Sabe o que é B2B? Veja agora mesmo tudo sobre empresas B2B!
Você cansou de ser funcionário e agora decidiu ser o seu próprio chefe? Não se intimide, esse pode ser o caminho para conquistar a sua independência financeira, desde que todos os seus passos sejam muito bem pensados e estruturados. Afinal de contas, não dá para se “jogar no mercado” sem ter pleno conhecimento do terreno em que se está pisando, concorda?
Tem dúvidas de como começar a ser um empresário? Seus problemas terminaram, veja nosso texto sobre como ser um empreendedor.
Em se tratando da abertura do negócio próprio, há diversas modalidades de empresas que podem ser abertas, basta encontrar aquela que mais se enquadra ao seu perfil empreendedor, além, é claro, financeiramente recompensadora. Para quem busca estabilidade e lucros mais altos, uma alternativa é optar por uma empresa do tipo B2B, que é um empreendimento que presta serviços para outro negócio.
Ao decidir trabalhar como uma empresa B2B é necessário tomar diversos cuidados, pois esta modalidade exige ações administrativas diferenciadas, uma vez que o cliente é pessoa jurídica e não física. Para você, que pretende entrar ou já está neste mercado, nós iremos trazer aqui, mais informações sobre o que é B2B e como operar este tipo de empresa. Confira abaixo:
O Que é Empresa B2B?
A empresa B2B (Business to Business) pode ser definida como empresas que prestam serviços de comercialização de produtos para outras corporações, sendo que todas as atividades acontecem por meio de uma plataforma online, ou seja, caracteriza-se pelo fato de ser uma empresa de comércio virtual, podendo operar como uma indústria, importadora, distribuidora ou revendedora.
Na maioria das vezes, as empresas B2B realizam as suas atividades através de um site próprio, mas este procedimento também pode ser feito a partir das redes sociais como, por exemplo, Facebook, Google+ e Twitter. Além disso, nesta modalidade de negócio, a relação da empresa com o seu público consumidor é bem mais próxima.
Quando se trata de comercialização de produtos online, o que o caso das B2B, o primeiro ponto a SEMPRE analisar para ter chances de sucesso é o Marketing Digital. Na internet, os “negócios” giram através de publicidade. Devido a alta concorrência e novas empresas que entram no mercado todos os dias, torna-se imprescindível fazer com que os consumidores acessem o seu site do que o dos concorrentes, então, foco no Marketing.
Como Funciona Uma Empresa B2B?
Antes de qualquer coisa, é importante que você compreenda que uma empresa B2B é diferente das demais, não apenas no nome, mas principalmente no seu modo de operação, desde a maneira como se posiciona no mercado até a forma como persuade os clientes. Somente depois de conhecer todas as características deste modelo de negócio é possível estar pronto para entrar no mercado.
A empresa B2B escolhe a plataforma que irá trabalhar, que está de acordo como a concentração do seu público-alvo, podendo ser um site ou uma página em uma rede social, como é o caso do Facebook. Na sequência, se estabelece a venda inteiramente através da internet, que também pode ser chamado de E-Commerce.
O funcionamento da B2B se dá por meio da solicitação de pedidos online, tendo vendedores disponíveis para atender durante todo o horário do expediente.
Perceba, é uma “empresa qualquer”, mas atua exclusivamente através da internet, o que permite uma redução de custos, maximização de público-alvo, comodismo para os clientes, entre outras facilidades.
Vantagens Que Uma Empresa B2B Oferece
Montar uma empresa B2B traz muitas vantagens, tanto para o empresário quanto para os empreendimentos que consomem os serviços prestados. Ao decidir ingressar neste setor, você poderá economizar dinheiro com a instalação da loja, uma vez que ela ocupará um espaço cibernético e não físico, dispensando os custos com manutenção ou locação.
A praticidade também pode ser considerada uma vantagem que a empresa B2B oferece. Pense, você poderá realizar as vendas e todas as atividades em um único canal, podendo conversar e oferecer os seus produtos de uma maneira mais eficiente, uma vez que a internet permite que a empresa fique mais próxima dos seus clientes.
Dificuldades nas vendas? Não se preocupe, veja algumas técnicas de vendas.
A razão da existência de uma empresa é obter lucros, não é mesmo? Então, ao comandar um negócio B2B, se todas as tarefas forem executadas do modo correto, a tendência é que se tenha um lucro relativamente alto e estável, dependendo do tipo de serviço que é oferecido.
Outro ponto positivo e muito presente nas B2B é que o giro de novos clientes é maior do que em uma loja física, o que contribuiu para manter os lucros mais estáveis, sem contar na possibilidade de crescimento. Mas não se esqueça, como qualquer empresa, uma B2B necessita de um bom planejamento estratégico.
Como Otimizar o Marketing Da Empresa B2B?
Uma empresa só aumenta o seu número de vendas a partir do momento em que as pessoas sabem da sua existência e a procuram, mas como fazer com que isso aconteça em um negócio online?
A resposta é simples, investir em marketing, ou seja, divulgar o empreendimento e os seus produtos amplamente, fazendo com que os clientes em potencial sintam vontade de conhecer e comercializar com a sua marca, tornando-os fiéis a ela.
Neste caso, as ações de marketing têm que ser apropriadas à empresa do tipo B2B. Por isso, acompanhe abaixo como otimizar o marketing da empresa B2B:
1 – Monte Uma Plataforma Estruturada e De Fácil Acesso
Uma empresa B2B irá realizar transações comerciais com outra empresa, porém, é necessário que o fornecedor do serviço tenha em mente que o responsável pela solicitação do pedido é uma pessoa física, que deve entrar na plataforma online e encontrar facilidade para fazer o seu pedido, bem como tirar todas as suas dúvidas.
Um dos pontos fortes do B2B é justamente o comodismo que possibilita aos clientes, que sequer precisam sair de casa, agora, você quer ter isso como seu aliado, não? Então não crie muitas “frescuras” na plataforma que possam dificultar o acesso do cliente ao produto que deseja.
Portanto, ao abrir uma empresa B2B, é de fundamental importância que a plataforma online em que a loja será instalada seja bem estruturada e de fácil acesso. Os principais ícones que evidenciam os produtos devem estar bem aparentes, além do processo de compra ser prático. Dessa maneira, evita-se que o internauta não ache o que está procurando e acabe comprando de outra empresa.
2 – Disponibilize Funcionários Para Atender Online
Imagine que a empresa B2B tem um site de fácil acesso, mas o internauta gostaria de esclarecer uma dúvida antes de efetivar a compra. Pois bem, se este consumidor em potencial não obter respostas para todos os seus questionamentos, a tendência é que ele desista da compra. Você não quer que isso aconteça, não é mesmo?
A melhor maneira de possibilitar que os seus clientes em potencial tenham todas as suas dúvidas respondidas é disponibilizando um funcionário para atender online. Neste caso, é necessário criar um chat, na própria plataforma. Não basta apenas ter o chat, ele realmente tem que ser administrado por um atendente ágil, que seja capaz de responder todas as perguntas.
Veja um pouco sobre qualidade no atendimento, irá facilitar o seu sucesso.
3 – Ofereça Serviços Personalizados
A sua empresa B2B irá trabalhar para atender as necessidades de um nicho específico, mas dentro do seu próprio nicho é possível fazer segmentações, oferecendo serviços personalizados. Por isso, estude as características do seu público consumidor e avalie quais características poderiam render um novo segmento.
Por exemplo, supondo que o seu negócio trabalhe com o fornecimento de produtos para eventos, você pode passar a oferecer uma linha exclusiva de itens para eventos matrimoniais. A personalização dos serviços é a forma de fidelizar os clientes e aumentar os seus lucros.
4 – Resolva Todos Os Problemas Que Acontecerem Na Sua B2B
Quando você tem um problema com uma compra realizada em uma determinada empresa e ele não é resolvido imediatamente, a tendência é que esta marca seja excluída das suas intenções de compras no futuro. Esta situação também pode ocorrer com o seu cliente.
Sendo assim, saiba que uma das maneiras mais positivas de fazer o marketing de uma empresa B2B é resolvendo todos os problemas que acontecerem. Procure solucionar todos os transtornos em um curto período de tempo, evitando que o consumidor crie uma imagem negativa da sua marca.
5 – Amplia a Divulgação Da B2B Em Todos Os Canais Virtuais
A empresa B2B pode ser instalada em um site exclusivo ou em uma página das redes sociais, porém, é importante que ela esteja presente em todos os canais virtuais, pois quanto maior for a divulgação do empreendimento, maior será o número de pessoas que conhecerão a marca e poderão vir a realizar compras.
Crie perfis da loja em todas as plataformas online, mantendo o hábito de deixar a página alimentada, ou seja, divulgando os serviços e ações promocionais, além de interagir e tira as dúvidas do público alvo.
Lembre-se de focar seus esforços em SEO, sem ele, dificilmente seu negócio dará certo.