Precisando melhorar suas vendas e busca de clientes? Conheça o telemarketing ativo.
Você certamente já teve contato com o telemarketing, trabalhando nesta área ou recebendo uma ligação em casa, não é mesmo? Por mais que muitas pessoas não vejam esta atividade com bons olhos devido ao fato de terem passado por situações estressantes anteriormente, ela é essencial para o desenvolvimento da empresa, pois estabelece a relação entre o cliente e a empresa.
O telemarketing é um ramo bastante complexo, uma vez que é dividido em categorias e envolve inúmeras tarefas que necessitam ser feitas com excelência, pois qualquer erro pode comprometer a forma como a empresa é vista, diminuindo as possibilidades de compra dos serviços oferecidos e, consequentemente, interferindo no seu faturamento.
Normalmente, o telemarketing é feito através de um Call Center, no qual também podem ser recebidas chamadas dos clientes. O serviço costuma ser “gratuito”, ou seja, não se paga para ligar, o que maximiza as possibilidades de compra. Já pensou se você tivesse que pagar para ligar para a empresa? Jamais o faria, a não ser que fosse muito urgente, concorda?
A verdade é que trabalhar com telemarketing não é fácil, ainda mais quando o objetivo é divulgar um serviço ou empresa. Devido a insistência errônea de atendentes, bem como práticas excessivas de propaganda, o telemarketing é visto de forma ruim pelos consumidores, por isso a importância de aprender a utilizá-lo corretamente.
Uma das modalidades mais utilizadas pelas empresas é o telemarketing ativo de vendas, que consiste em ir atrás dos clientes, tanto para oferecer produtos quanto para realizar cobranças.
Você trabalha nesta área ou tem uma empresa e deseja utilizar este serviço a seu favor? Então nós iremos ajudar! Reunimos as melhores informações sobre o telemarketing ativo, foque sua atenção e não perca nada!
Definição de telemarketing ativo
Você está na sua casa, quando, de repente, toca o telefone, e do outro lado uma pessoa começa a lhe oferecer a venda de um produto ou serviço? Pois bem, você está participando do telemarketing ativo.
Essa modalidade se caracteriza pelo fato de ser o funcionário da empresa que entra em contato com os clientes ou possíveis clientes, tomando a iniciativa no processo de interação. Nesse ato, a busca é por estabelecer o relacionamento com o cliente e, claro, sendo possível, vender o produto/serviço oferecido.
Além disso, vale ressaltar que o telemarketing ativo pode ser utilizado para atividades como, por exemplo, oferecer mercadorias ou serviços, realizar cobranças quando o cliente estiver inadimplente, passar informações ou solicitar doações no caso de ONGs, tendo como objetivo persuadir quem está do outro lado da linha.
Para se ter um bom nível de aceitação das propostas realizadas através do telemarketing ativo é de suma importância conhecer os processos de negociação, bem como as melhores técnicas de vendas existentes no mercado.
Qual a diferença do telemarketing ativo e receptivo?
Normalmente, as empresas de grande porte trabalham com dois tipos de telemarketing, o ativo e o receptivo. Para atuar e ser bem sucedido nesta área é necessário conhecer quais as diferenças entre estas categorias e como usá-las corretamente.
Primeiramente, o telemarketing ativo “vai atrás” do cliente, necessitando de um operador com os números dos contatos para realizar as ligações e tentar persuadi-los.
Já o telemarketing receptivo se caracteriza pelo fato de ser o cliente que entra em contato com o operador da empresa, tendo como intuito se informar, resolver problemas ou solicitar a contratação de serviços. Esta área do telemarketing é uma das que mais recebem reclamações dos consumidores. Por isso, quem trabalha neste ramo deve concentrar forças para gerar o mínimo possível de rejeição.
Aprenda a usar o telemarketing ativo para vender mais
Você tem uma empresa e descobriu que as suas vendas estão estagnadas? Pois bem, nem sempre propaganda e marketing efetivo dos produtos é suficiente para efetivar as vendas.
Neste caso, que uma boa alternativa para tirar o seu negócio da mesmice é apostar em ações mais “agressivas”, ou seja, ir atrás dos possíveis consumidores através do número de telefone e instigá-los a comprar as suas mercadorias.
Veja algumas dicas de vendas para melhorar a sua efetividade.
Aprenda abaixo como usar o telemarketing ativo para vender mais!
1 – Conheça os consumidores em potencial
Antes de qualquer coisa é preciso compreender que a empresa só irá vender se tiver pessoas interessadas em consumir os seus produtos, não é verdade? Mas, caso estes indivíduos não estejam procurando a sua marca espontaneamente, o que deve ser feito? Bom, a resposta é simples, basta ir atrás dos clientes em potencial e conquistá-los.
Você possui dificuldades para conseguir clientes? Veja agora mesmo como conquistar os clientes e melhorar suas vendas.
Muitas empresas se “perdem” na hora de persuadir os clientes em potencial, pois não sabem onde encontrá-los e acabam “atirando” para todos os lados, o que dificilmente irá trazer resultados positivos.
Para encontrar estes consumidores, o ideal é estudar o histórico de compras realizadas anteriormente, a partir daí, pode-se ligar para os compradores e oferecer serviços parecidos com os que já foram consumidos por eles.
2 – Reserve um horário para fazer prospecção pelo telemarketing ativo
Qualquer empresa que se prese e deseja ser bem sucedida tem que ter objetivos a serem alcançados. No caso das empresas que utilizam o telemarketing ativo para efetuar vendas de produtos, é preciso reservar um horário para fazer prospecção.
O ideal é que a empresa faça a prospecção todos os dias ou uma vez por semana, reunindo os líderes e os vendedores para elaborar planos de como as vendas serão realizadas, quais as metas a serem batidas no dia, semana e mês, orientar a forma como os clientes em potencial serão abordados.
Outro fator de suma importância é o horário que serão feitas as ligações, existem momentos mais propícios, bem como dias de semana, estude-os, você não deseja ligar para os clientes em horários importunos e que será mal atendido, correto?
3 – Mantenha a empresa organizada
Um erro muito comum entre as empresas de telemarketing ativo é sair correndo atrás dos consumidores, mas sem ter nenhum tipo de direcionamento, o que não as leva a lugar nenhum.
Portanto, antes de começar a ligar, pare e organize a empresa. Comece estabelecendo quais são as necessidades, como as atividades serão realizadas e criando uma lista das pessoas que receberão um telefonema da sua marca.
Verifique se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas no tempo previsto. Os operadores de telemarketing ativo colocam as atividades em prática do modo correto? Entre outros pontos específicos do seu tipo de negócio. Além disso, também se deve mensurar os resultados e objetivos, pois este processo oferece informações que podem ser discutidas no momento da prospecção.
4 – Oriente os operadores de telemarketing ativo a serem educados
Imagine que você está em um momento de lazer com a sua família e recebe a ligação do representante de uma marca, o qual deseja lhe vender uma mercadoria a todo o custo. Muito possivelmente, a sua reação será de rejeição, concorda? Afinal de contas, ninguém quer se sentir coagido a ter que adquirir algo de qualquer.
As empresas com este tipo de funcionário tendem a perder clientes e, consequentemente, lucros. O grande ponto chave para conseguir efetivar as vendas através do telemarketing ativo não é “vender o produto”, mas sim, fazer com que o cliente sinta a necessidade de comprar, fazer com que ele acredite que deseja comprar e não que você está empurrando algo.
Para não ser uma marca vista como “chata” aos olhos dos consumidores em potencial, é recomendado que a empresa oriente os operadores de telemarketing ativo a serem educados, pois estão entrando na vida de outras pessoa e o modo como isso é feito pode ser crucial para efetivar a compra ou não.
Sendo assim, ao ligar para um possível cliente, é aconselhável que o operador seja educado, pergunte se a pessoa tem um tempinho disponível para lhe ouvir. É importante que as informações sejam passadas detalhadamente, encorajando o indivíduo a comprar o produto, mas sem assumir um tom imperativo, ou seja, insistir demais, pois isto pode levá-lo a desligar o telefone.
5 – Mantenha os operadores de telemarketing ativos bem preparados
Você se sentiria encorajado a comprar um produto cujo vendedor que está oferecendo não sabe especificá-lo corretamente? Dificilmente a compra seria levada a diante, não é verdade? Se você não compraria, porque o seu público-alvo deveria comprar? Por isso, tome o cuidado de manter os operadores de telemarketing bem preparados.
Nesta fase, a primeira coisa a se fazer é ensinar aos operadores a se comunicarem, pois é necessário que eles consigam se adaptar à linguagem da empresa e do seu público-alvo. Por exemplo, caso a organização atue na venda de joias caras, tem-se que utilizar um vocabulário mais requintado.
Também, é preciso que os operadores conheçam tudo sobre os produtos ou serviços que vendem, devendo ter na “ponta da língua” as informações sobre as suas finalidades, preços, formas de pagamento e a forma de proceder para comprar. Dessa maneira, as possibilidades de a pessoa desistir da comprar são menores.
estamos precisando de vendas urgente.
qual o publico alvo desta modalidade
Muito obrigado , amanha é meu primeiro dia em um call center ativo voltado a telefonia .
Esse artigo serviu para esclarecer muitas duvidas .
By: Marcos Tankian