Conceito de Gestão: Fique Por Dentro do Assunto



Conceito de Gestão: Fique Por Dentro do AssuntoTêm dúvidas quanto à gestão do seu negócio? Veja aqui o conceito de gestão e aprenda tudo que precisa!

Quando uma empresa não vai bem e acaba falindo sabemos que este fim se deu por falta de administração, liderança e tantas outras coisas, não é verdade? Mas, e quando um empreendimento dá certo e se torna muito bem sucedido no mercado, o que é que ele tem? A resposta é simples, uma gestão de qualidade e uma combinação de fatores, que levaram à condução excelente das tarefas internas e externas.




É comum encontrarmos negócios que não deram certos, que foram à falência, mas acredite, também não é incomum encontrar negócios que deram certo, tornando o dono um empresário de sucesso.

Gestão é um termo que tem sido cada vez mais difundido entre as empresas, porém, ainda há muita dificuldade em entender o que é uma boa gestão e como colocá-la em prática no seu tipo de negócio.

Atualmente, pode-se dizer que existem modos diferentes de gerir, o que é ótimo para que todas as modalidades de empresa tenham a oportunidade de se desenvolverem.

Quer conhecer ainda mais sobre gestão? Veja nosso texto específico sobre gestão empresarial.

Você está iniciando um negócio ou já o tem há um tempo e sente que todo o seu potencial não está sendo aproveitado? Então, aprenda agora mesmo o que é gestão e descubra como colocar os seus princípios em prática para colher bons frutos. Para te ajudar nós reunimos informações e dicas sobre o conceito de gestão. Confira abaixo.




Qual é o Conceito?

Comece se questionando sobre o que você entende por gestão? Normalmente, o entendimento comum é de que gestão é apenas ficar na liderança de uma empresa ou projeto por um determinado período. Mas, não é bom por aí, o mais importante é o que é feito na gestão, quais são as metas estabelecidas e o que é feito para alcançá-las.

Também, não podemos deixar de frisar que existem diversos segmentos de gestão, como é o caso da gestão de materiais, gestão financeira, gestão administrativa, entre outras, por isso, é importante saber exatamente a área que você está atuando e especializar-se.

Teoricamente, o termo gestão é definido como o gerenciamento ou administração, que pode ser aplicado em um projeto, uma empresa, instituição, entidade social de pessoas ou qualquer outra coisa que carece de controle para poder ser bem sucedida.

Além disso, a gestão é composta por fatores que envolvem elaboração de planejamento, estabelecimento de metas e desenvolvimento de métodos para que seja possível atingir as pretensões da empresa.

Historicamente, a gestão começou a ser estudada e posta em prática após a Revolução Industrial, ou seja, fazem muitos anos.


Qual o Objetivo Da Gestão?

O principal objetivo da gestão é promover o crescimento do que está sendo gerido, permitindo que todas as metas determinadas sejam alcançadas. O crescimento é atingido através do esforço humano, que pode acontecer a partir de atividades realizadas em grupo, setores ou separadamente.

A gestão é empregada nos ambientes corporativos para estabelecer a sinergia entre os funcionários, atividades e setores, ou seja, fazer com que todos os profissionais e áreas trabalhem em harmonia. Também faz parte da gestão manter a empresa estruturada e administrar os recursos financeiros e humanos disponíveis.

Podemos simplificar ao dizer que o conceito de gestão é, na verdade, uma forma de gerir ou administrar um determinado segmento, independentemente de qual seja.

Conheça Os Tipos De Gestão

Bom, agora que você já sabe qual é o conceito geral de gestão é o momento de saber que ela é dividida em categorias. É de fundamental importância conhecer as modalidades de gestão, pois somente desta forma é possível aplicar a categoria mais adequada ao seu tipo de negócio e torna-lo um sucesso no mercado. Por isso, conheça abaixo, os tipos de gestão.

1 – Gestão Administrativa

Você tem uma empresa e deseja levá-la ao topo, aumentando os resultados positivos e consequentemente, o lucro? Então, neste caso, é necessário fazer uso da gestão administrativa, a qual consiste em estudar a situação da empresa, analisar o seu potencial, estabelecer objetivos e determinar métodos corretos para que as atividades sejam realizadas.

É importante ressaltar, que a gestão administrativa é composta por um conjunto de fatores. Sendo assim, para ser um bom gestor administrativo é necessário dominar técnicas de administração, de contabilidade, direito, economia, psicologia, informática, sociologia, matemática e estatística. Obviamente que o profissional nem sempre sabe tudo sobre estas áreas, mas é necessário fazê-las funcionar juntas.

2 – Gestão De Pessoas

A gestão de pessoas é uma das modalidades mais requisitadas pelas organizações, afinal de contas, elas só podem ir à diante quando os seus funcionários estão interessados em caminhar na mesma direção, em busca dos mesmos objetivos.




Manter colaboradores com personalidades diferentes, unidos e com bom rendimento não é uma tarefa fácil, é por isso que existe a gestão de pessoas.

Toda a empresa que almeja o sucesso deve gerir os seus colaboradores. Primeiramente, tem-se que fazer a distribuição de tarefas, instruir os empregados e dar as ferramentas necessárias para que as tarefas sejam colocadas em prática. Além disso, são identificados possíveis problemas que possam interferir no desempenho das pessoas e trabalhar para solucioná-los.

Um problema bastante comum nas empresas é no tocante aos encargos trabalhistas, como é o caso de atraso de salário, mesmo que seja um ou dois dias, os funcionários sentem certa insegurança e acabam por se desmotivar, cuidado com isso.

3 – Gestão De Projetos

Você certamente já se empenhou ao máximo para alcançar um bom resultado em uma atividade, não é mesmo? Isso significa que você estava no comando da gestão de um projeto. Este é um processo que está presente nas empresas de médio e pequeno porte, em que as tarefas têm uma data de início, de fim e objetivos a serem atingidos.

Neste caso, a gestão de projetos se caracteriza por ser um grupo de iniciativas ou medidas temporárias, que são empregadas para o desenvolvimento de um serviço ou produto. Esta categoria tem 6 fases, que são o início, planejamento, execução, monitoramento, controle e conclusão. Dessa maneira é feito o acompanhamento das atividades para reduzir as possibilidades de erros.

Uma pergunta, você tem custos exacerbados na sua empresa? Veja nosso texto sobre técnicas de redução de custos.

4 – Gestão Ambiental

Atualmente, cada vez mais a sociedade exige que as empresas desenvolvam as suas funções em consonância com as necessidades do meio ambiente, reduzindo os impactos negativos, que são capazes de destruir os biomas aos poucos. Pensando nisso, foi desenvolvida a gestão ambiental, que trabalha com estratégias que visam integrar as necessidades da organização e a sustentabilidade.

A gestão ambiental é encarregada de abordar as questões sociais, econômicas e ambientais da empresa. A partir dos estudos realizados, é possível desenvolver métodos de trabalhos que sejam eficientes, lucrativos e ao mesmo tempo não agridam a natureza, estimulando o uso responsável dos recursos naturais.

Dicas Para Fazer Uma Gestão De Qualidade

Quer tirar a sua empresa da zona de conforto, renovar o fôlego e conquistar novos resultados? Não deixe de acompanhar algumas dicas para fazer uma gestão de qualidade.

1 – Acompanhe o Mercado, Mas Não Seja Mais Um

Sim, é essencial que a empresa saiba qual é o ramo que atua e esteja atenta as novidades que nele surgem. Por isso, o gestor tem que acompanhar o mercado para adaptar a sua empresa para com a realidade do mercado, mas é necessário fazer o que todo mundo faz. Arriscar e apostar em novos padrões e serviços é uma maneira de inovar e fazer uma gestão de qualidade.

2 – Seja Político, Mas Não Faça Política Na Empresa

Uma gestão de boa qualidade é aquela que consegue integrar todos os setores e funcionários da empresa. Como obter este resultado? Sendo político, é necessário que o gestor saiba se portar e transitar em todas as áreas da empresa. No entanto, não significa que se tem que fazer trocas internas para atingir os objetivos, é preciso que os colaboradores queiram atingi-los por eles mesmos.

Você já ouviu falar em ERP? Um sistema de integração de informações de setores? Veja mais em nosso artigo: Sistema ERP.

3 – Toda a Empresa Tem Que Ter Objetivos

O que acontece com uma pessoa que não tem objetivos? Ela fica sem rumo, não é mesmo? Isso também pode acontecer com as empresas, logo, é necessário que sempre se tenha objetivos a ser alcançados. As metas devem ser estabelecidas de acordo com a realidade da empresa, dos funcionários e do mercado.

Quando você encontra um objetivo para a sua empresa se torna mais simples de trilhar o caminho adequado, afinal, você sabe pelo menos o objetivo que deseja atingir. Claro, tenha em mente que o objetivo precisa estar em consonância com a missão, visão e valores da empresa.

 Pronto Para Aplicar o Conceito De Gestão No Seu Negócio e Melhorá-lo?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here