Montar um negócio online para obter a liberdade financeira está se tornando o sonho de muitos. Ocorre que a maioria dos casos é de insucesso e o principal vilão é a falta de conhecimento de marketing na internet, por isso, trouxemos para você esse texto sobre marketing na internet e como fazê-lo.
Montar uma loja virtual é relativamente simples, ainda mais com as facilidades de criação de sites disponibilizadas no mercado, evitando qualquer tipo de utilização de linguagens de html e php. Porém, existem fatores que são fundamentais no sucesso dos negócios online, os quais não podem ser “simplificados”, exigindo do empreendedor conhecimentos.
Dentre esses fatores está o marketing na internet, responsável por tornar a empresa conhecida, conduzir os visitantes para a loja e criar uma linguagem clara e objetiva, auxiliando na conversão em compras.
Confira agora mesmo como montar uma loja virtual.
Alguma vez já se perguntou o que é web marketing? O marketing na internet consiste em ferramentas voltadas para melhorar a comunicação com o cliente e tornar o negócio conhecido, simplificando é isso.
Quer aprender as formas de tornar seu negócio conhecido? Então aprenda as melhores ferramentas/técnicas de marketing virtual.
Aplicação do SEO no Marketing Online
Podemos falar com a mais absoluta certeza que o SEO é o maior responsável pelas visitas em uma loja virtual. Ou melhor, o SEO não, mas sim os motores de buscas. Afinal, o que são motores de buscas? Os motores de buscas são os sites em que você faz uma pesquisa do que deseja e eles relacionam o conteúdo, por exemplo, Google, Bing, Yahoo, entre outros.
Lembre-se de sempre ter um plano de marketing.
O marketing online de SEO significa adaptar o seu site para ficar “compatível” e fácil de ser encontrado pelos motores de busca. Bom, se fosse só isso seria fácil, o grande problema é conseguir manter-se nas primeiras colocações nas buscas relacionadas à palavra chave foco do seu negócio, e é nisso que devemos focar.
Para conseguir manter-se bem posicionado nos motores de busca utilize as principais palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Coloque-as em títulos, subtítulos, textos, negrito, url e etc, tente deixar algo natural e espontâneo, assim conseguirá fazer os motores de busca “entenderem” que aquela palavra chave X busca é perfeitamente relacionada ao seu site.
Tem dificuldades na administração e gestão dos seus negócios? Conheça nosso texto sobre 4 dicas para uma gestão de sucesso.
Além de trabalhar as palavras chaves corretamente, também será necessário ter links externos apontando para o seu site, isso tornará mais fácil ficar posicionado entre as primeiras páginas. Utilizar links internos nas páginas, direcionando o usuário para outras páginas do site costuma trazer bons resultados, já que força os robôs dos motores de buscas a seguir as demais páginas, consequentemente, indexando rapidamente todas as páginas do seu site.
Existem empresas que trabalham com a “venda” de links externos, pode ser uma boa opção, mas tome cuidado para não exceder o “bom senso” e ser penalizado pelos motores de busca.
Compra de palavras chaves como forma de marketing na internet
Investir em um negócio online é bastante comum, porém, em que investir é o ponto chave da questão!
Qual é a ferramenta mais interessante de investir seus recursos? A resposta está na compra de palavras chaves em motores de buscas e campanhas em redes sociais.
Aprenda agora mesmo como ganhar dinheiro na internet.
A compra de palavras chaves como forma de marketing na internet funciona da seguinte maneira: Você faz o login em uma determinada plataforma (motor de busca), escolhe as palavras chaves que deseja “comprar”, assim, toda vez que alguém digitar aquela palavra chave seu site aparecerá no 1º lugar das buscas como forma de “anúncio”. O legal desse anúncio é que traz um público interessado no seu produto/serviço e por um preço acessível.
Marketing na internet utilizando as redes sociais
Outra forma de marketing virtual que tem ganhado espaço rapidamente e atingido resultados impressionantes são as campanhas nas redes sociais.
Chegou a sua vez de aprender como fazer marketing digital em redes sociais.
O marketing online nas redes sociais tem como objetivo criar uma campanha viral, ou seja, que rapidamente se espalhe por milhares de usuários, tomando um efeito exponencial e atingindo um grande número de pessoas. Porém, embora seja possível fazer campanhas “compradas/pagas”, escolhendo para qual público alvo será exibida, ainda assim é necessário conhecer como criar essa técnica de marketing na internet, caso contrário as pessoas não irão compartilhar e curtir a “propaganda” e, consequentemente, seu dinheiro terá sido mal investido.
Para criar uma campanha em redes sociais que realmente “venda sua ideia” e que consiga instigar as pessoas a compartilhá-la uma com as outras é necessário atingir os seus fatores emocionais.
Já ouviu falar em marketing de guerrilha? Ainda não? Então confira aqui o que é marketing de guerrilha.
Para quem não está acostumado, criar campanhas que mexam com o emocional das pessoas pode parecer difícil, mas não é! Pense da seguinte forma, o que seu público alvo irá identificar como “semelhante” a eles? O que sentirá paixão? Pena? Comoção? Atração? Desejo? Inveja? Enfim, o seu foco é conseguir causar uma emoção, de preferência boa, é claro.
Por exemplo, uma campanha que utilize bebês como protagonistas possivelmente terá milhões de acesso, pois as pessoas, principalmente as mulheres, tem seu lado emocional rapidamente alterado ao verem uma criança, tanto em razão de “gostarem”, acharem bonita, quanto pelo fato de ter um “instinto” primitivo de ser mãe. Esse é apenas um exemplo, agora ponha a criatividade em ação e desenvolva a sua campanha.
Confira sobre criatividade e inovação.
Marketing online de conteúdo
Quantas empresas você já viu que possuem um blog informativo? Garanto que muitas! Isso acontece não porque desejam “ajudar” os visitantes, mas sim porque é uma forma de marketing na internet extremamente eficiente.
O marketing de conteúdo tem a capacidade de criar credibilidade, confiança e induzir sutilmente os visitantes a aderirem à ideia da empresa e, consequentemente, tornarem-se propensos a adquirir os produtos e serviços. Tenha em mente uma coisa, quando as pessoas percebem que você está tentando vender algo, elas criam uma resistência muito grande a compra, contudo, se acharem que você está apenas “auxiliando” e acreditarem que estão tomando a decisão por elas mesmas, é mais fácil de realizar a compra.
Gostou da ideia? Veja nosso texto sobre o uso do blog como mídia social.
Design do Site é também Marketing Virtual
É comum as pessoas acharem que marketing na internet é apenas técnicas para conseguir tráfego, mas não é, junto está incluso melhorar a conversão e navegabilidade do usuário no seu próprio site.
O design e organização de uma loja virtual são fundamentais para fazer com que o visitante sinta-se bem, encontre o que precisa e tenha facilidade para comprar o que deseja.
Foque em criar uma loja virtual com cores claras, produtos com bastantes imagens de qualidade, uma descrição direta e resumida, sem muita “enrolação”. Evite muitas categorias e subdivisões, lembre-se de ter um espaço para ‘pesquisar’ o que deseja e, acima de tudo, um chat online para o visitante tirar suas dúvidas.
Você sabe se possui o perfil do empreendedor brasileiro?
Marketing online com programas de afiliados
Os programas de afiliados até pouco tempo atrás sequer era considerado como estratégia de marketing, ou melhor, sequer era ‘muito utilizado’, pelo menos não por pequenos empreendedores, porém, as coisas mudaram!
Com a expansão do ramo de criação de cursos e com a plataforma Hotmart que cresceu drasticamente, fazer uso de programas de afiliados se tornou uma forma de marketing e que pode trazer uma excelente renda mensal.
O programa de afiliado funciona de maneira simples, você disponibiliza o seu produto e terceiros cadastrados fazem a divulgação/venda, recebendo uma parcela de comissão previamente estabelecida.
Aprenda como atrair clientes e vender mais.
O interessante nessa modalidade é que você não “perde” nada, já que pagará apenas sobre o que os afiliados conseguirem vender do seu produto, consequentemente, sobra apenas o lucro. Essa modalidade costuma ser bem aceita quando o “serviço/produto” oferecido se trata de cursos, já que o valor em si corresponde à mão de obra, podendo ser concedida uma boa comissão para os afiliados.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada depois de já se ter um banco de dados (cadastros) de clientes, o intuito é criar “picos” de vendas, normalmente quando se tem alguma promoção.
Simplificando, fazer marketing dessa forma significa enviar e-mails para os clientes com informações relevantes suficientes para levá-lo até seu site conferir as ofertas e novos produtos.
Um e-mail marketing precisa ser ao mesmo tempo objetivo e convidativo, precisa conseguir intrigar o receptor a acessar e visualizar o que tem de bom no seu site.
Por isso, não “poupe” em letras maiores, cores, entre outros fatores que podem trazer um destaque especial.
Confira agora 10 maneiras de ganhar dinheiro com um site.