Empreendedorismo no Brasil – Conheça Mais!



Empreendedorismo no Brasil –  Conheça Mais!
Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil está em crescimento, isso ocorre por diversos fatores. Quer saber o porquê está crescendo tanto? Ou melhor, tem dúvidas se quer ser um empreendedor? Resolva agora!Largar o emprego tradicional para começar um negócio e tornar-se o próprio chefe é um sonho de muitas pessoas. Há quem se aventura neste caminho e se dá bem, porém, há também aqueles que nem se quer tentam, pois tem medo de falhar devido à inexperiência. Se você está nesta situação, saiba que o Brasil nunca foi tão favorável para empreender quanto na atualidade.

Há estudos que apontam o nosso país como um dos mais empreendedores do mundo. Embora ainda haja muita burocracia para os empreendedores, o cenário da economia brasileira tem se mostrado animador, possibilitando que as pessoas encorajem-se a empreender e tornem-se bem sucedidas no mundo dos negócios.




Também, podemos citar a possibilidade de regularizar negócios de pequeno porte com a nova modalidade Micro Empreendedor Individual (MEI), tendo uma redução significativa de impostos, desde que se enquadre nos requisitos exigidos.

Você conhece os sete hábitos das pessoas altamente eficazes?

Porém, por melhor que seja o momento atual do empreendedorismo, é necessário conhecê-lo a fundo antes de abrir o seu empreendimento, saber quais são os procedimentos deste meio, como abrir o seu negócio próprio, entre outras coisas. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui informações relevantes sobre o empreendedorismo no Brasil e que podem contribuir com o seu projeto. Confira!

Empreendedorismo no Brasil na atualidade

Conforme já foi dito anteriormente, nos dias atuais o Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, mostrando-se como um excelente cenário para quem deseja começar o seu empreendimento. A GEM (Global Entrepreneurship Monitor), responsável por estudos na área do empreendedorismo, aponta que o país vem aumentando drasticamente o seu número de empreendedores desde o início da década 2000.

Tem receio de ser um empreendedor? Evite os erros comuns, confira nossas 4 dicas para jovens empreendedores.




Segundo a GEM, a taxa de empreendedorismo no Brasil está acima de 25%. Sendo assim, pode-se afirmar que em cada grupo de 100 mil brasileiros há, pelo menos, 30 mil empreendedores, o que contribui para que a economia brasileira seja dinâmica, elevando o PIB (Produto Interno Bruto).

Instituições que apoiam o empreendedor brasileiro

Um dos principais fatores que contribui para com o aumento de empreendedores no Brasil é o fato de existirem instituições que os apoiam, oferecendo orientações desde o início do planejamento do negócio até a realização das atividades no dia a dia. Estas organizações são essenciais, especialmente porque há aquelas que oferecem facilidades para empresas de pequeno porte, permitindo que empreendedores individuais arquem com menos impostos.

Confira os erros de pequenas empresas mais comuns.

Entre as mais populares e eficazes instituições brasileiras que apoiam o empreendedorismo no Brasil pode-se citar o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), que oferece todo o suporte a quem está começando o seu negócio ou deseja fazer dele mais organizado e rentável. Além disso, o serviço também conta com um portal na internet, no qual é possível tirar dúvidas com um consultor online ou pesquisar as inúmeras ideias de negócios, disponíveis em diversos setores de atuação.

Falando em SEBRAE, veja nosso texto sobre plano de negócios SEBRAE.


Procurar por instituições que podem lhe auxiliar na tomada de decisões ao se tornar um empreendedor é muito importante, porque a inexperiência costuma fazer com que cometamos alguns erros cruciais, os quais podem levar o negócio a falência antes mesmo de iniciar. O conselho que podemos lhe dar é estudar o máximo possível antes de montar o seu próprio negócio, principalmente no tocante a planejamento, plano de negócios, controle de custos, controle de produção e marketing.

Que tal aprender os 4 ps do marketing digital?

Vantagens de ser um empreendedor no Brasil

Se você está pensando em abrir o seu negócio próprio, saiba que ser um empreendedor no Brasil tem lá as suas vantagens. Em primeiro lugar podemos citar que bem ou mal, a economia brasileira é estável, diferentemente das últimas crises econômicas que temos visto nos países europeus. Sendo assim, ao investir no mundo dos negócios dificilmente o empreendimento irá “quebrar” de uma hora para outra, a não ser que a administração seja feita de modo incorreto.

Em segundo lugar podemos dizer sem dúvidas que o mercado empreendedor é muito diverso. Afinal de contas, é possível abrir um empreendimento nas mais diferentes áreas. Portanto, basta decidir quais são as suas habilidades e procurar uma modalidade de negócio que mais se encaixa no seu perfil profissional. Existem oportunidades desde no campo até nos grandes centros urbanos.

Administrar bem o negócio realmente importante, por isso, aconselhamos a estudar a teoria geral da administração.

Nos últimos anos o Brasil tem vivido a ascensão das suas classes econômicas, especialmente a classe C, que concentra a maior parte da população do país. Isso significa que as pessoas estão tendo mais poder aquisitivo, o que consequentemente impulsiona as compras e aquece o mercado brasileiro.

Desvantagens de ser um empreendedor no Brasil

Nem tudo são flores, empreender no Brasil também tem as suas desvantagens, ou seja, obstáculos que podem atrasar o lado dos empreendedores. O primeiro deles é a burocracia, apontada como um dos maiores transtornos pelos empresários. Isso acontece porque não há um sistema de facilitação, sendo necessário recorrer a vários órgãos para conseguir operar dentro da lei, o que demora bastante tempo.




Também é importante se planejar bem porque, normalmente, a remuneração é variável e, consequentemente, alguns meses podem entrar pouco dinheiro no caixa.

A dificuldade do acesso ao crédito também é um empecilho para quem está ingressando no mundo dos negócios e não todo o dinheiro que precisa a sua disposição. Muitas pessoas desistem de empreender no meio do caminho devido à falta de poder aquisitivo.  Há algum tempo foi criado o programa nacional Super Simples, que visa simplificar a solicitação de créditos para empreendedores, mas ainda não é o suficiente para atender a todos.

Também não se pode deixar de mencionar as altas taxas de impostos. Os empreendedores brasileiros que operam as suas atividades dentro da lei, comprometem-se a pagar diversos impostos como, por exemplo, ICMS, IR, entre outros, os quais acabam recaindo sobre o valor dos produtos, deixando-os caros, o que pode afastar o consumidor.

Além disso, é preciso estar sempre atento aos encargos trabalhistas, os quais, caso pago incorretamente, podem gerar prejuízos e verbas indenizatórias judiciais de grande monta, inclusive levando o negócio a falência.

Dicas de empreendedorismo no Brasil

Quem está decidido a ser empreendedor no Brasil deve conhecer este ambiente para obter sucesso. Conheça abaixo algumas dicas de empreendedorismo no Brasil:

1 – Criatividade

A criatividade é um elemento essencial para quem quer ser um empreendedor brasileiro. Como se sabe, há diversas áreas prósperas para atuar no mercado. Porém, para se destacar, o ideal é oferecer algo novo, não necessariamente criar uma nova modalidade de negócio, às vezes basta mudar a forma de oferecer o produto ou adicionar algo especial para atrair o público.

Temos um texto ideal para quem tem dificuldade nessa área: criatividade e inovação.

2 – Escolha um negócio que gosta e domina

Uma das piores coisas que um empreendedor pode fazer é investir em uma área que não tem intimidade, apenas por ser muito rentável no momento. Portanto, escolha uma categoria de empreendimento que compreenda as suas habilidade e que você tenha verdadeira paixão para executar as atividades, este com certeza já será um grande passo rumo ao sucesso profissional.

3 – Conheça o seu mercado

Dificilmente se vence no desespero. Sendo assim, nada de se jogar no mercado sem conhecê-lo. Antes de qualquer coisa é recomendado realizar um estudo para avaliar a sua área de atuação, verificando o seu rendimento, quem são os principais concorrentes, entre outros itens relevantes. Estude o caminho e trace uma rota antes de dar o primeiro passo!

Quer aprender a fazer uma pesquisa de mercado?

4 – Planejamento é a palavra-chave para empreender no Brasil

Planejamento é a palavra-chave e deve ser a base de qualquer profissional, ainda mais para um empreendedor. Não é possível ir a algum lugar sem saber onde se quer chegar. Alguns estudos apontam que muitos empreendimentos brasileiros acabam fechando as portas por falta de organização e planejamento. Recomenda-se fazer um planejamento regular antes da abertura da empresa e segui-lo sempre, fazendo as devida modificações se for necessário.

5 – A visão do empreendedor brasileiro deve estar sempre à frente

Se o seu empreendimento ficar sempre no mesmo lugar, provavelmente será atropelado pelos demais que vivem com constantes atualizações. Neste caso, a ordem é nunca se acomodar. O mercado brasileiro é muito dinâmico e você deve acompanhá-lo se não quiser ficar para trás.

Está com dificuldade para divulgar sua empresa? Veja agora mesmo como divulgar a empresa pela internet.

Um empreendedor brasileiro de sucesso é aquele que está sempre enxergando lá na frente, adiantando-se às situações que podem surgir. É preciso manter o seu negócio atualizado, de modo a criar e aproveitar novas oportunidades que possam trazer vantagens, além de acompanhar as principais tendências.

Agora que o empreendedorismo no Brasil está em alta, que tal começar seu próprio negócio?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here