Tipos de Inovação – 7 Principais Para Ajudar o Seu Negócio



Tipos de Inovação – 7 Principais Para Ajudar o Seu NegócioVocê sabia que existem tipos de inovação que podem ser trabalhadas para melhorar o desempenho do seu negócio? Veja mais aqui!

Quer entrar para o mundo dos negócios, ser bem sucedido e largar de vez o seu emprego? Saiba que isso é perfeitamente possível, afinal de contas, se hoje existem empresários renomados no mercado é porque em algum momento eles pensaram em mudar radicalmente as suas realidades e, posteriormente, correram atrás dos seus objetivos.




Você deve estar ser perguntando: o que os empresários de sucesso tinham quando fizeram o seu negócio dar certo? A resposta é simples, uma ideia inovadora e vontade de fazer acontecer.

Para entrar no mercado você não pode ser mais um, é necessário ser aquele um, ou seja, apresentar uma proposta nova, pois você até pode fazer mais do mesmo, mas terá dificuldades para crescer e se destacar.

Existem diversas formas de se destacar da massa, dentre elas está oferecer o mesmo serviço de uma forma diferenciada, porém, esta não é a melhor opção para quem deseja crescer rapidamente. Você quer abrir um negócio e “explodir” ou deseja “pedalar”? Caso a sua resposta seja a 1ª opção, então o que lhe resta é apostar em inovação.

Em se tratando de inovação, é possível inovar em vários ramos e de diferentes formas, basta escolher uma área que seja relativa as suas habilidades profissionais.

Não se pode deixar de frisar que a criatividade e inovação “andam juntas”, afinal, para criar algo novo é preciso ter criatividade. Comece escrevendo em alguma folha de papel todas as ideias que possui, não descarte nenhuma, embora algumas possam lhe parecer “absurdas”.




Para você, que busca uma inspiração para dar o primeiro passo em direção ao sucesso, nós iremos trazer aqui mais informações sobre os tipos de inovação. Confira!

Conceito de inovação

Inovar é um dos verbos mais pronunciados no setor empresarial, mas será que você realmente sabe o que ele significa? Bom, primeiramente, assimile que para inovar não é necessário “inventar a roda”, mas sim encontrar soluções diferenciadas para grandes ou pequenos problemas. Basicamente, pode-se dizer que inovar é enxergar aquilo que ninguém está enxergando.

Parece simples, concorda? Infelizmente não é, 99% das pessoas não conseguem ver o que está “de baixo do seu nariz”, tanto é verdade que essa frase costuma ser pronunciada com tanta frequência. O óbvio costuma ser o mais difícil de ser “encontrado”.

A inovação pode ser utilizada para encontrar um novo modo de fazer uma atividade que já é feita por uma empresa e repetida pelas demais. Uma empresa que surge no mercado com uma proposta inovadora é aquela que quebra padrões e causa impactos positivos no seu público-consumidor.

Além disso, as empresas têm se preocupado cada vez mais em inovar no modo de operar as atividades, de pensar e se posicionar na sociedade. Claro, conseguir criar um novo produto é uma ótima forma de inovar, mas não é a única.


Porém, lembramos a você que, toda necessidade de um público exige uma solução, a qual, muitas vezes, não é percebida. Preste atenção nas necessidades das pessoas no seu dia a dia, quando conseguir atingir um nível significativo de observação, com certeza irá se espantar com a quantidade de produtos e negócios que podem fazer sucesso.

Conheça os tipos de inovação

Sim, inovar é ter uma ideia de negócio. Porém, isso pode acontecer de diferentes formas, não só como a atividade será feita e apresentada no mercado, é perfeitamente possível ir muito além. Portanto, para se tornar o mais novo empresário inovador do mercado, conheça abaixo os tipos de inovação:

1 – Inovação de modelo de lucro

Você pode desenvolver uma atividade que já é conhecida no mercado, mas inovar no modo de capitalizá-la, ou seja, de ganhar dinheiro. Esse processo se chama inovação de modelo de lucro, que consiste em encontrar uma maneira diferenciada de gerar receita em cima das atividades realizadas.

Por exemplo, um empreendimento pode trabalhar com o empréstimo de bicicletas, colocando anúncios de outras empresas nos veículos e cobrar por isso. Perceba que é uma forma bem inovadora de ganhar dinheiro, sendo que apenas foi alterado o modelo de lucro.

O modelo de lucro é uma das características mais importantes de uma empresa, devendo ser pensando com muito planejamento para funcionar em longo prazo. Afinal, não dá para ficar mudando a forma de ganhar dinheiro todo hora, uma vez que isso pode acarretar inúmeros prejuízos financeiros.

Portanto, antes de capitalizar o seu negócio, é preciso analisar se o modelo escolhido realmente será lucrativo agora e daqui a 20 anos, deve-se ter perspectiva e ser visionário.

2 – Inovação de rede

A capacidade que a empresa tem de se comunicar com o seu público-alvo e as demais organizações que estão ao seu redor também são essenciais para se destacar no mercado, criar uma nova linha de atuação e usar isso a seu favor para aumentar os lucros.




Esse processo se chama inovação de rede, que é o modo como a organização se conecta com as pessoas físicas e jurídicas para criar valor.

Veja como formar o preço de venda dos produtos. Conseguir estabelecer o preço correto é um dos diferenciais de grandes empresários para pequenos empreendedores.

A inovação de rede deve ser desenvolvida para que as empresas possam tirar o melhor proveito da sua própria força ao mesmo tempo em que utiliza os recursos que são disponibilizados pelos seus parceiros. Se você quer inovar a rede encontre uma maneira inusitada e eficiente de se comunicar, que possibilite divulgar a sua marca.

3 – Inovação de estrutura

Como o seu negócio será estruturado também é uma maneira de inovar e impactar o mercado. Neste caso, é necessário investir na inovação de estrutura, que serve para criar um valor eficiente e único, que seja capaz de otimizar a colaboração, produtividade e captar talentos com a finalidade de melhorar o desempenho e qualidade da empresa.

Portanto, antes de começar a operar as atividades das organizações, é preciso elaborar um planejamento de como a empresa irá produzir, contratar e tratar os seus funcionários,  disponibilizar os serviços no mercado, relacionar-se com os fornecedores e com os consumidores em potencial.

Toda a estrutura deve ser montada levando em consideração as características do empreendimento e do ramo de atuação. Não existe uma forma “perfeita” ou certa, mas sim aquela que funciona melhor para o seu empreendimento, o que existe é técnicas para conseguir se estabelecer as melhores formas de estrutura para o seu negócio.

4 – Inovação de processo

Como a empresa irá prestar os seus serviços é um ponto crucial para que ela seja bem ou mal sucedida. Para se destacar neste quesito é necessário fazer uso da inovação de processo, que nada mais é do que adotar métodos diferenciados de realizar as atividades, deixando de lado o modo tradicional.

Para inovar nos processos da empresa é preciso desenvolver métodos que compreendam as suas necessidades específicas e do quadro de profissionais, a partir daí a tendência é que ela tenha mais capacidade e qualidade, além de eficiência e adaptabilidade, uma vez que estará operando de uma forma personalizada.

Também, é importante cuidar da forma de relacionamento com o cliente, principal responsável pelo sucesso do negócio.

5 – Inovação de sistema de produto

Ao decidir empreender é preciso compreender o comportamento da sociedade. Atualmente, a pressa é uma das características mais observadas entre as pessoas, pois elas vivem correndo contra o tempo para dar conta das suas atividades profissionais e pessoais. Levando isso em consideração, é preciso inovar através de serviços completos, que poupem o tempo dos consumidores.

Neste caso, uma boa alternativa é recorrer à inovação de sistema de produto, que se caracteriza por criar serviços e produtos complementares. Esse processo se dá através da reunião e integração das mercadorias, fazendo com que os clientes encontrem tudo o que precisam em um só lugar.

Para que consiga chegar a “perfeição” neste ponto, tome um cuidado especial com o giro de estoque.

6 – Inovação de canal

Você está pensando em abrir a sua própria empresa e quer ser inovador no modo como os seus clientes irão conhecer os produtos comercializados? Este pensamento está correto, pois a forma como as pessoas conhecerão as suas mercadorias pode ser um ponto decisivo para que a compra seja efetuada ou não.

Para impactar os seus clientes ao apresentar os seus serviços é preciso investir em inovação de canal, que consiste em ser criativo e diferenciado ao oferecer os produtos ao público-alvo, tendo como objetivo aumentar o número de compras, satisfação e reduzir as possibilidades de atritos.

Por exemplo, supondo que os clientes da empresa estejam concentrados na internet, pode-se usar as redes sociais disponíveis para trabalhar o marketing digital e abordá-los de maneira interativa.

7 – Inovação de marca

Uma das questões mais importantes de uma empresa é a sua marca, ou seja, a forma que ela será conhecida pelos seus consumidores e potenciais consumidores. Você quer ser diferente neste aspecto? Então é preciso investir em inovação da marca, que consiste em criar um conceito da empresa, algo que as pessoas vejam e logo associem ao seu negócio, o que significa atribuir significado e valor.

A inovação de marca é a primeira coisa que irá aparecer da empresa, devendo ser colocada em prática assim que a empresa seja lançada no mercado. É importante que a marca esteja relacionada ao tipo de serviço prestado e as características dos clientes.

Quais tipos de inovação você foca mais? Conte-nos!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Aos 20 tenho as minhas dfavidas que chuege. Je1 tem 30, quase 31. A idade je1 pesa este e9 o piso (principalmente com o recinto fechado como foi ontem e na sexta contra Djokovic)em que esse facto podere1 contar menos por ser mais re1pido. Nadal que ne3o tem tanto talento como ele e tem um te9nis bem mais feio que ele por outro lado je1 tem 11 Grand Slams e com menos 5 anos que Fedex. Sendo que em terra batida parece continuar a ne3o haver ningue9m para o derrotar mesmo este recorde ne3o este1 seguro. Entretanto he1 J.O. daqui a um meas no mesmo palco. Vamos ver se Federer consegue finalmente esse tedtulo ou acabare1 como uma pecha na sua carreira (ate9 agora sf3 Agassi ganhou mesmo tudo dos Torneios importantes, a Federer falta-lhe o tedtulo individual nos J.O. e Tae7a Davis que dificilmente conseguire1 je1 e a Nadal a final dos Masters… a Djokovic tambe9m je1 sf3 falta Rolland Garros e J. O.)

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here