Empreendedorismo e Inovação: 4 Características Principais



Empreendedorismo e Inovação: 4 Características PrincipaisO sucesso de um negócio está intimamente ligado ao empreendedorismo e inovação, por isso, conheça mais sobre esses 2 pontos imprescindíveis!

Você tem uma ideia de negócio que poderia dar um “up” na sua vida financeira? Que tal tirar ela do papel e transformá-la em realidade? Empreender não é uma missão fácil, mas que pode ser muito recompensadora se for colocada em prática da maneira correta. Afinal de contas, antes de se lançar no mercado é fundamental estudar todas as questões que podem influenciar o seu empreendimento.




Veja mais sobre empreendedorismo aqui.

Ao cogitar a ideia e empreender é essencial também pensar no conceito de criatividade e inovação, pois se você investir em “mais do mesmo”, com certeza haverá mais dificuldade para se destacar, cair nas graças do público-consumidor e, consequentemente, lucrar.

Em se tratando de empreendedorismo e inovação não significa que há que se inventar a roda, uma vez que existem diversas formas de inovar, desde o tipo de serviço oferecido até a forma como ele é executado. Veja nosso texto sobre sete tipos de inovações, irá melhorar a sua percepção do assunto.

Sendo assim, antes de abrir o seu empreendimento é necessário estudá-lo e avaliar o que pode ser feito de maneira diferente e eficaz, que seja viável e ao mesmo tempo atenda as necessidades do seu público-alvo. Tudo isso deve ser feito de forma pensada, não se “lance” no mercado simplesmente por empolgação, crie um planejamento e siga a risca.

Para você que vai começar um negócio reunimos as melhores informações sobre empreendedorismo e inovação, as quais irão mudar toda sua visão de negócio e ideias. Confira!




O que é empreendedorismo e inovação?

O que é empreender? Parece uma pergunta simples, mas com ela existem inúmeros “detalhes” que fazem toda a diferença. De uma forma simples, podemos dizer que empreender é criar um negócio, mas isso não significa necessariamente que a pessoa que o está criando está inovando no mercado.

Por exemplo, um indivíduo pode ser considerado empreendedor no momento em que decide montar o seu próprio restaurante, mas ele não estará promovendo a inovação se trabalhar no que já existe, como é o caso de uma cantina italiana.

A inovação está atrelada ao empreendedorismo quando o empresário cria um negócio que apresenta algo novo ao mercado. Neste caso, não necessariamente se inventa um novo tipo de serviço ou produto, pois o ato de inovar também pode estar na tecnologia ou no modo como a atividade é desenvolvida.

Veja, até mesmo uma nova forma de qualidade no atendimento pode ser considerada uma inovação, já que você estará se destacando da massa de negócios com a utilização de algo ‘novo’ ou, relativamente novo.

Por que investir em empreendedorismo com inovação?

Independente da sua área escolhida para abrir o empreendimento, certamente ele não será uma novidade absoluta, não é mesmo? Muito provavelmente, já existem outros estabelecimentos que praticam a mesma atividade. Mas, você não precisa se conformar com esta situação, basta desenvolver algo novo e que seja atraente aos olhos e necessidades do seu público-alvo.


Ao optar por criar um empreendimento inovador, saiba que o seu negócio estará saindo na frente em relação aos demais. Visto que está oferecendo algo novo e que num primeiro momento pode atrair o público pelo fator ‘’ novidade’’, se o produto for de qualidade continuará conquistando as pessoas, garantindo o seu lucro e te tornando uma referência nesta categoria.

Conheça as características de um empreendedor inovador

Você quer mudar de vida profissionalmente e para isso não pretende ser apenas mais um empreendedor no mundo dos negócios? Então, esteja ciente de que as pessoas que têm a capacidade de criar algo novo também possuem qualidade diferenciadas, que já nascem com elas ou que podem ser aprendidas ao longo da vida. Acompanhe abaixo as características de um empreendedor inovador e, consequentemente, futuro empresário de sucesso.

1 – Ser inquieto faz parte do perfil de empreendedorismo

Você se conforma com todas as situações que vivencia no seu cotidiano? Neste caso, o mundo dos negócios não é para você. Um bom empreendedor, aquele que vai impactar o mercado é inquieto e não se conforma com as coisas que não lhe agradam ou que ele acredita que podem ser melhores.

As pessoas inquietas estão sempre em busca de descobertas, o que lhes permite conhecer coisas novas e usá-las a seu favor. Além disso, a inquietude também possibilita que este indivíduos estabeleçam relações com outras pessoas que dominam as atividades ou assuntos que são do seu interesse.

A motivação e determinação de uma pessoa inquieta é maior, não se sabe o porquê, mas basta observá-las para perceber que elas estão sempre “funcionando”, buscando seus objetivos e raramente desistem de algo. Mas não se preocupe, tornar-se mais pró ativo pode ser apreendido, inclusive, temos algumas frases de motivação no trabalho que podem ajudar.

2 – Ter objetivos claros facilita na inovação

Você não consegue nem escolher direito o que vai comer no restaurante? Está mais do na hora de reverter esta situação e ser mais “conciso” com o que você quer, tomar a frente, prostrar-se frente às situações e resolvê-las, você precisa ser um bom líder, e indecisão não combina.

As pessoas com mais chances de fazerem parte do empreendedorismo e se tornarem empreendedores inovadores são aquelas que possuem objetivos claros, que sejam firmes em suas decisões. Antes de qualquer coisa, elas estabelecem o que desejam alcançar e depois correm atrás das suas metas.




3 – Pensar grande é tudo no empreendedorismo

Pretende ter o melhor empreendimento da sua área de atuação? Este é um pensamento que as pessoas que querem ser inovadoras devem ter, ou seja, projetar alto e ter visão sistêmica. É importante ressaltar que pensar grande não quer dizer querer algo impossível, mas algo dificilmente e altamente recompensador dentro da sua realidade.

Também, não se deve pensar grande sem buscar realizar, trace uma meta/objetivo, mesmo que seja difícil, como, por exemplo, aumentar em 80% o rendimento da empresa em 6 meses. A partir daí, trabalhe mês a mês uma determinada etapa, você verá que os resultados são surpreendentes.

Para conseguir acompanhar o objetivo, você provavelmente precisará de uma planilha de fluxo de caixa.

Como criar um empreendimento com inovação

Ok, você definiu que vai empreender e quer ser uma novidade no mercado, conquistando um espaço único no mundo dos negócios? Para conseguir esta façanha será necessário se empenhar muito e adotar algumas medidas específicas. Por isso, aprenda abaixo como criar um empreendimento inovador.

1 – No empreendedorismo inovador é preciso ter direcionamento

Não basta apenas querer abrir um empreendimento é necessário saber o lugar que se pretende chegar com ele? Portanto, antes de qualquer coisa, é recomendado ter direcionamento para criar um empreendimento inovador. Ao conceber a ideia de negócio, o ideal é projetar quais são os objetivos a serem alcançados com o seu negócio.

Ter direcionamento e projetar as conquistas não significa tentar prever o futuro, mas sim se preparar para ele e construí-los da melhor forma possível. Desde o início do empreendimento há que se planejar, estudar o mercado, definir as atividades e posicionamento da sua empresa.

2 – Inovação exige arriscar, errar e aprender

Por mais bem fundamentada que seja a sua proposta inovadora de negócio, sempre haverá a incerteza de sucesso. Além do mais, ao longo da sua jornada irão surgir inúmeros transtornos e erros. Quando isso acontecer, você vai fazer o que? Desesperar-se? Nada disso, é preciso manter a calma e trabalhar para corrigir o que está errado.

Tenha em mente que inovar significa arriscar, afinal trata-se de oferecer algo novo no mercado, que pode atrair ou afastar o público consumidor. Se os erros surgirem é preciso assimilá-los, estudar o que pode ser feito de um modo diferente para resolvê-los, e, acima de tudo, aprender para não mais repeti-los.

3 – Utilize ideias de outros

Nós já citamos que inovação não é, necessariamente, descobrir um novo tipo de negócio, mas sim se diferenciar por qualquer das suas variáveis. Assim, nada impede de você pegar uma ótima ideia de negócio e adequá-la, melhorá-la e passar a trabalhar o empreendedorismo e inovação.

Nem sempre a ideia de negócio inovador vai surgir do próprio dono do empreendimento, o que não significa que não vai fazer sucesso. Por isso, é indicado utilizar as ideias de outros, obviamente, que isso tem que ser feito dentro dos limites da lei, sem transgredir os direitos autorais.

Esteja sempre antenado para conhecer as novidades no setor em que você pretende atuar, procure por ideias que possam ser utilizadas como referência e serem adaptadas ao seu tipo de negócio. Ao fazer isso, o empreendedor tem a oportunidade de aprender com os erros e acertos de quem está no mercado, podendo evitar transtornos e ir além do que já foi feito.

4 – Procure por parcerias e foquem na inovação

Colocar em prática um negócio com proposta inovadora é uma tarefa relativamente complexa, ainda mais em se tratando da parte financeira, uma vez que adaptar o negócio e inovar pode se tornar um processo caro, dependendo do tipo de atividade desenvolvida.

Também, é preciso ter uma gestão financeira muito bem apurada, caso contrário poderá ir à falência antes mesmo de conseguir executar as atividades.

Se os valores para abrir o empreendimento com inovação estiverem altos, você pode procurar por parcerias, buscar por investidores que estejam dispostos a apostar na sua ideia como, por exemplo, outras empresas, investidores anjos, universidades, entre outras instituições, explicando-lhes os benefícios que pode trazer ao longo do tempo para todas as partes envolvidas.

Que tal focar no empreendedorismo e inovação, criar seu próprio negócio e realizar-se profissionalmente?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here