Sistema de Informação Gerencial – Veja Como Usar



Sistema de Informação Gerencial – Veja Como UsarA administração de uma empresa é sempre algo a se aprimorar. Veja no que o Sistema de Informação Gerencial ajudar.

O que você acredita que uma empresa tem que ter para ser bem sucedida no mercado? A sua resposta foi investir em uma administração de qualidade? Com certeza você está no caminho certo. Uma empresa bem administrada tem mais chances de se destacar e aumentar a lucratividade, uma vez que trabalha na redução dos erros e na ampliação dos acertos.




Ainda não tem a sua empresa? Veja como ser um empreendedor e torne-se um empresário!

A administração é uma palavra simples, mas que tem um conceito e aplicação relativamente complexos, visto que é composta por inúmeros fatores. Muitas empresas sonham com um sistema que integre todos os elementos administrativos e acredite, isso não é mais um sonho, e sim uma realidade, graças ao Sistema de Informação Gerencial, o qual reúne todas as funções administrativas que uma empresa precisa em um só local.

O Sistema de Informação Gerencial é responsável por trazer mais praticidade para as empresas, contudo, ainda há muitos empresários que não adotaram ou não sabem como tirar um bom proveito desta ferramenta, que é moderna e eficaz.

É comum as pessoas que não tem conhecimento aprofundado na área de administração acreditar que se trata apenas de gerenciar uma empresa, porém, o que realmente acontece é que a administração se divide diversos segmentos, você terá de administrar equipes, estoques, materiais, setor de recursos humanos, entre tantos outros. A parte financeira ou gerencial da empresa são apenas alguns dos diversos segmentos mais conhecidos. E é exatamente para auxiliar nisso que surge o sistema de informação gerencial.

Para você que está procurando uma forma de integrar seu sistema gerencial e maximizar o seu aproveitamento, aproveite para tirar suas dúvidas com nosso texto sobre Sistema de Informação Gerencial.




O que é Sistema de Informação Gerencial?

O Sistema de Informação Gerencial, também chamado de SIG, pode ser definido como um método formal de administração, que se caracteriza por reunir as informações e ferramentas necessárias para administrar uma empresa. A partir deste sistema, é possível ter mais facilidades para as tomadas de decisões, realizar planejamento, controlar e executar as atividades.

A partir do uso do SIG, o administrador pode controlar todas as informações geradas pelas atividades do negócio, pois é possível ter acesso aos dados anteriores (passado), do presente e projetar os do futuro.

O sistema de informação gerencial é realmente incrível, funcional e facilita muito a questão de administração da empresa, principalmente na tomada de decisões em planejamentos estratégicos, vale a pena conferir mais de perto.

Qual é a importância do Sistema de Informação Gerencial para a sua empresa?

Cada vez mais as empresas têm recorrido ao Sistema de Informação Gerencial, pois ele tem se mostrado muito prático e funcional. Está em dúvida quanto aos benefícios que o SIG pode trazer para a sua empresa? Listamos alguns dos principais.

1 – Redução dos custos de operação

Um dos principais benefícios do Sistema de Informação Gerencial é promover a redução dos custos de operações. Ao adotar este pacote de ferramentas, a empresa poderá cumprir a maioria das suas funções em um único local, de maneira ágil e com segurança, reduzindo as possibilidades de erros.


Com o uso do SIG, a empresa irá utilizar um número menor de mão-de-obra para executar as suas atividades, exigindo menos tempo para execução das tarefas e, é claro, menos dinheiro para ficarem prontas, uma vez que não será necessário instalar e utilizar diversas ferramentas distintas, as quais são cobradas de forma esparsa e precisam ser “administradas” por pessoas diferentes (normalmente).

2 – Melhoria de produtividade através do SIG

Você acredita que a sua empresa está com um volume de produção abaixo do seu potencial? Esta situação pode ser revertida através do Sistema de Informação Gerencial, pois ele é capaz de causar uma melhoria de produtividade e melhorar o controle de produção.

O primeiro ponto positivo é que o SIG traz velocidade para a execução das tarefas, visto que elas podem ser feitas em um único local.

A partir do momento em que existe a economia de tempo, consequentemente, torna-se possível produzir mais. Além disso, as atividades também são realizadas com mais qualidade, pois passam por diversos processos que permitem o seu aperfeiçoamento e reduzem as chances de erros, além de evitar o retrabalho.

3 – O sistema de informação gerencial permite mais acesso à informação

Sabe quando você necessita de uma informação antiga da sua empresa e não consegue achá-la de jeito nenhum? Com a instalação do Sistema de Informação Gerencial este problema não ocorrerá mais, pois ele tem capacidade para armazenar todas as informações e dados gerados pela organização.

Sendo assim, sempre que for necessário, o administrador e demais gestores da empresa poderão acessar as informações coletadas no passado, no presente e ainda é possível projetar as do futuro, tendo um serviço bastante completo à sua disposição para resolver eventuais problemas ou elaborar planejamentos.

4 – Otimização da estrutura organizacional com o SIG

O Sistema de Informação Gerencial também beneficia as empresas através da otimização da estrutura organizacional. Isso acontece porque o sistema é dividido em categorias, o que faz com que as atividades sejam realizadas por setores, agregando muito mais praticidade e organização para os funcionários.




Mas calme, quando falamos em o sistema ser dividido por setores, não significa que você precisará de uma pessoa por setor para administrar o sistema, mas sim que você pode trabalha-lo separadamente, inclusive na questão de análise dos dados.

5 – Melhoria no processo de planejamento e tomada de decisão

Devido a fato de o Sistema de Informação Gerencial reunir todas as informações geradas pela empresa ocorre uma melhoria no processo de planejamento e tomada de decisão, uma vez que é possível consultar a plataforma a qualquer momento para obter os dados necessários para se embasar e desenvolver novas ações estratégicas.

6 – Praticidade na prestação de serviços

Com a instalação e uso do Sistema de Informação Gerencial não é apenas a empresa e os seus funcionários que saem ganhando, mas também os seus consumidores, pois terá mais praticidade na prestação de serviços, realizando em um período menor de tempo, além de garantirem mais qualidade e satisfação. Com isso, a probabilidade de atingir a fidelização do cliente é ainda maior.

Conheça os componentes do Sistema de Informação Gerencial

O Sistema de Informação Gerencial é considerado um dos mais completos para o ramo da administração, pois conta com as principais plataformas necessárias para desenvolver as atividades básicas e avançadas do cotidiano das empresas. Quer saber mais sobre os componentes do SIG?

1 – Leitura ótica

A leitura ótica é uma das funções do Sistema de Informação Gerencial considera de suma importância para as empresas que atuam na área do comércio, pois ela conta com uma tecnologia que permite a leitura automática dos códigos de barras dos produtos devidamente cadastrados na plataforma.

2 – Scannerização com SIG

Uma das maiores dificuldades das empresas diz respeito ao armazenamento das informações. Por isso, o SIG combate este problema através da ferramenta de scannerização, que se caracteriza por possibilitar a cópia dos documentos com imagens, números e palavras, permitindo o armazenamento no sistema digital.

3 – Edi

O Edi é a ferramenta perfeita para trazer praticidade para as empresas usuárias do Sistema de Informação Gerencial, pois ela funciona como uma tecnologia de transmissão e retransmissão de dados de identificação de vendas, clientes e produtos, de maneira que os funcionários se comuniquem através das máquinas rapidamente.

4 – Coletores Eletrônicos de Dados

Para que as informações possam circular pelas máquinas da empresa, o SIG conta com coletores eletrônicos de dados, os quais recebem informações produzidas em todos os setores da empresa, tanto as que são geradas pelos clientes quanto pelos próprios colaboradores internos.

5 – Multimídia

O Sistema de Informação Gerencial traz inúmeras facilidades para a elaboração dos planejamentos, ações estratégicas da empresa e processos de venda, oferecendo ferramentas multimídias que permitem a incorporação de televisão, vídeo, som e demais sistemas de informação.

6 – Telecomunicações

Uma das principais ferramentas do Sistema de Informação Gerencial é a questão telecomunicação. Esta ferramenta é responsável por incorporar todas as tecnologias de comunicação para que a empresa possa se comunicar internamente e externamente.

7 – Intranet é a internet segura do Sistema de Informação Gerencial

A intranet é uma função do SIG que se caracteriza por ser uma espécie de internet interna, ou seja, é uma rede que fica disponível apenas para os funcionários da empresa, sendo possível criar canais de comunicação e sistemas informatizados que ajudam no controle e execução as atividades.

8 – Workflow

O workflow é uma ferramenta crucial para a realização das tarefas da empresa, pois ela é responsável por distribuir as informações internas de forma eletrônica, economizando tempo e dinheiro.

Gostou do SIG? Que tal integrar o Sistema de Informação Gerencial na sua empresa e nos contar o resultado?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here