Gestão empresarial



A gestão empresarGestão empresarialial se divide em estratégia, planejamento, missão e visão. Para uma organização funcionar adequadamente e ainda obter crescimento, desenvolvimento com participação no mercado, precisa refletir de maneira corporativa, competitiva e funcional. A visão corporativa que a empresa necessita, dará a empresa uma visão global necessária, pois a visão corporativa preocupa-se com o ambiente externo em que a empresa está inserida, o setor e o mercado macroeconômico para o setor. É necessária a reflexão corporativa para visão de mercado e formação de estratégias.

Já a reflexão competitiva tem a função de refletir sobre as vantagens competitivas da organização nos produtos ou serviços oferecidos, nas estratégias e outros fatores como tecnologia, tendências de mercado e outros.




A reflexão funcional está diretamente ligada aos planos e ações com o objetivo de praticar ações estratégicas e de competitividade. Esta reflexão funcional, com certeza reflete os desafios internos e também como manter os pontos fortes a fim de alcançar os objetivos estratégicos.

Visão estratégica na gestão empresarial

A visão é um dos pilares e princípios organizacionais ela descreve onde a empresa pretende chegar a alguns anos.

É o que a empresa aspira e em nome disso trabalha arduamente compartilhando assim os mesmos objetivos e vontade e alcançar metas descritas anteriormente. A visão pode ser denominada também como “competição pelo futuro” em que a empresa terá a missão de desbravar novas oportunidades e espaços competitivos.

Visão compartilhada

A visão compartilhada é um dos aspectos mais importantes para a organização, pois integrar a empresa em um mesmo objetivo é sempre um desafio, é um desafio de todos os dias e exige liderança, dedicação e capacidade de motivar a equipe, para isso a empresa deve contar com o exercício constante da liderança e constância de propósitos para a imagem que a empresa terá no mercado e diante de seus colaboradores, os primeiros a acreditar na empresa e disseminar seus valores, propósitos e princípios devem partir da própria organização e fazer com que toda a empresa acredite e compartilhe dos mesmos valores, princípios e objetivos.

Planejamento estratégico

Planejar deve ser uma constante no ambiente empresarial e deve nortear todas as decisões da empresa, que podem ser decisões orçamentárias, de reestruturação e de estratégias.




É no planejamento estratégico que a empresa busca aperfeiçoar a sua participação no setor em que atua isso com a seleção das oportunidades de mercado e avaliação fiel da empresa diante do mercado global que é o ambiente competitivo da empresa.

Do planejamento estratégico a empresa dará origem aos planejamentos operacional e tático.

Da análise necessária no planejamento poderá resultar a análise Swot.

Análise Swot

A análise Swot é uma ferramenta utilizada para fazer uma análise de cenário.

Esta análise busca avaliar os pontos fortes, fracos, as ameaças, oportunidades da empresa e outros aspectos como: localização, infraestrutura, tecnologia, capacidade produtiva e outros fatores internos. Quanto aos fatores externos a análise é realizada com as variáveis: economia, política, tecnologia, concorrência e outros.


Missão

A missão da empresa é uma declaração sucinta dos serviços ou produtos que a empresa pretende atender e como ela diferencia e diversifica seus produtos ou serviços oferecidos de forma a oferecer qualidade e transformar em fidelização de clientes, reconhecimento no mercado por parte dos consumidores e outras empresas e ainda em participação de mercado e satisfação dos clientes.

A missão da empresa deve ser uma mensagem que chegue aos clientes e colaboradores de forma clara e ter como objetivo a satisfação dos clientes, a missão é a única declaração que interessa aos clientes e que se torna meta para a empresa.

Objetivos organizacionais

Os objetivos organizacionais representam uma bussola para as empresas e devem ser compartilhados por todos na empresa, criando unidade, homogeneidade nas ações e comprometimento de todos.

É para isso que os objetivos existem para serem alcançados como forma de solucionar problemas e alcançar metas mensuráveis.

Para atingir os objetivos a empresa fará uso de toda a sua capacidade técnica, operacional e estratégica, contando com a diversidade de competências e talentos existentes nas equipes e contando também com planos, ações e governança desenvolvida a médio ou longo prazo.

Os objetivos podem ser: estratégicos, táticos ou operacionais.

Os objetivos estratégicos são objetivos de longo prazo e exige visão e planejamento diante do mercado, análise setorial e interna para desdobramento de estratégias.




A empresa sempre se depara com demandas estratégicas, seja de ampliação, mudanças na estrutura, estratégias de crescimento e outras, por isso a empresa além de planejar deve se preparar tática e operacionalmente para novos desafios. É aí que entra os objetivos táticos e operacionais.

Objetivos táticos são objetivos de médio prazo e tem influência sobre o conhecimento geral da organização, sendo objetivos providenciais para melhor desenvolvimento das atividades e requerem aquisição de conhecimentos e/ou investimentos.

Já os objetivos operacionais são a ponta do planejamento organizacional e dependem dos objetivos estratégicos e táticos para se desenvolverem, são objetivos de curto prazo, mas implicam em qualidade e eficiência.

Eficiência operacional, estratégica e vantagem competitiva

A gestão empresarial exige três pilares que são fatores cruciais para o sucesso da empresa, desenvolvimento eficiente e crescimento organizacional.

Para isso é despendido da empresa dedicação, planejamento, capacidade técnica e ainda capacidade de lidar com desafios, tendências e saber enxergar as oportunidades do mercado. O caminho da eficiência operacional que surge no chão de fábrica e eficácia estratégica tem haver com a habilidade de a empresa vislumbrar oportunidades e transformá-las em crescimento tendo como resultado a vantagem competitiva.

Mas nada disso se conquista do dia para a noite, é necessário estudo, dedicação, planejamento e objetivos para uma boa gestão empresarial.




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