Investidor anjo



Investidor anjoO investidor anjo, geralmente, é um ex-empresário ou empreendedor que teve uma trilha de sucessos nos negócios e dispõe de capital para alocar parte de seu patrimônio ao investimento numa nova empresa. Além disso, ele está apto a introduzir sua experiência na tentativa de erguer a nova empresa.

Ao contrário do imaginado, o perfil do investidor anjo quase nunca é detentor de uma grande fortuna, pois o mesmo tornar-se pouco para ser administrado.




Objetivo do investidor anjo

O investidor anjo tem o objetivo de investir em negócios que tenham alto padrão de retorno, o que caracteriza a empresa anjo como uma atividade lucrativa e não filantrópica ou com fins sociais.

A empresa trará indiretamente muitos benefícios sociais, como a oportunidade de trabalho a pessoas principalmente da região.

Diferencial do investidor anjo

O investidor financeiro difere-se em um aspecto muito importante do seu semelhante anjo. O investimento financeiro visa apenas à concessão de renda para um negócio a ser administrado por um empreendedor.

O investidor anjo apoia o empreendedor aplicando seus conhecimentos e toda a sua experiência para chegar ao sucesso.

Empreendedores que pensam em tocar um negócio sem a devida experiência são absolutamente carentes de um investidor anjo para seguirem o negócio, pois o interesse lucrativo é de ambos.




Requisitos para o negócio

Inovação: o investidor anjo terá interesse de investir em negócios que tenham algo a mais em relação à concorrência.

Este quesito é muito amplo e acolhe as relações de fabricação, modelos de negócio, baixo preço e atendimento. Além disso, a relação com a concorrência pode ser o diferencial, diretamente ou não.

Mercado potencial: ninguém quer investir num negócio que poucas pessoas procuram. O dinheiro vem com a procura das pessoas em adquirirem o produto ou serviço, sendo então o mercado consumidor é um fator absolutamente considerável na avaliação da criação de uma empresa.

Potencial de crescimento: a capacidade de crescer torna um negócio muito mais interessante, principalmente quando não há a dependência de profissionais especialistas nem de grandes custos para montar uma filial.

Dificuldade de copiar: um negócio facilmente copiável é um prato em cheio para a concorrência e uma barreira para conseguir um investidor anjo interessado.


O que fazer para conseguir um investidor anjo

Não basta só colocar as ideias no papel quando se quer a chance de contar com um investidor anjo no desenvolvimento de algum produto. É necessário muito mais que isso quando se quer um patrocínio.

O idealizador (empreendedor) necessita muitas vezes tirar do próprio bolso a verba de que precisa para provar que o produto é bem aceito de acordo com as necessidades e interesses de compra dos clientes.

Dessa necessidade de um ponta pé inicial, alguns programas governamentais podem ser uma opção pra que tudo dê certo, assim como a ajuda financeira de amigos e familiares.

Além de atrair os olhares dos investidores anjo, o negócio começa a ficar mais valorizado quando a resposta do protótipo for positiva.

Perfil do empreendedor para requisitar um investidor anjo

O primeiro conceito a ser trabalhado na ideia de um empreendedor a procura de um parceiro anjo é que ele deve fazer de tudo, ou quase tudo, para mostrar que seu negócio tem condições de ir pra frente e decolar.

Informações falsas podem comprometer a natureza do negócio e deixar um rombo na confiança entre os dois sócios, dificultando bastante o futuro da empresa.

Além disso, os investidores anjo tem por sua natureza o domínio no mundo de negócios, sendo difícil ludibriá-los.




O “fazer de tudo” para demonstrar interesse pelo negócio começa no domínio do assunto por parte do empreendedor. É inadmissível que as ideias da empresa não estejam fechadas na apresentação.

O conhecimento é a base deste primeiro contato de exposição de ideias e provas, como saber a fundo a aceitação dos prováveis clientes, principais características de mercado, entre outros.

Um sumário deve ser feito com 1 a 2 páginas no máximo, com uma síntese dos principais pontos do negócio, contendo concorrência, uso do capital, a equipe, mercado e etc. Bibliografia é essencial.

Investimento anjo

Num investimento anjo, o investidor recebe uma participação menor em relação ao empreendedor do negócio, sem ter posição executiva na empresa. Porém, atua como um conselheiro e participante nas decisões da empresa.

O funcionamento do investimento anjo é um grupo de 2 a 5 investidores, sendo que normalmente nomeia-se um investidor líder que faz uma avaliação prévia do projeto e só depois apresenta o modelo para os demais, chamado followers.

Tudo é muito rápido, pois uma simples reunião com todos seria uma tarefa muito difícil, visto a agenda atribulada da maioria.

Investidor líder

O investidor líder é um investidor anjo com uma dedicação extra, e por isso deve estar diferenciado em relação aos demais. Isso se dá pela participação percentual no negócio, e não em dinheiro.

O pré-requisito para tal é apenas ter a disponibilidade de tempo necessária para acompanhar de perto todo o processo do investimento anjo.

Porém, pode ser que um investidor anjo seja líder de um negócio e follower de outro, desde que possa administrar seu tempo. Os benefícios são o aumento das oportunidades e principalmente da produtividade.

Desafios para o investimento anjo

Há proteção de investidores e determinações que impedem que o patrimônio pessoal dos investidores atingidos. Os investidores brasileiros ainda têm a falta de estímulo e proteção nacional, pela regulamentação ainda mal estruturada.

Nos Estados Unidos e em outros países, a prática de um investidor anjo está muito mais consolidada do que no Brasil.

Pronto para procurar um investidor anjo? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

2 COMENTÁRIOS

  1. quero entrar de sócia em uma oficina mecânica, que esta dando muito certo, apesar de ser aberta recentemente e ainda ser pequena, mas já quase sem espaço para trabalhar e estocar peças, tenho certeza de ser uma investimento promissor, além de ser um negócio que já trabalhei mais de 10 anos, trabalhando de funcionaria, onde tive autonomia para vender e comprar a minha maneira, deu certo, fiz a loja crescer em mais ou menos 20 vezes o que era quando entrei, em 5 anos. Gostaria de saber se não seria uma possível empreendedora de um investidor ANJO.

    :
  2. Busco investidor para área de diamantes no MT com 9.000 hectares 100% legalizada e com GU pronta para extrair. WhatsApp 35984299938.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here