Como Ser um Empreendedor – Aprenda o Passo a Passo



Como Ser um Empreendedor – Aprenda o Passo a Passo
Como Ser um Empreendedor

Está cansado de trabalhar de empregado? Quer mudar de vida e ser dono do seu próprio negócio? Já pensou alguma vez em se tornar um empreendedor? Não é nada impossível, veja agora como ser um empreendedor e começar o seu próprio negócio.

Milhares de pessoas sonham em ser um empreendedor de sucesso, conseguir sua independência financeira, fazer seu próprio horário, vencer obstáculos, gerir seu próprio negócio e, principalmente, realizar-se pessoalmente.




Ser um empreendedor não é tão simples quanto possa parecer, não é procurar por qualquer negócio, legalizar e esperar que os clientes venham até sua empresa. Empreendedores de sucesso passam horas e horas do seu dia não cuidando do seu negócio, mas planejando, estudando, fazendo cursos, atualizando-se, enfim, é realmente complexo.

Veja alguns erros de pequenas empresas para não cometer os mesmos.

Ser empreendedor é muito mais do que ter um negócio, por isso, vamos ensinar agora como ser um empreendedor e como ter um negócio de sucesso.

O que é ser um empreendedor

As pessoas confundem muito o que é empreendedor, para elas, empreendedor é todo aquele que monta um negócio próprio, mas não é isso!

Empreendedor é uma terminologia utilizada para identificar quem faz empreendimentos, seja aplicações em negócios ou em outra coisa. Porém, focando nos negócios, empreendedor é a pessoa que ao abrir a sua empresa, inicia um processo de crescimento.




A questão é, você deseja ser apenas um empreendedor ou quer ser um empreendedor de sucesso? Essa é a diferença crucial no empreendedorismo, ser empreendedor na visão geral qualquer um pode, agora, atingir o sucesso é para poucos.

Confira 4 dicas para jovens empreendedores.

Um empreendedor de sucesso precisa adquirir ou já ter algumas características que serão importantes, dentre elas estão a capacidade de liderança, sentir-se a vontade com novos desafios, visão inovadora, criatividade, senso próprio de direção, capacidade de análise de investimentos, organização e muita disciplina.

Se você reúne essas características já tem boa parte do caminho trilhado.

Veja os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.


Preparação de Como ser um empreendedor

Você precisa se preparar antes de se tornar um empreendedor, antes mesmo de abrir o seu negócio, porque depois pode ser tarde para corrigir os erros que possui.

Como empreendedor de sucesso é necessário, antes de tudo, analisar uma ideia e verificar se a mesma possui chances de ter resultado. Não basta também ter apenas uma ideia interessante, é preciso ter a capacidade para colocar em prática, ou seja, conhecimento técnico, recursos e estrutura.

Quer resumir uma pessoa bem preparada para ser um empreendedor? Simples, calculista, planejadora, segura, confiante e que sabe arriscar mensurando os riscos ao identificar a oportunidade certa.

Comece analisando agora o perfil do empreendedor brasileiro.

Assim, prepare o seu psicológico e analise as oportunidades e riscos das ideias de negócios que você tem, sem contar que se deve fazer um plano prévio de viabilidade.

Como escolher o negócio certo

Esse é o quesito número 1 para ser um empreendedor de sucesso, escolher o negócio certo!

Se você optar por uma ideia de negócio infrutífera, que está de acordo com suas capacidades e expectativas de crescimento do mercado, nem mesmo sendo o melhor administrador você conseguirá o resultado. Ora, por que não procurar pelo negócio ideal? É bem mais simples.




Está sem ideias? Confira nosso texto sobre o melhor ramo de negócio para investir.

Mas afinal, como fazer para escolher o negócio certo? Muita atenção, agora você vai receber as dicas de “ouro”.

  1. Faça uma relação de todas as ideias que tiver, anote-as no papel.
  2. Verifique o grau de capacidade técnica e conhecimento que possui na área, descartando aquelas que você não tem a menor “noção” de como funcionam.
  3. Analise se o setor das ideias que você teve está em expansão.
  4. Descubra o público-alvo do seu negócio.
  5. Faça uma pesquisa de mercado para descobrir se a sua região possui público interessado na sua ideia.
  6. Crie um planejamento estratégico e um plano de negócios.
  7. Realize uma análise financeira com todos os custos do negócio.
  8. Realize um estudo sobre a estimativa de retorno de lucros.
  9. Elabore um plano de marketing detalhado e eficiente.

Siga esses passos e não terá problemas, pois ao final saberá exatamente se a ideia de negócio será ou não produtiva e eficiente.

Análise de retorno ao ser um empreendedor

Talvez esteja se perguntando, como assim análise de retorno ao ser um empreendedor? A análise de retorno não é a mesma realizada na fase acima para descobrir se o negócio é ou não produtivo? NÃO!!!

A análise de retorno ao ser um empreendedor que estamos nos referindo é voltada para verificar se vale ou não fazer parte desse grupo seleto.

Ao ser um empreendedor você não estará apenas ‘arriscando’ abrir um negócio, investindo recursos e iniciando uma nova fase da vida, mas também estará abrindo mão de ser “empregado” e receber uma renda salarial mensal que poderia ser bem atraente e resolver os seus problemas financeiros, essa é a questão principal.

Por isso, leve em consideração alguns fatores antes de decidir ser um empreendedor, são eles:

  • Carga horária de empregado x empreendedor: acredite, empreendedor trabalha muito mais.
  • Feriados: empreendedor raramente terá feriados, mas o funcionário sempre tem.
  • Investimento: empreendedor terá de investir recursos para iniciar.
  • Possibilidade de não obter renda: principalmente no início, o empreendedor costuma apenas ganhar para arcar com as despesas do negócio.
  • Comodismo x não comodismo: quando se é funcionário impera um comodismo único, já o empreendedor raramente poderá “ficar parado”, já que terá de desempenhar todas as funções na empresa, desde gestão até a execução de atividades.
  • Satisfação pessoal: existem pessoas que sonham em ser um empreendedor por causa da satisfação pessoal, e esse é o requisito número 1 a ser analisado. Ser um empreendedor te trará satisfação pessoal? Se a resposta for sim, 70% do retorno de ser um empreendedor é isso, porque te deixará feliz e de “bem com a vida”.

Tenha certeza que você quer ser um empreendedor antes de se tornar um, porque depois pode ser difícil voltar a trás.

Como regularizar a sua empresa

Regularizar a empresa é um fator realmente importante, pois assim conseguirá ter um CNPJ e adquirir produtos com prazos e valores diferenciados, principalmente na modalidade atacado.

Para regularizar sua empresa você terá que se adequar a uma categoria de empresário/empreendedor.

Pequenas empresas costumam se enquadrar ou como micro empreendedor individual (MEI) ou pequeno empresário (empresário individual). Em termos de “vantagens” o MEI se torna o mais atraente, já que a tributação é bem inferior, mas, como nada é perfeito, existe uma série de requisitos, principalmente quanto aos ganhos e quantidade de funcionários.

Conheça a teoria geral da administração.

Para regularizar a empresa através do MEI você pode acessar aqui e fazer a inscrição.

O empresário individual não terá os benefícios de tributação que nem o Micro Empresário Individual, porém, também não estará restrito a quantia de funcionários e ganho máximo estipulado.

Para fazer o cadastro como Empresário Individual é mais complicado, por isso, listarei em formas de passos:

1. Passo

Você precisará fazer o registro como empresário individual na Junta Comercial, ou seja, declarar-se Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Ainda, nesse mesmo ato será preciso apresentar o requerimento para empresário, então não se esqueça de fazê-lo.

Veja mais sobre empresário individual.

2. Passo

Também será necessário fazer a inscrição na Secretaria da Receita Federal. Normalmente pode-se realizar a inscrição na própria junta comercial ao entregar o requerimento para empresário, porém, em algumas localidades ainda é necessário se deslocar até a Receita Federal para fazer isso.

3. Passo

Depois de ter feito a inscrição na Secretaria da Receita, na modalidade de prestação de serviços será necessário fazer a inscrição na secretaria de finanças ou também conhecida como fazenda da Prefeitura. Provavelmente terá algumas taxas que deverão ser implicadas.

Agora você poderá pedir a expedição do Alvará de funcionamento.

Não se preocupe com trabalhar antes de chegar o seu alvará, pois receberá uma documentação provisória para trabalhar até o momento da chegada do seu alvará.

Comece a ser um empreendedor com conhecimentos avançados, aprenda sobre gestão estratégica.

Dicas para abrir seu negócio

Ao abrir um negócio e se tornar um empreendedor é importante toda a ajuda, ainda mais se não tiver muita experiência no assunto.

Uma dica que realmente funciona é, gaste no que precisa gastar e economize no que não fará falta. É comum os empresários de primeira viagem não utilizarem serviços de pessoas profissionais, acabando por ter sérios transtornos posteriormente.

Procure um bom contador para lhe ajudar na parte financeira e abertura da empresa.

Evite sociedade. Está com pouco dinheiro? Precisa de alguém para lhe ajudar? Está com “medo” de começar sozinho? Não abra sociedade igual, faça você mesmo, guarde dinheiro, procure por recursos com baixas taxas de juros, mas evite a sociedade.

Ter um sócio é o exemplo clássico de alguém que não confia na ideia e precisa da opinião dos outros, característica essa que vai totalmente contra um empreendedor de sucesso. Além disso, terá de reduzir os lucros e, afinal, você acredita na sua ideia, acha que vai lhe dar muito dinheiro, estudou para isso, por que dividir os lucros?

Aprenda como funciona a administração de produção.

E você, pronto para ser um empreendedor de sucesso?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here