O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas, mas você realmente sabe como fazer um e-mail marketing que converta o leitor em comprador? Aprenda!O e-mail marketing é uma ferramenta incrível e que, quando bem utilizada, possibilita grandes saltos nas vendas, aumentando a margem de lucro.
Pense da seguinte forma, você captou clientes e montou uma base de 1.000 pessoas cadastradas que lhe forneceram os dados de e-mail, se você conseguir ter uma taxa de 10% de conversão através dos e-mails, toda vez que utilizar o e-mail marketing conseguirá 100 novas compras ou possíveis compras.
Mas o e-mail marketing não é tão fácil de fazer, ou melhor, é fácil de criar, difícil é torná-lo efetivo, conseguir fazer os receptores abrir o link e realmente ler o conteúdo, por isso, montamos dicas que irão aumentar muito as suas chances de conseguir obter êxito na utilização dessa ferramenta, aproveite!
Evite comprar listas de e-mails marketing
É muito comum comprar listas de endereços de e-mails para utilizar na prática do e-mail marketing, porém, essa não é uma ideia que costuma ser “bem vista” e aceita pelos consumidores em geral.
Quando você adquire uma lista de e-mails, o primeiro ponto negativo é que grande parte dos contatos não possuem interesse no que você oferece, eles são simplesmente “aleatórios”. Por exemplo, você gosta de futebol, mas recebe propostas de venda de uma empresa sobre paraquedismo, você não irá abrir os e-mails e tão pouco comprar.
Se já não fosse suficientemente ruim comprar listas de e-mails pelo motivo acima citado, ainda existe o fator de que o consumidor receberá um e-mail marketing de uma empresa que nunca viu na vida, assim, por que abrir? Ou até pior, por que não marcar como SPAM?
Então, veja, a melhor forma de conseguir uma lista de e-mails é através do marketing de conteúdo. Crie um blog informativo e ofereça ‘e-books’ e materiais gratuitos para as pessoas, sendo necessário fornecer o e-mail para a liberação do download, assim, além de conseguir uma lista com pessoas que conheçam sua empresa, ainda terá potenciais compradores do seu produto, já que se interessam pelo seu nicho.
Aprenda como funciona o marketing digital em sua magnitude.
Utilize o seu nome ao invés da empresa
Você quer que seu e-mail marketing seja aberto? Não utilize o nome da sua empresa, mas sim o seu. Isso porque as pessoas estão todos os dias se relacionando uma com as outras e desejam, na grande maioria das vezes, saber o que acontece com a outra, consequentemente, a probabilidade do seu e-mail com nome pessoal ser aberto é bem maior.
Assim, quando for colocar o “título” que irá aparecer no e-mail, coloque antes mesmo do assunto que será tratado o seu nome, de preferência completo, assim a pessoa sentirá mais credibilidade.
Por exemplo: Paulo Andrade Pinto – O que você não sabe sobre e-mail marketing está aqui!
Escreva títulos intrigantes no seu e-mail marketing
70% das pessoas irão descartar o seu e-mail ao ler o título, 20% ao ler o 1 parágrafo e subtítulos e apenas 10% ao ler o texto mesmo, por isso, escrever bons títulos é fundamental para o sucesso dessa ferramenta de marketing.
A importância de saber escrever um título é tão grande que existem cursos focados apenas em ensinar as melhores técnicas para conseguir criar títulos intrigantes, então imagine a quantidade de dicas, técnicas e fórmulas que podem ser encontradas!
A dica número 1 é não fazer títulos muito grande, porque perde o caráter de objetividade e clareza ao repassar a ideia. Títulos com 9/10 palavras são mais do que suficiente, por exemplo:
- 10 passos exclusivos para criar uma empresa;
- Marketing efetivo em 5 minutos;
Perceba, são títulos pequenos mas que prendem a atenção e instiga a pessoa a querer saber mais sobre o assunto.
Outra dica é sempre colocar um atributo temporal, no caso anterior o AGORA, ou algumas palavras que criem uma seleção (EXCLUSIVO).
Personalize seus e-mails marketing
Entendo que as vezes não tem como personalizar o e-mail marketing, até mesmo em razão da grande quantidade, mas sempre que possível, mesmo que dê mais trabalho, personalize com o nome do receptor.
Mas por que isso é tão importante?
Quando você abre um e-mail e vê que tem seu nome, a primeira reação é pensar que aquele e-mail foi feito especialmente para você, consequentemente, não é apenas um e-mail marketing de anúncio, é algo pensado para ajudar você a encontrar algo que realmente precisa.
Isso, inconscientemente é pensado, maximizando em até 40% a chance de retorno daquele e-mail.
Entenda mais sobre o funcionamento do inconsciente coletivo.
Otimize o e-mail marketing para mobiles
Cada vez mais as pessoas estão utilizando dispositivos móveis para acessar seus e-mails, afinal, é simples, prático e pode ser feito em qualquer lugar.
Porém, devido as configurações dos dispositivos móveis, o e-mail marketing pode ficar desfigurado e impedir uma boa leitura. Por isso que quando se pensa em marketing mobile é preciso investir em uma tecnologia responsiva. Pense nisso, a tendência de utilizar dispositivos móveis já está bem alta.
Talvez seja necessário contratar um profissional para criar o padrão, porém, depois basta readequar e trocar o conteúdo dos próximos e-mails marketing.
Atenção na frequência do e-mail marketing
A razão mais citada pelos consumidores de excluir o e-mail marketing sem abrir é a alta frequência de recebê-lo, cerca de 70%. É muita gente!
A frequência do e-mail marketing deve ser baixa, aconselhamos no máximo 1 por semana. Procure trazer algo que realmente valha a pena para o cliente e não apenas buscar “vender” ou aumentar as vendas todos os dias.
Permita também uma forma da pessoa acessar a plataforma e escolher quantos e-mails marketing está disposta a receber semanalmente ou mensalmente, pode ser uma boa tática de levá-la até a sua plataforma e conhecer a empresa.
No web marketing encontramos diversos pequenos detalhes que fazem toda a diferença, por isso, não se precipite em descartar algum deles.
Seja objetivo e claro
Objetividade e clareza não são sinônimos, e é preciso trabalhar ambos no seu e-mail marketing.
Vamos iniciar pela objetividade.
Objetividade é não “ficar enrolando”, dando voltas para falar algo. O receptor não precisa ler dezenas de informações irrelevantes para achar o que lhe interessa, tão pouco, com informações irrelevantes fará com que o receptor entre nos seus produtos. Diga o que você quer e precisa dizer, FIM, não enrole!
Já a clareza é outro ponto interessante. Quando falamos em clareza é organizar as ideias do e-mail marketing corretamente, distribuí-las de forma que confiram a exatidão das informações.
Uma dica é sempre que criar um e-mail marketing pedir para 3 pessoas além de você lerem, assim, terá uma base sólida se está ou não objetivo e claro.
Informe porque recebem os seus e-mails marketing
É comum recebermos e-mails marketing sem sequer saber como conseguiram nosso endereço eletrônico, e acredite, isso não é legal!
Prestar essa informação, além de conferir credibilidade e aumentar a confiança do receptor para com você, também é uma forma de bom atendimento, e claro, todo bom atendimento é recompensado!
Lembre-se de informar como se cadastraram para receber seu e-mail marketing.
Esqueça você e sua empresa
Os criadores inexperientes de e-mail marketing tem o costume de ficar falando da empresa e de si mesmos ao invés de focar a sua atenção no leitor/receptor.
Se você já leu o nosso texto sobre técnicas de vendas deve saber que o seu foco é encontrar a necessidade e a dor do consumidor para oferecer exatamente o que ele precisa, deixando-o falar e sabendo escutar, correto? Pois bem, agora vamos ao caso prático:
Você fala que sua empresa é uma das melhores do mercado, cresce 30% ao mês, trabalha em dezenas de setores e etc, o que o cliente vai falar para si mesmo?
E daí? Em que ponto resolve minhas necessidades e problemas? Sem contar que você também não conseguirá criar conectividade com o receptor.
Utilize “você”, assim lembrará de que o seu objetivo é o cliente e não a sua empresa. Lembre-se sempre de focar no que ele precisa, no que você pode oferecer PARA ELE!
Crie um sistema de recompensa no seu e-mail marketing
Você acessa um e-mail marketing por 1 único motivo, OBTER ALGO, UMA VANTAGEM, seja ela uma promoção, um cupom de desconto, um brinde, algo grátis, enfim, é preciso uma recompensa.
Colocar no próprio e-mail marketing (e dar, é óbvio) uma recompensa irá maximizar em muito a taxa de abertura e acessos à página principal.
Boas dicas de recompensas e brindes são cursos grátis, livros online, e-books ou até mesmo um cupom de desconto, costuma trazer ótimos resultados!
Com o cupom de desconto você diminuíra o preço, o que é uma vantagem incrível. Veja como o preço de venda influencia nas vendas.
Não se esqueça do Call to Action no seu e-mail marketing
O Call to Action costuma estar sempre nos finais dos e-mails e cartas de vendas, tudo bem, não tem problema, mas certifique-se de que ele esteja bem visível! Você pode até mesmo personalizá-lo com fonte maior, negritada, enfim, o negócio é fazer se destacar.
Para você que não sabe o que é call to action, este é a ‘conduta ou ação’ que você deseja que o leitor tenha.