Ter um negócio por si só já é uma tarefa difícil, agora, já pensou se você não consegue analisar o desempenho que está obtendo? A gestão de desempenho é fundamental para garantir não apenas o sucesso imediato, mas sim que perdure pelo período que a empresa existir. Por isso, confira como fazer a gestão de desempenho do seu negócio.
Uma empresa só se torna um caso de sucesso quando é minimamente planejada, quando os seus administradores se preocupam em acompanhar o desenvolvimento de todos os setores. Portanto, se você tem um negócio próprio ou atua como gestor é extremamente importante aplicar métodos de controle para medir os resultados do negócio.
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Para atender a esta necessidade das corporações foi criada a gestão de desempenho, que pode ser classificada como um conjunto de técnicas conhecidas que servem para avaliar os resultados alcançados. A partir daí, pode-se mensurar o que está certo e errado, ajudando na construção do planejamento, aprimorando o que há de melhor e evitando os erros que podem vir a impactar na execução das atividades e, consequentemente, na área financeira.
Mas afinal, porque ter uma gestão de desempenho bem trabalhada pode mudar todo o futuro de um negócio? Essa resposta é relativamente simples, pense da seguinte forma, seu negócio iniciou e já conta com uma clientela incrível, porém, você não tem uma gestão de desempenho e, aos poucos, seus “funcionários” começam a relaxar, atender mal os clientes, seu caixa começa a ter severas reduções, seus fornecedores começam a reduzir os prazos concedidos para você pagar e por ai vai, nada disso é percebido e RESOLVIDO se você não tem uma gestão de desempenho eficiente.
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A gestão de desempenho é essencial para que as empresas se mantenham estáveis e consigam “prorrogar” seus lucros, pelo menos, durante o prazo máximo possível. Portanto, para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações sobre o que é gestão de desempenho e como aplicá-la no seu dia a dia. Aproveite!
O que é gestão de desempenho?
A gestão de desempenho tem um conceito bem simples, basicamente trata-se de estratégias que servem para avaliar o funcionamento da empresa. Na linguagem teórica, a gestão de desempenho é definida como um conjunto de procedimentos que são usados para acompanhar o desenvolvimento da empresa, podendo analisar os resultados alcançados ou promover o acompanhamento das atividades desde o início.
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Além disso, a gestão de desempenho só é eficaz quando dividida em várias categorias que compreendam as necessidades de cada setor da empresa, devendo ser adaptadas às atividades que são executadas em cada área. Ao aplicar este conceito, a empresa tende a se tornar mais assertiva.
É importante salientar que a gestão de desempenho não corresponde apenas a análise de resultados, mas também no tocante a forma de trabalho, tanto da empresa quanto funcionários, entre outros fatores, deve-se realizar uma análise realmente completa! Essa forma de gestão é denominada avaliação de desempenho de funcionários.
Qual a importância da gestão de desempenho para empresa?
A gestão de desempenho tem se mostrado cada vez mais importante para o sucesso das empresas. Hoje em dia, pode-se dizer que uma corporação que não se preocupa em avaliar os seus resultados está fadada a beirar o fracasso. Portanto, adotar este comportamento é fundamental para se tornar um negócio bem planejado, organizado e passivo de alcançar o sucesso.
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Usando a gestão de desempenho a empresa poderá saber exatamente quais os pontos que estão funcionando certo ou errado, o que traz mais precisão para consertar o que está equivocado e ampliar aquilo que está rendendo bons frutos. Também, vale ressaltar que este conjunto de estratégias contribui para poupar tempo na empresa, uma vez que se torna mais fácil identificar a “doença” e agir com planejamento e eficácia para trata-la. Tudo isso sem deixar de lado o fato de valorizar os colaboradores, os quais sentem que seu trabalho e resultados são reconhecidos.
Como aplicar a gestão de desempenho
Não basta apenas entender ou saber o que é e a importância da gestão de desempenho, é necessário saber como aplica-lo e por em prática. A princípio, este conjunto de estratégias é simples de executar, porém, é necessário tomar cuidado para que ele seja aplicado da maneira certa, de modo a trazer melhorais e não transtornos.
A gestão de desempenho surge como um conceito de técnicas tradicionais utilizadas para a avaliação de desempenho. Avaliar significa: comparar os resultados alcançados com os planejados.
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1 – Defina quais são os objetivos e mantenha a gestão de desempenho
É impossível pedir e estimular os seus funcionários a trabalharem em prol de algo desconhecido. Portanto, defina exatamente quais são os objetivos da empresa, o que se pretende alcançar no próximo mês ou ano. O ideal é fixar objetivos exclusivos para cada departamento e até mesmo funcionários, os quais devem estar cientes dos seus desafios, concordar e aceitá-los.
Os objetivos definidos devem ser detalhados, ou seja, ter data para começar e prazo para alcançá-lo. Alguns gestores cometem o erro de definir objetos inalcançáveis, o que só gera mais transtornos. Sendo assim, as metas devem acompanhar a realidade dos seus colaboradores e da corporação.
Confira alguns métodos de avaliação de empresas.
Além de objetivos que sejam possíveis de serem atingidos, é importante que você ofereça condições e incentivos para que seus funcionários e colaboradores se esforcem ao máximo para alcançar as metas da empresa, e isso tudo deve ser controlado através da gestão de desempenho.
Após todos os objetivos serem definidos, recomenda-se que eles sejam descritos em um relatório e distribuído nos setores da empresa de acordo com as metas estipuladas para cada um. Dessa maneira, torna-se mais fácil se orientar durante a caminhada e também para comparar se os resultados finais estão de acordo com o que foi estabelecido no início.
2 – Classifique os objetivos individuais
De maneira geral, os objetivos são distribuídos em cinco categorias, sendo necessário classificar qual categoria pertence a cada setor da empresa. Primeiramente, há os objetivos de negócios, que avaliam a contribuição do colaborador para com o planejamento da empresa.
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Os objetivos comportamentais devem ser adaptados aos grupos responsáveis por cada meta, uma vez que eles servem para orientar qual é o comportamento que os avaliados precisam adotar para atingir os resultados previstos. Enquanto, que os objetivos de desenvolvimento dos recursos humanos são direcionados especificamente para os profissionais que trabalham a gestão de desempenho e de pessoas, que têm como objetivo mantê-las estimuladas.
3 – Estruture um questionário de avaliação
A gestão de desempenho pode ser feita durante o processo de execução das metas ou após os resultados serem alcançados, esta decisão fica a cargo de cada empresa. O importante é que para fazer esta avaliação você tenha um questionário estruturado, que seja capaz de oferecer conclusões precisas. O responsável pela gestão de desempenho pode usar um modelo de questionário ou criar completamente adaptado às suas necessidades.
Lembre-se sempre da importância do cliente para o seu negócio.
É indicado ao fazer a gestão de desempenho montar um questionário para avaliar os resultados por setor e outro para analisar as competências individuais, nos quais se pode inserir itens como, por exemplo, habilidades técnicas para a função que executa, participação em grupo, comportamento individual, coletivo e com os clientes.
4 – Estipule uma escala de avaliação
Para fazer a avaliação da gestão de desempenho de um modo mais preciso, a empresa precisa estipular uma escala de avaliação, basta seguir alguns dos modelos já existentes. Uma das principais escalas é a em retas, que usa números de 1 a 7 para avaliar. Outra possibilidade é adotar uma escala comportamental, que usa “’excelente”, “muito bom”, “satisfatório”, “medíocre” e “inaceitável”.
5 – Escolha o método de avaliação
Após definir como o desempenho dos setores e dos colabores será avaliado, é a hora de escolher qual será o método de avaliação, ou seja, a forma como o questionário será aplicado. A primeira opção é usar a avaliação feita pelo superior hierárquico, na qual o líder de cada setor fica encarregado de avaliar a sua equipe de forma coletiva e individual.
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O segundo método ainda é incomum, mas costuma ser adotado pelas empresas com uma ideologia moderna, pois prevê a auto avaliação, em que o próprio colaborador fica encarregado de mensurar o seu desenvolvimento e equipe como um todo. Porém, para apostar nesta alternativa, a empresa precisa saber se tem funcionários capacitados para desenvolver esta função com rigor e honestidade.
Você pode ainda utilizar a gestão de desempenho por indicadores, pode ser bem efetiva.
6 – Controle o sistema de avaliação
A gestão de desempenho não serve apenas para saber o que está dando certo e o que está errado, o mais importante é saber o que fazer com os resultados objetivos, tanto os positivos quanto os negativos. Portanto, este procedimento também deve ter um caráter psicológico, a empresa deve identificar o erro e trabalhar para corrigi-lo.
Depois da avaliação, a equipe responsável pela gestão de desempenho deve elencar quais são resultados positivos e negativos avaliados de maneira coletiva em cada setor e individualmente em cada funcionário. A partir daí, é preciso conversar com a equipe, expor os resultados, propor melhorias e reforçar o que está correto.
Estude outras técnicas de gerenciamento de desempenho, você pode encontrar formas diferentes e que se adaptem melhor a sua empresa.
Por fim, lembramos que o termo pode ser encontrado também como avaliação de desempenho empresarial.