Inovações Tecnológicas: Veja as 8 Mais de 2014



Inovações Tecnológicas: Veja as 8 Mais de 2014Curioso para saber algumas inovações tecnológicas simples e que ajudaram muitas pessoas? Confira!

Pare um momento e olhe ao seu redor, identifique quantos itens que hoje são banais em nossas vidas que já foram consideradas inovações tecnológicas. Muito provavelmente, você conseguirá montar uma lista grande. O próprio aparelho utilizado para ler este texto já foi revolucionário em algum momento, seja ele um computador, celular ou tablet.




Não tem jeito, por mais que você não seja uma pessoa muito conectada à tecnologia, mais cedo ou mais tarde ela vai interferir de alguma forma na sua vida. Agora, quem é fissurado nas novidades que surgem no universo tecnológico, o ideal é estudá-las com mais afinco para poder tirar o melhor proveito possível de tudo que oferecem, trazendo-as para a sua vida pessoal ou profissional.

As inovações tecnológicas não são apenas aqueles itens amplamente difundidos no mundo inteiro como, por exemplo, telefone e o avião. Existem diverso produtos simples, mas que são inovadores devido ao fato de agregarem mais praticidade ao cotidiano do ser humano.

Para você que se interessou pelo assunto, criamos este texto especial sobre as principais inovações tecnológicas da atualidade. Confira!

1 – Google Glass é Uma Incrível Inovação Tecnológica

A tecnologia está cada vez mais focada em trazer acessibilidade para as pessoas com deficiência física, fazendo com que elas tenham plenas condições de realizar as suas atividades do dia a dia sem necessitar da ajuda constante de um familiar ou conhecido, o que certamente lhes proporciona muito mais independência.

Proporcionar mais independência às pessoas com deficiência física também era o desejo de Richard W. DeVaul e Babak Parviz, especialistas em tecnologia, que trabalham para o Google e que, atendendo ao pedido da empresa, desenvolveram o Google Glass, que é um óculos com acesso a internet, que permite tirar fotos, gravar vídeos e fazer ligações, sem ter que requisitar o auxílio de outra pessoa.




Sejamos honestos, é uma revolução! Talvez da forma que atualmente está sendo utilizado não pareça tão “importante”, mas, futuramente, é bem provável que seja utilizado de outras formas que trarão incríveis benefícios para a sociedade.

2 – Hambúrguer De Laboratório

Você almeja ser vegetariano algum dia, mas tem muitas dificuldades para deixar de comer carne e adora aqueles lanches cheios de gordura, que levam inúmeros componentes de origem animal? Pensando nisso, foi desenvolvido o hambúrguer de laboratório, que é considerado muito mais saudável do que hambúrguer comum.

Os hambúrgueres feitos em laboratório não levam carne de nenhum tipo em sua composição e, embora possa ser difícil de acreditar, as pessoas que já provaram alegam que o sabor é exatamente igual ao do alimento tradicional, além de apresentar uma textura muito mais macia.

Esta inovação tecnológica foi desenvolvida por cientistas holandeses, tendo sido custeado por Sergey Brin, um dos fundadores do Google.

3 – Cartões De Débito Para Refugiados Da Síria

A Síria vive uma guerra civil, que é responsável por desencadear inúmeros problemas políticos e econômicos, o que faz com que muitos cidadãos fujam das suas casas, deixando tudo o que têm para trás. Porém, muitos refugiados possuem dinheiro no banco, mas ficam impossibilitados de usá-lo, pois não levaram os seus documentos consigo.


Percebendo esta situação, a UM Word Food Programme teve a brilhante ideia de substituir a distribuição de vouchers que possibilitam ter acesso a porções de comida pelos cartões de débitos pré-pagos para os cidadãos sírios que estão no Líbano. Na atualidade, há mais de 300 lojas no país que aceitam o cartão, que agrega praticidade e segurança.

Parece algo de pouca inovação tecnológica, concorda? Mas a população Síria considera uma das principais.

4 – Camisinha De Tendão De Carne Bovina

Segundo os cientistas que estudam a AIDS, os casos da doença têm aumentado no mundo devido ao fato de os jovens da atualidade saberem que ela tem tratamento e é possível viver bem, o que faz com que muitos deles dispensem o uso da camisinha em suas relações sexuais.

Para evitar que os casos aumentem, Bill Gates mostrou que não é criativo apenas no desenvolvimento de softwares e faz uma parceria com a Melinda Gates Foundation para criar a camisinha de tendão de carne bovina, que é uma réplica da pele humana, caracterizando-se por não causar nenhum incomodo e oferecer a mesma proteção contra a transmissão de doenças e a gravidez.  O desenvolvimento do produto custou 1 milhão de dólares.

A área da saúde e internet são, sem sombra de dúvidas, as que possuem o maior índice de criação de inovações tecnológicas e, quando a inovação desenvolvida não é voltada especialmente para estas áreas, acaba-se por ser incorporada, posteriormente, de alguma maneira.

5 – Luz Solar Nas Favelas é Uma Ótima Inovação Tecnológica

No continente africano, estima-se que mais de 60% das populações urbanas estão concentradas nas favelas, ou seja, tem muita gente morando nas periferias, o que faz com que os recursos básicos como a distribuição de água e luz sejam limitados, deixando de chegar a todas as residências e quando chegam não possuem uma frequência regular.

Para proporcionar melhores condições de vida para as populações que moram nas favelas da África, o iShak criou um sistema de energia elétrica através de painéis solares feitos de argila, que é um recurso limpo, prático e com um custo financeiro muito baixo, além de coletar a água da chuva, que pode ser utilizada na realização das atividades domésticas.




Esta inovação tecnológica está sendo muito cogitada como uma das principais, já que o assunto “natureza” e sustentabilidade estão cada vez mais acentuados no mundo, e você, o que acha?

5 –  Fogão Limpo

Na Zâmbia, um país do centro-sul da África, praticamente toda a população utiliza fogões que funcionam através da queima de carvão, devido à dificuldade da obtenção de outros combustíveis, como é o caso do gás. Obviamente que isto causa um problema de desmatamento, que influencia em diversas questões socioambientais da região.

Para agregar mais praticidade para a população e ao mesmo tempo fazer um bem enorme ao meio ambiente, os biólogos do Emerging Cooking Solutions desenvolveram um modelo de fogão que acende através de projéteis bio-degradáveis, que dispensam o uso de madeira.

Será que essa inovação tecnológica irá chegar ao Brasil? Quem sabe o custo seja até mais em conta do que o nosso gás, utilizado nos fogões atualmente.

6 – Crescimento De Plantações Aceleradas Por Milhares De Anos

Quantas vezes você já se pegou pensando que inovação tecnológica mesmo seria desenvolver um método de acabar com a fome no mundo? Pois bem, este é um pensamento muito comum e nós estamos cada vez mais perto de transformá-lo em realidade, uma vez que já existe uma forma de acelerar as plantações de alimentos.

A Kaiima, uma startup israelense, utilizou-se da manipulação de genoma para diminuir o tempo de crescimento das plantações, além de promover melhorias no tratamento da água e na qualidade das plantas. Este projeto significa que os alimentos ficarão prontos para serem “colhidos” em menor tempo, o que aumenta a quantidade de comida no universo, podendo suprir as necessidades de todos.

No quesito alimentação, esta seria uma inovação tecnológica realmente incrível, podendo aumentar significativamente os lucros dos agricultores.

7 – O Capacete De Bicicleta Que Vira Airbag

O mundo demonstra cada vez mais preocupação com o meio ambiente, isto se reflete em todos os setores da sociedade, inclusive, nos meios de transporte. Todos os anos, as marcas de carros e motocicletas empenham-se em desenvolver veículos que emitem menos gases poluentes. Porém, nem um deles é tão eficiente quanto a bicicleta.

Mas, muita gente ainda é resistente a ideia de usar a bicicleta para realizar todas as suas atividades, pois possuem medo de cair e se machucar, uma vez que muitas regiões não oferecem ciclovias adequadas.

Para trazer mais segurança para quem deseja andar de bicicleta, a companhia de design sueca, Hövding.com, criou o capacete que vira airbag, semelhante a um cachecol, e que envolve toda a cabeça, inflando quando ocorre um impacto forte.

Acredita-se que rapidamente esta forma de capacete será melhorada e adequada para que os motociclistas possam utilizar também.

8 – Colher Para As Pessoas Com Parkinson

Se você convive com alguém que sofre do mal de Parkinson sabe o quanto estas pessoas têm dificuldades para realizar as tarefas mais simples do dia a dia como, por exemplo, comer, uma vez que o tremor nas mãos faz com que os alimentos caiam antes mesmo de chegar à boca.

Preocupados com o bem estar das pessoas que possuem Parkinson, a empresa Lift Labs desenvolveu uma colher específica para elas, que é capaz de amenizar até 70% dos tremores das mãos, possibilitando que elas comam sozinhas sem derramar.

Gostou das principais inovações tecnológicas 2014? São brilhantes inovações tecnológicas do século 21, não concorda?

Essas Foram Inovações Tecnológicas Simples e Que Ajudaram Muitas Pessoas, Gostou? Conte-nos Qual Foi a Sua Preferida!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here