Como abrir uma franquia de negócios



Como abrir uma franquia de negóciosComo o mercado de franquias está em constante crescimento, nada melhor do que aproveitar para discutirmos como abrir uma franquia de negócios. Já vimos em outro artigo do Empresas e Dinheiro se é melhor franquia ou negócio próprio e para quem já imaginou ser dono de uma franquia, mas não sabe por onde começar vai ver que não é um bicho de sete cabeças (talvez tenham algumas, mas com certeza você vai tirar de letra).

Hoje vamos falar de maneira simplificada como você pode abrir uma franquia de negócios e ganhar dinheiro com sua empresa. São apenas 10 passos:




1 – Recupere seu espírito empreendedor (ou desenvolva um)

Caso tenha um espírito empreendedor, este é o momento de utilizá-lo. Se ainda não possui este espírito, aproveite para ver as práticas de um empreendedor de sucesso para poder abrir sua franquia.

Isso porque você deve estar pronto para novos desafios, já que todo negócio próprio, seja ele uma franquia ou não, é um grande desafio.

2 – Saiba das vantagens e desvantagens de abrir uma franquia

Uma franquia é sim um bom negócio, mas também oferece riscos e outros tipos de despesas adicionais como taxas especiais, por exemplo. Assim, é importante que você saiba de todos os detalhes sobre a franquia antes de abrir uma.




3 – Decida qual o tipo de franquia que quer abrir

É como decidir o tipo de negócio com que mais se identifica, ou seja, se você gosta de crianças, pode abrir uma loja de brinquedos ou de roupas infantis. Mas você adora comidas? Que tal uma franquia de alimentos?

E assim por diante…Faça uma lista das possíveis franquias que você poderia abrir.

4 – Pesquise sobre as franquias de maior sucesso

Se você achou que pode trabalhar com alimentos, roupas ou cosméticos, deve avaliar agora quais as opções de franquias existentes em cada área. Então pegue aquela lista que havia feito anteriormente e anote as opções disponíveis para cada tipo de franquia.


Por enquanto separe todas, sem importar-se com valores.

5 – Escolha a melhor franquia para você

Já pesquisou sobre todas as opções, então é o momento de ver qual a melhor para você. Como? Aqui você deve analisar diversos aspectos…

Primeiro filtre-as de acordo com o capital que terá para investir. Isso já diminuirá sua lista. Depois avalie qual delas já existe em sua região e quais ainda não.

Procure elaborar um plano de negócios para analisar realmente a viabilidade desta franquia.

6 – Fale com o franqueador

O franqueador é a pessoa que poderá vender ou não uma franquia de determinada empresa para você. Então em primeiro momento você deve mostrar-se interessado no negócio (por isso que ter um plano de negócios pronto em mãos já ajuda neste momento).




Além de mostrar interesse, você deve tirar todas as dúvidas em relação a valores de investimento, taxas, diferenciais de negócio, suporte a franqueados, etc. antes de assinar o contrato definitivo.

7 – Busque informações com franqueados

Nada melhor para conhecer sobre um determinado negócio do que perguntar a quem já possui um. Neste caso a melhor fonte é visitar outro franqueado da rede que já tem a franquia há algum tempo e ver como é o funcionamento e eventuais estratégias que darão certo.

É importante esta relação entre franqueados porque poderão trocar experiências também posteriormente, além de formarem parcerias para campanhas diversas.

8 – Faça uma revisão de todas as informações

Depois de conversar com o franqueado e o franqueador da empresa, coloque todas as informações juntas e analise novamente se possui ou terá como adquirir os recursos necessários. Isso porque pode haver algumas diferenças de valor em relação ao que havia pesquisado no início.

9 – E então, tem certeza que a franquia é essa?

Já analisou (e reavaliou) todas as informações sobre as opções de franquias de negócios. Já sabe como funcionam, já fez várias pesquisas e sabe quanto terá que investir nela. E agora…você vai querer abrir esta franquia de negócios?

Se a resposta for SIM, ainda faltam algumas coisinhas. Se for NÃO, pode ser que você tenha escolhido a opção errada. Volte ao início e comece novamente. Com certeza haverá uma franquia para você.

10 – Assine o contrato

Como em qualquer negócio, deve ter uma cautela antes de assinar o contrato. Assim, leia todas as clausulas e veja se está de acordo. Caso tenha algum advogado de confiança, é interessante que ele esteja junto.

Reúna os documentos necessários para a abertura da franquia, pegue a caneta e assine o contrato! Pronto…você já é dono de uma franquia!

Só não esqueça que não adianta abrir uma franquia de negócios e não administrá-la da forma correta. Você deve usar várias ferramentas administrativas para gerir sua franquia, assim como outro tipo de negócio próprio. Por isso fique de olho em nossas dicas aqui no Empresas e Dinheiro para sua franquia ser um sucesso!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia!!

    Jennifer, Gostaria que entrasse em contato comigo. Preciso de algumas informações adicionais.

    Att,
    Jhonatan

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here