Sinapse de Inovação: Aprenda Como Realizar Seu Negócio



Sinapse de Inovação: Aprenda Como Realizar Seu NegócioQuer descobrir como realizar a sua ideia de negócio? Conheça a Sinapse de Inovação!

Você tem uma grande ideia de negócio, mas não tem os meios técnicos e financeiros para transformá-la em realidade? Muita gente se encontra nesta mesma situação, o que é uma pena para a economia brasileira, uma vez que ela deixa de ganhar empreendedores que poderiam contribuir para com o seu crescimento.




Para não desperdiçar mais os talentos brasileiros do setor empresarial, foi criada a Sinapse de Inovação, que tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo no Brasil, fazendo com que as pessoas que tenham boas ideias de negócios, mas não sabem por onde começar, recebam a orientação adequada e obtenham acesso aos meios necessários para dar início ao empreendimento sem maiores transtornos.

Uma boa dica é juntamente com a sinapse de inovação fazer cursos SEBRAE, que auxilia muito no gerenciamento de um negócio, principalmente para pessoas inexperientes.

Porém, a sinapse de inovação ainda é um serviço pouco conhecido entre os empreendedores. Este programa é bastante completo, sendo capaz de ajudar o aspirante a empreendedor a aprimorar a sua ideia e, posteriormente, tomar as medidas cabíveis para que ela seja bem sucedida na prática.

Quer mais dicas? Veja nosso texto de como ser um empreendedor.

Para você que almeja abrir o seu negócio próprio e está com dificuldades, elaboramos esse texto com muitas informações sobre sinapse de inovação. Confira abaixo!




O que é Sinapse de inovação?

A Sinpase de Inovação é um programa de fomentação do empreendedorismo que foi criado através da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), que trabalha com o desenvolvimento de projetos inovadores na área da tecnologia.

O objetivo do programa é transformar e aplicar as ideias de negócios que são concebidas a partir de pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas, que possuam o mínimo de conhecimento econômico em negócios.

O programa Sinapse da inovação funciona como uma comunidade de empreendedores, a qual se incumbe de possibilitar a discussão sobre boas e inovadoras ideias de empreendimento.

Pensando nisso, o programo pode ser acessado através do seu Portal oficial na internet, em que algumas das ideias ficam expostas, normalmente são aquelas com maior potencial empreendedor, podendo receber estímulos técnicos ou financeiros para que sejam colocadas em prática.

Veja, na verdade, o sinapse de inovação cria uma espécie de publicidade para a sua idade, auxiliando na busca de investidores,  é realmente uma atitude legal e que vale a pena fazer utilizar.


Quem pode se beneficiar da Sinapse de inovação?

Você deve estar se perguntado, por que um programa se colocaria a disposição para fomentar projetos de empreendedorismo inovadores? Bom, a resposta é simples, trata-se das mudanças que um novo empreendimento bem estruturado pode trazer para a sociedade.

Atualmente, contamos com inúmeras empresas inovadoras, que só se tornaram viáveis devido ao fato de alguém acreditar e bancar a ideia, desde quando ainda estava no papel.

Eu sei que você deve estar pensando, existem milhares de pessoas tendo ideias de negócios diariamente, e até concordo com você, mas a questão é, realmente são inovadoras? Tem qualidade? Existe a famosa viabilidade ou são meros sonhos infantis?

Ideias inovadoras e que realmente sejam viáveis, as quais, apontadas por uma análise de mercado demonstrem que existe um público alvo com forte demanda, são poucas. Por isso, análise bem a sua ideia, porque os investidores não irão apostar seu precioso dinheiro em algo que não lhe demonstre que realmente pode duplica-lo. Sugiro ainda que monte uma planilha de fluxo de caixa, mesmo que sejam utilizados dados estimativos.

Sendo assim, existe praticamente uma pirâmide de pessoas que podem se beneficiar com a Sinapse de inovação. Em primeiro lugar, as pessoas que mais têm a ganhar com isso são os estudantes, pesquisadores e profissionais que possuem uma ideia, mas não detém as condições necessárias para torná-la uma realidade.

Ao fomentar o empreendedorismo, as empresas investidoras, pesquisadores e orientadores também saem ganhando, pois podem associar as suas marcas a um projeto inovador, que no futuro pode lhe trazer benefícios diretos.

Por fim, a sociedade também é beneficiada quando surge um novo empreendimento, uma vez que ocorrerá a geração de empregos, estímulo da economia, promoção da cultura e mais praticidade.




Simplificando, todos saem ganhando, este é o motivo de funcionar tão bem o projeto.

O que a Sinapse de inovação faz por você?

Conforme já foi dito, a Sinapse de inovação é um programa bastante completo, logo, oferece suporte e diversos benefícios a quem tem inovação e criatividade, uma ideia de negócio e muita vontade de ingressar no mercado. Por isso, acompanhe o que a sinapse de inovação faz por você:

1 – A Sinapse de Inovação divulga a ideia do empreendimento

Muitas vezes, tudo que alguém que tem uma ideia de negócio precisa de um empurrãozinho. Pensando nisso, o programa sinapse de inovação se encarrega de dar a orientação que o empreendedor precisa e ainda possibilita que mais pessoas físicas ou jurídicas possam ser agregadas no projeto.

Isso acontece porque o programa divulga as melhores ideais de empreendimento no seu portal, permitindo que possíveis investidores possam conhecê-las e, caso se identifiquem, entrem em contato para se tornar um investidor, viabilizando o negócio e tornando-o uma realidade. Além disso, com a divulgação, pesquisadores da mesma área podem ajudar a aprimorar a ideia até que chegue a um modelo ideal.

2 – Capta recursos de gestão

Ter uma ideia de negócio inovadora é difícil, mas é ainda mais difícil conseguir geri-la desde quando está no papel até o seu funcionamento. Para evitar falhas no desenvolvimento do empreendimento, a sinapse de inovação tem como tarefa promover a captação de recursos de gestão.

Particularmente, sugiro que você tenha um bom planejamento estratégico de empresa para saber exatamente o “caminho” que irá seguir em cada etapa do seu negócio, tudo sem deixar de lado o bom e velho planejamento!

Portanto, ao ter o seu projeto selecionado pelo programa, você terá a oportunidade de conhecer as empresas que atuam em setores semelhantes, entrando em contato com os melhores profissionais do mercado para conhecer como funciona a sua gestão e até mesmo receber orientações e ajuda prática para que a ideia seja um verdadeiro sucesso, no planejamento e na prática.

Veja mais sobre gestão financeira para o seu negócio.

3 – Oferece suporte técnico e financeiro

Uma das etapas mais importantes para que seja possível a transformação de uma ideia em um negócio é o domínio das ferramentas e métodos necessários, além da captação de capital, que é um dos maiores problemas enfrentados por quem decide empreender.

Levando isso em consideração, o programa sinapse de inovação oferece suporte técnico e financeiro para os desenvolvedores dos projetos.

O programa se encarrega de procurar possíveis investidores que tenham interesse e que desenvolvam atividades semelhantes às propostas dos projetos escolhidos, quando esses investidores são encontradas, ocorre uma intermediação em relação as duas partes interessadas até a abertura do negócio, fazendo com que ambos saiam ganhando.

4 – Encaminha os projetos para empresas incubadoras

Há ideias muito boas de empreendimentos inovadores que chegam até o Portal sinapse de inovação, no entanto, elas ainda precisam ser estudadas com mais detalhes e melhoradas para que, quando forem colocadas no mercado, não apresentam falhas que possam reduzir o seu potencial de crescimento e lucratividade.

Dê olho nessa necessidade dos aspirantes a empreendedor, o programa sinapse de inovação encaminha os projetos para empresas incubadoras, que são aquelas organizações que trabalham com o desenvolvimento de pequenas empresas com um projeto inovador e grande potencial de rentabilidade, estudando-as e projetando-as a partir de uma visão estratégica, além de viabilizar parcerias, recursos financeiros e técnicos.

Como participar da do programa Sinapse de inovação?

Definitivamente, o programa sinapse de inovação é de grande ajuda para quem deseja ingressar no mercado, concorda? Se você faz parte deste grupo de pessoas que desejam iniciar-se como empreendedor, acompanhe como participar do programa:

1 – Desenvolver uma ideia inovadora

Em primeiro lugar, é preciso que você tenha uma ideia de negócio, mas não pode ser qualquer ideia, tem que ser algo novo e inovador, que represente um impacto na sociedade, trazendo benefícios para o mercado e para a comunidade ao seu redor.

2 – Se candidatar ao concurso da Sinapse de inovação

Você tem uma boa ideia de negócio? Então não perca mais tempo e se candidate ao concurso da sinapse de inovação. Para fazer isso, basta entrar no portal do programa e ir até o link “Se candidatar”, que apresenta todas as diretrizes para ser um dos beneficiados, além de orientar o passo a passo de como deve ser elaborado o escopo do seu projeto.

3 – Aguardar a chamada da Sinapse de inovação

Após se inscrever no programa Sinapse de inovação é só aguardar o processo de análise e de aprovação. A lista com os selecionados é divulgada no próprio portal, além de os aprovados serem comunicados através dos contatos fornecidos no momento da inscrição.

Que tal utilizar a sinopse de inovação para realizar sua ideia de negócio?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here