O preço de venda e a influencia no resultado da sua empresa

O preço de venda e a influencia no resultado da sua empresaÉ comum vermos proprietários de micro empresas apenas adicionarem uma margem percentual em cima de determinado produto, dizendo estarem formando o preço de venda.

De fato é possível fazer este tipo de cálculo através do Mark up, técnica que depois de calculados todos os componentes do preço de venda é obtido um valor numérico que pode ser multiplicado pelo preço de nota fiscal para obter o preço de venda de determinado produto, no caso da formação do preço de venda para o comércio.

O que freqüentemente vemos é uma margem aleatória que não é fundamentada nos custos da empresa e na análise do mercado em que a empresa está inserida. Alguns empresários chegam a adicionar a mesma margem (markup aleatório) baseada no que o concorrente faz.

Ora, cada empresa tem diferentes custos e estrutura, então é preciso conhecer os custos da empresa e o mercado para calcular o preço de venda ótimo para ela.

O preço de venda contempla os custos da empresa + custo do produto + lucro pretendido. Simplesmente adicionar um percentual sobre o custo do produto pode ser um grande erro. Tal cálculo obtém o preço de venda sob o ponto de vista contábil, porém ainda há o preço de venda sob a ótica de mercado.

Usar a técnica do markup pode ser uma boa ideia para ganhar tempo, principalmente no caso de empresas que comercializam muitos produtos. Por outro lado devemos conhecer toda a linha de produtos que iremos trabalhar e quais os preços praticados pela concorrência.

Quando falamos de vendas online isto ainda é muito mais grave, pois como a competição por preço é muito maior, devemos estar atentos, pois qualquer alteração de preços pode impactar diferentes resultados, alavancando ou prejudicando a empresa.

Claro que se estamos falando de uma empresa que tem centenas de produtos isto pode ser bastante trabalhoso e talvez até inviável, sendo necessário então trabalhar produtos por categorias.

Recentemente em uma loja virtual, nos deparamos com uma situação que tínhamos um produto que era vendido por 199,00. Dos concorrentes o que tinha menor preço vendia por 220,00 sendo que tínhamos um prazo de entrega menor do que o dele (único diferencial e competição exclusivamente por preço).

Aumentamos o produto para 215,00 e continuamos a vender a mesma quantidade. Ou seja, estávamos deixando de ganhar dezesseis reais (8% a mais) por produto simplesmente por não ter analisado detalhadamente a concorrência.

Outro exemplo é uma empresa que conheço, mas que não vou dar nomes, mas gostaria de citar o caso para que vocês entendam a importância de conhecer o mercado e a formação dos preços.

Esta empresa é uma pequena fábrica de apenas um produto. Seu produto é vendido em toda a região e estão a mais de 10 anos no mercado, ao verificar as prateleiras dos supermercados e outros pontos de distribuição não há outro produto da mesma espécie.


A fábrica vende todos os meses doze mil unidades do produto a um custo de R$ 2,80 e sempre está por passar por apertos financeiros, de acordo com as mudanças dos preços dos insumos necessários para fabricar o produto.

Por outro lado este produto, na minha análise, comporta perfeitamente uma venda por R$ 3,80, levando em consideração a concorrência atual, qualidade dos produtos, reconhecimento da marca e elasticidade da demanda (aumento ou diminuição do preço de venda devido a acréscimo ou decréscimo do preço de venda).

Tal aumento no preço de venda significaria uma alavancagem do lucro mensal da pequena fábrica em aproximadamente R$ 10 mil reais, mesmo considerando uma pequena retração nas vendas da ordem de vinte por cento.

Claro que estes números não são absolutos e não temos certeza de que isto ocorreria na prática. Nós que já experimentamos vários tipos de negócios e situações diversas sabemos que nem sempre ocorre o esperado, mas na maioria das vezes os resultados são bem aproximados.

Enfim planejamento é isto, não é necessário acertar como em um cálculo matemático, mas é muito importante chegar o mais próximo possível.

E você já analisou o preço de venda dos produtos da sua empresa e o mercado concorrente? É possível fazer algo para aumentar o lucro da sua empresa?

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19 COMENTÁRIOS

  1. Trabalho com consultoria financeira e este é um problema que abrange mais de 99% das micro empresas, o dificil é fazer os micro empresarios se darem conta do erro.

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  2. Eu vou aprender mais sobre finanças através deste site. Pois me ligo em contabilidade e finanças e importante saber o preço de venda e o retorno de lucro de cada empresa de cada produto.

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  3. Há 12 anos atrás sem conhecimento de mercado abrir uma loja de revelação de foto no interior do Pará. Peguei uma briga de preço por mais de 3 anos que custou a minha falência junto com o concorrente. Conseguimos quebrar um ao outro, esse era o nosso objetivo tira o outro do mercado e não de ganhar dinheiro… Hoje tenho uma lanchonete e não estou nem ai pra quem vende barato. Pois o resultados de quem vender barato já sei a onde termina. O que me preocupar é a qualidade dos meus produtos negociado o que estou vendendo e busco o diferencial do mercado e fujo da briga de preço o máximo possível.

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  4. Estou recebendo seus emails a mais ou menos seis meses e suas dicas são bastante importantes. A intenção e abrir um pequeno negocio para mim.

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    • oi Evangelina? eu trabalho com comercio a mais de 8 anos a dica q eu do pra vc e de fazer um pranejamento de tudo começar no lugar pranejado e estudar todas as pocibilidade de erros e acerto ,so assim q vc vai ter seu negocio em dominio vai enfrente e toma conta de seu proprio negocio como se fosse uma criança isso e fundamental q vai da tudo certo…boa sorte.

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  5. Tenho uma pequena loja dentro de uma galeria ,a rua e bem movimentada e a galeria e nova na rua , queria uma boa ideia de divulgação para atrair os clientes ,

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    • tenho uma pequena oficina de bicicleta ,com venda de peças
      quero uma dica de como divulgar mais o meu trabalho,qual o melhor jeito de atrair o publico.

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  6. Pretendo abrir uma loja de sapatos ,e o valor do investimento seria de 10 a 15 mil, gostaria de saber se esse valor da pra custear. Aguardo retorno.

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  7. Tenho uma mercearia que atualmente vendo em torno de 750 a 1100 dia e não consigo tirar nada em salário. Ainda assim acabei devendo a bancos com cartões de credito e ao mesmo tempo empréstimo e estou pensando em vender minha mercearia. Que sugestão vc me daria? Pois estou um pouco perdido e muito desanimado se é que vc me entende.

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  8. Olá! Irei abrir um negocio de KIT festas, torta, doces e salgados, em Fortaleza, para vender no local e entrega a domicílio. Gostaria de ter mais dicas sobre o assunto acima.
    Obrigada!

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  9. Boa tarde Vinicius, eu gosto muito dos seus emails são explicados com clareza. Eu vou montar uma loja de roupas em casa, nao sei se vai da certo mas vou tentar. Preciso de um conselho seu sobre isso. Obrigado.

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  10. Adoro suas dicas muito eficazes, e é isso mesmo lendo é que se aprende , muito obrigado por dicas muito valiosas.

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  11. Olá já faz um tempo que venho me consultando com vc Na verdade eu abri uma pequena loja de variedades o que i flui uma mini papelaria com o básico xerox Pb/colorida ,curriculum plastificação impressoras enfim
    O meu objetivo é exatamente me diferenciar na qualidade dos meus produtos não quero me preocupar com concorrentes digo preço estabeleci para minha empresa um valor. X baseado em qualidade diferenciada Na verdade a minhamicro empresa fica em Minas em um lugar que agirá

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  12. Olá Vinicius, fabrico moldes para brindes acrílicos e plástico, vendo para vários compradores, atacado e varejo, concorrentes mil, quero aprender a lidar com meus compradores, sejam varejo, sejam revendedores, ainda não cheguei a lugar nenhum, o que fazer?

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