Perfil do empreendedor brasileiro



    Paixão, audácia, atualização, independência, pragmatismo e luta. Essas são as características do empreendedor brasileiro, segundo uma pesquisa feita com 3 mil deles pela Endeavor em parceria com o Ibope Inteligência. Após uma série de entrevistas com proprietários de negócios, empresários em potencial e pessoas que não querem ser donos de empresas, a pesquisa chegou a tal conclusão para poder criar produtos e serviços adequados aos aspectos relacionados, segundo o gerente da área de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor, Amisha Miller.

    Maioria dos negócios nasceu por oportunidade

    Perfil do empreendedor brasileiroOs resultados do levantamento feito mostram que os negócios foram criados, em sua maioria, por oportunidade de mercado, e não por questão de necessidade. Neste sentido, o brasileiro começou a levar em conta que ter a própria empresa é um caminho para o seu desenvolvimento profissional e independência financeira. Ao contrário do que normalmente se pensa, de que ter um empreendimento próprio é uma opção ao desemprego, a pesquisa feita pela Endeavor mostrou que esta não é a realidade na maior parte dos casos.




    Pesquisa também revela problemas no empreendedorismo

    A pesquisa também revela problemas no empreendedorismo brasileiro: o apagão que existe na educação e que deve ser suprido. De quatro grandes problemas enfrentados pelos empresários no país, três estão intimamente ligados à carência de conhecimento sobre gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração da empresa.

    Perfis dos empreendedores brasileiros

    Se a paixão, a atualização, a independência, o pragmatismo e a luta são características marcantes nos empresários brasileiros, confira então o perfil exato deles detectado pela pesquisa:

    Apaixonado: as mulheres, em maior parte, compõem este grupo, com idades entre 25 e 35 anos. Este tipo de empreendedor é autossuficiente, procura investimentos para o seu negócio e recursos financeiros constantemente. Pode receber como vantagens cursos a respeito de acesso a capital, inovação e networking.

    Antenado: A atualização é a marca deste grupo de empreendedores. Em sua maioria jovens com foco em empresas que oferecem serviços, são normalmente muito informados e utilizam a internet a todo momento. Por outro lado, seus negócios correm o risco de falir e também existe muita incerteza quanto aos retornos financeiros.




    Independente: Neste conjunto, estão os empresários mais maduros e já estáveis. Normalmente, não costumam acessar a internet constantemente, podem estar a frente de bares e restaurantes. Necessitam unir o lado pessoal com o trabalho e ainda ir em busca de informações.

    Arrojado: Grande parte destes empreendedores são homens e lutam bastante para a empresa crescer. São comprometidos com o negócio, mas encaram a incerteza do retorno financeiro e os obstáculos de aliar o trabalho com o lado pessoal.

    Pragmático: Este grupo conta com empresários jovens e que se tornaram assim por conveniência. Utilizam muito a internet e especialmente as redes sociais. Normalmente, atuam sem ninguém, gostam de trabalhar sozinhos, mas em compensação enfrentam o baixo faturamento anual e a carência de investimento.

     Lutador: Os empreendedores deste grupo não faturam tanto, são informais e estabilizados. Possuem nível de escolaridade baixo e não têm acesso à internet. Enfrentam obstáculos como a baixa renda e a falta de informações a respeito de como gerir o próprio negócio.

    Título: Empreendedor brasileiro é apaixonado, antenado e independente
    Veículo: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
    Data: 30/04/2013





    FIQUE ATUALIZADO!

    Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here