Como Fazer um Funil de Vendas – Veja Aqui!

Como Fazer um Funil de Vendas – Veja Aqui!
Como Fazer um Funil de Vendas

Depois da descoberta do funil de vendas os grandes mestres das vendas não deixam mais de lado, você sabe por quê? As vendas sofrem um aumento incrível. Quer aprender como fazer funil de vendas e melhorar o seu negócio? É só conferir!

O funil de vendas é um estudo realizado por especialistas que resultou no descobrimento de etapas que são necessárias serem transcorridas pelos consumidores até o momento da conversão em compra. Aplicar corretamente o funil de vendas é sinônimo de boas vendas e aumento significativo na taxa de efetivação de compras.

Embora as técnicas de funil de vendas possam ser aplicadas em negócios físicos, desde que adaptado, a sua efetividade e importância é maior nos negócios online, já que a quantidade de visitantes nas páginas é bem maior.

Agora é a hora de aprender algumas dicas de vendas, aproveite.

Ao estudar o funil de vendas você encontrará centenas de posicionamentos no tocante a quantidade de fases e fases que existem, por isso, não iremos trabalhar as “fases” por nomenclatura, mas sim um passo a passo de como fazer um funil de vendas efetivo.

1. Passo de Como Fazer um Funil de Vendas – Atrair

O primeiro passo do funil de vendas ou também como é conhecido pipeline de vendas é atrair os visitantes para uma página específica. Pense da seguinte forma, o funil inicia-se com uma grande quantidade de pessoas e, com o passar das etapas, começa a afunilar e reduzir, sobrando apenas aqueles que compram o produto e se tornam seus clientes.

Nos negócios online, que são nosso foco nesse texto, utiliza-se o chamado marketing digital para atrair os clientes.

O Marketing digital compreende uma série de estratégias específicas para aumentar a quantidade de visitas e acessos de uma página virtual, seja ela blog ou site.

Quer conhecer mais sobre as estratégias de marketing digital?

Você pode atrair as visitas basicamente para 4 segmentos:

  • Site;
  • Landing Page;
  • Blog;
  • Rede Social;

É possível buscar visitas para esses 4 segmentos, porém, já podemos frisar que o mais efetivo é a landing page.

A landing page é uma página com inúmeras informações para um objetivo. Ao contrário dos sites, não possui categorias, páginas e etc, mas tão somente uma única página de internet com todas as informações pertinentes sobre algo, bem como com o campo de e-mail para a pessoa subscrever ou a opção de comprar o produto/serviço que está sendo feita a propaganda.


Conheça o marketing de relacionamento para auxiliar ao estreitar as relações com seus clientes.

Através de estudos descobriu-se que a maneira mais efetiva de se conseguir atrair os clientes e conduzi-los até a próxima fase “captura” é através de páginas “acessórias” de caráter informativo, as quais encaminham as pessoas até a landing page.

Exemplos de excelentes páginas informativas para conduzir os visitantes à landing pages são os blogs. Quando a pessoa acessa o blog e recebe o conhecimento, links voltados para a landing pages poderão ser clicados. Como nem tudo é perfeito, o problema de utilizar o blog como página acessório é que se perde muitas das visitas por não clicar nos links que direcionarão para landing pages, porém, consegue-se maior índice de engajamento. Resumindo, ganha-se de um lado e se perde do outro.

Quer adentrar mais no conhecimento de mídias sociais? Veja nosso texto sobre marketing digital em redes sociais.

2. Passo de Como Fazer um Funil de Vendas

– Capturar

A captura do visitante é o passo chave para conseguir ter sucesso com o seu funil de vendas, até porque, a pessoa que não for “capturada” será um cliente a menos que você poderia ter atingido.

Quando falamos em conseguir a captura do cliente significa fazer ele fornecer as informações necessárias para que você possa entrar em contato com ele para fazer as ofertas dos seus produtos.

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Captar um visitante não é uma tarefa simples, basta pensar em você mesmo, quantas vezes já viu campos para subscrever (inserir o e-mail) e você o fez? Poucas eu garanto!

Ninguém gosta de deixar dados de contatos, ainda mais se for algo pessoal, por isso é preciso trabalhar técnicas de captura no funil de vendas.

Uma técnica de prospecção muito utilizada e que traz resultados impressionantes é oferecer algo de “graça”, porém, mediante o fornecimento dos dados, ou seja, um CADASTRO.

Um dos materiais mais comuns de serem oferecidos gratuitamente para conseguir a prospecção do cliente no funil de vendas é os cursos e e-books grátis. Embora possa dar, em um primeiro momento, trabalho para criá-lo, depois você poderá oferecê-lo gratuitamente para milhares de pessoas, claro, em troca do cadastro.

Confira como montar uma loja virtual e iniciar com a técnica de funil de vendas no seu próprio empreendimento.

Além disso, a fase de captura do cliente lhe permitirá contato com pessoas que talvez até não comprem seu produto, mas saberá que ela pode ser um cliente em potencial, afinal, ela estava visitando seu produto, isso significa que ela se interessa pela área.

3. Passo do Funil de Vendas – Nutrir

Nutrir é uma palavra bastante utilizada no cotidiano das pessoas, você sabe o que significa nutrir algo? Ou melhor, nutrir uma pessoa para que ela compre?

No quesito vendas, nutrir um consumidor é instigá-lo a comprar seu produto, é fazer com que ele veja em seu produto a solução dos problemas, sentir a necessidade de que precisa para “ontem” do produto que está na sua frente.

Após o cliente subscrever na página para receber o produto oferecido, deve-se colocar uma página bem estruturada, com informações que façam o visitante realmente acreditar que o produto vai satisfazer o seu problema e expectativa.

Conheça sobre o inconsciente coletivo para melhorar as técnicas de escrita e influência sobre seus visitantes.

Para maximizar o grau de engajamento e fazer com que os visitantes sintam-se intrigados, você pode utilizar técnicas como escassez, promoções, mensuração do problema do visitante e oferecer outros cursos/produtos juntos gratuitamente.

Uma excelente forma de conseguir nutrir o visitante, focando na construção de credibilidade e confiança na empresa é através de depoimentos e vídeos de pessoas que já adquiriram o produto. Essa técnica costuma funcionar bem, aumentando em até 30% o nível de pessoas que seguem para a próxima fase do funil de vendas.

4. Converter

Converter é fazer o cliente que está nutrido e esperançoso de conseguir um produto que resolverá os seus problemas comprar definitivamente, pagar o valor.

O ser humano, por natureza, tem uma certa insegurança na hora da compra, o que gera uma barreira, por isso é importante a fase de nutrir o cliente, assim conseguirá concretizar mais facilmente a compra.

Que tal algumas técnicas de vendas?

Uma técnica brilhante de vendas e que traz resultados fantásticos, comprovados cientificamente, é a utilização de um produto gatilho.

O produto gatilho é aquele produto que você quase “dá” para o cliente, para ele não poder, em hipótese alguma, recusar, porque é realmente imperdível. Veja, o produto precisa ser do interesse do cliente e realmente imperdível, porque o preço é único, jamais vai encontrar novamente.

Sugere-se que o preço desse produto não exceda o valor de R$ 50,00 reais, quantia esta que não costuma “pesar” no bolso do cliente. O melhor é oferecer algo por R$ 5,00 reais a R$ 10,00 reais, que o visitante possa comprar sem qualquer ressentimento.

Quando você consegue fazer o cliente comprar o produto ele libera endorfinas, criando uma sensação de satisfação, felicidade e recompensa por ter comprado o produto. Estudos comprovam que devido a isso, o cliente ficará 20x mais propenso a adquirir o próximo produto.

Claro, o próximo produto que você estará oferecendo será o seu principal e, provavelmente, terá um preço bem significativo, mas pelo menos terá uma maior “colaboração” do visitante, que estará propenso a adquirir o produto.

Também, podemos destacar que o cliente já terá uma certa confiança na empresa, pois já realizou a compra de um produto.

Lembre-se que oferecer uma boa qualidade no atendimento é fundamental!

Devido ao fato de o cliente já ter comprado 1 produto seu, embora irrisório o valor, agora é realmente mais fácil comprar outro, afinal, também já deixou seus dados bancários, os quais ficam “armazenados” para uma compra rápida e simples.

Assim, utilize um botão de comprar que basta clicar que a compra é realizada rapidamente, sem burocracia, aparecendo apenas uma tela perguntando se confirma e com os dados bancários já cadastrados.

A burocracia no quesito de comprar só atrapalha, tente evitar isso.

Agora que você já sabe como fazer um funil de vendas, que tal aplicá-lo?

FIQUE ATUALIZADO!

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2 COMENTÁRIOS

  1. Estou tentando construir um funil de vendas faz tempo, mas faltavam algumas definições importantes. E eis que encontro esse site com tudo o que precisava.

    Muito obrigado

    :

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