponto chave, a pesquisa de mercado, a qual irá oferecer os dados e considerações para que o planejamento de marketing e demais ações possam ser criadas e postas em prática.


Assim, podemos ter como definição de pesquisa de marketing um estudo sobre determinados pontos que fornecerão informações conclusivas para embasar atitudes como o plano de marketing e planejamento.

Você precisa ter em mente que qualquer tomada de decisão carrega consigo incertezas e riscos, os quais você assume todas as vezes. Esse risco é menor quando você tem informações suficientes para a tomada da decisão, e é nesse parâmetro que entra a pesquisa de marketing, pois fornecerá informações conclusivas para as tomadas de decisões sobre o marketing da empresa.

A pior decisão que podemos tomar é não decidir!

Procure tomar decisões sempre baseadas nas informações que possui, mas jamais deixe de decidir, poderá ser ainda pior, tornando a situação uma ‘bola de neve’.

Etapas da pesquisa de marketing

A pesquisa de marketing possui etapas até a sua conclusão, devendo-se evitar pular qualquer uma delas, já que as mesmas estão interligadas umas com as outras. Vamos estudá-las?

1. Definição do problema na pesquisa de marketing

Você faz uma pesquisa de marketing em determinado setor, área, produto ou serviço por algum motivo, ou seja, é porque acredita que pode melhorá-lo em algo, concorda?

Então, nesta primeira etapa da pesquisa de marketing você deve definir o problema do que você está procurando, por exemplo, um serviço X que acredita que pode ser melhorado, porque a sua ‘estética’ não é chamativa quanto poderia, sua embalagem não representa o que os consumidores desejam, enfim, irá definir um problema que você deseja corrigir.

Reúna-se com a equipe de vendas para perguntar e obter informações sobre os problemas mais frequentes dos produtos, eles terão uma boa noção, já que os clientes costumam comentar.

2. Desenvolvimento do plano de pesquisa de marketing

Agora você irá desenvolver e descobrir o que será pesquisado?

No desenvolvimento do plano de pesquisa de marketing você irá estabelecer qual será o público alvo objeto da sua pesquisa, qual será a forma de pesquisa realizada, o que será perguntado, como será feita as perguntas, enfim, todo o sistema que será utilizado na pesquisa de marketing vai ser desenvolvido agora.

O objetivo é criar um plano de desenvolvimento que seja eficiente e que permitirá você obter as informações necessárias para lhe dar base na decisão para resolver o problema do ponto 1.

Também, deve-se analisar o seu plano financeiro, verificar se o mesmo suporta os custos que terão de ser arcados com a pesquisa de marketing.

3. Coleta de Informações

É nesse momento que as pessoas costumam “ver” a pesquisa de marketing, mas você que conhece o assunto já sabe que esta já se iniciou muito antes da parte de pesquisa de campo.

A coleta de informações ocorre normalmente através de perguntas feitas ao público alvo pré estabelecido. Essas informações darão suporte na tomada de decisão de como resolver o problema.

É importante frisar que de nada adiantará informações ou estabelecer um problema que a empresa não estará disposta a resolver. Por exemplo, o preço de determinado produto/serviço está muito acima da média de mercado, inicia-se a pesquisa de marketing sobre o assunto, mas a empresa não estará disposta a baixar o preço, mesmo que chegue-se na conclusão da sua necessidade.

Veja como o preço influencia o resultado da empresa.

Para se ter dados precisos, o entrevistador precisa ser imparcial, bem como, tem-se que escolher as formas de avaliações corretas, caso contrário, facilmente o resultado estará comprometido.

Busque por especialistas do setor de Recursos Humanos para elaborar as perguntas aos entrevistados ou procure por modelos de pesquisa de marketing, adequando-os ao seu caso.

4. Análise das informações reunidas na pesquisa de marketing

As informações devem ser agrupadas em segmentos, por exemplo, idade de X a X, perfil de Y a Z, para que assim seja possível ter informações conclusivas sobre os perfis de clientes também, não apenas sobre o produto no mercado.

Depois disso, os resultados irão para um analista especializado, não faça você mesmo, procure por alguém que realmente entenda do assunto.

Após a análise do especialista será apontado os resultados.

Sugiro que marque uma reunião para o momento em que serão apresentados os resultados, inclusive com a equipe de vendas, para que os mesmos tenham noção do que estará acontecendo.

5. Apresentação dos resultados

Na apresentação de resultados, o analista deve não apenas demonstrar o que descobriu, mas também trazer alternativas sobre as melhores opções de resolver o problema que está sendo enfrentado, para que assim seja possível criar um plano de ação e executar as alternativas.

6. Tomada da decisão com base na pesquisa de marketing

Você possui a pesquisa em mãos, tem as alternativas sugeridas pelo analista, mas a grande questão é: a decisão do que fazer depende de você, administrador da empresa.

Embora pareça difícil, você tem basicamente 2 opções: recusar e não trabalhar na melhoria daquele produto ou aceitar as alternativas e modificar/trabalhar em cima daquele produto/serviço para melhorá-lo.

O fator principal que costuma fazer com que a decisão seja pela negativação da implementação das alternativas é os custos que serão necessários, afinal, você irá trabalhar o produto de uma forma diferente, consequentemente, novos processos precisarão ser feitos, o que gera um aumento de custo, pelo menos no início.

Para que seja possível implementar as alternativas, uma boa dica é trabalhar em cima de estratégias de redução de custos ao mesmo tempo, assim, equilibra-se os lados.

Tipos de pesquisa de marketing

Por fim, vamos trabalhar rapidamente os tipos de pesquisa de marketing mais comuns que costumam ser trabalhadas no “campo”.

  • Exploratória: busca informações para embasar, fornecer conhecimento sobre o tema. Normalmente utiliza fontes secundárias como livros e estudos;
  • Conclusiva: essa modalidade tem o caráter de fornecer as alternativas para resolver o problema, ela é mais ‘direta’ e busca acima de tudo dar alternativas conclusivas para o administrador tomar as suas decisões;
  • Descritiva: tem como foco encontrar características de grupos e relações, fornecendo dados que podem vir a auxiliar nas tomadas de decisões. Costuma ser realizada através de perguntas de campo e relatórios;
  • Explicativa: também conhecida como tipo causal, tem como objetivo analisar as causas que embasaram a ocorrência de um fato, mensurando o grau de “impacto”.

 Já aprendeu como fazer a pesquisa de marketing?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde!

    Gostaria de saber o nome do autor deste post… É para citá-lo em um trabalho acadêmico.

    Muito Obrigado!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here