Conheça os tipos de indicadores para aprimorar o seu negócio e ganhar mais dinheiro!
Imagine uma empresa que não costuma acompanhar o desempenho de todos os seus setores. Se você é gestor, sabe que em pouco tempo ela está beirando o caos, não é mesmo? Isto acontece porque não há controle sobre os fatores internos e externos da empresa, o que faz com que os seus planejamentos e resultados obtidos sejam falhos.
Pensando na dificuldade que as empresas têm de mensurar o seu desempenho em todos os setores, o meio corporativo desenvolveu indicadores de desempenho da empresa que ajudam a chegar a resultados mais precisos, permitindo que os dados sirvam para embasar mudanças, elaboração de planejamentos e otimização da gestão de funcionários.
Encontrar os indicadores adequados para avaliar cada setor da empresa torna possível prever possíveis dificuldades, encontrar falhas e até mesmo estabelecer metas e bonificações para os funcionários. Na realidade, os indicadores são pontos cruciais para qualquer empresa, desde as de pequeno porte até as de grande porte, por isso, não deixe de trabalha-los na sua.
O desempenho da empresa pode ser avaliado a partir de vários ângulos, basta optar pelo indicador que mais compreende as suas necessidades. Para te ajudar, iremos trazer aqui quais são os tipos de indicadores e a função que cada um deles possui. Confira!
1 – Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade podem ser apontados como um dos mais utilizados pelas empresas. Afinal de contas, é a partir da aplicação deles que a empresa pode mensurar o nível de qualidade com o qual está realizando as suas tarefas em todos os setores.
Imagine que a sua empresa é responsável pela fabricação de sapatos, logo, para que estes itens cheguem ao mercado e agradem o seu público-consumidor, é necessário avaliar a sua qualidade de produção.
Conheça mais sobre controle de produção.
É importante lembrar que os indicadores de qualidade não são sempre os mesmos, eles podem ser desenvolvidos ou adaptados de acordo com as necessidades e características de cada empresa. Entretanto, existem alguns indicadores que podem ser usados como base para medir a qualidade dos processos, tais como:
- Qualidade do processo: este indicador consiste em avaliar como a empresa está desenvolvendo as suas atividades em todos os setores, pois se algo falhar em determinada área poderá afetar o desempenho da empresa em todas as outras.
É importante que o gestor identifique todos os processos que a empresa realiza e, posteriormente, analise como eles estão sendo feitos, se os prazos determinados estão sendo cumpridos, se as ferramentas usadas satisfazem as necessidades de produção e se os recursos humanos e matérias-primas estão sendo bem aproveitados.
Você pode ainda utilizar os indicadores de desempenho para analisar como está o desempenho dos seus funcionários e da própria empresa.
- Qualidade do produto: nem sempre um processo de boa qualidade resulta em um produto de boa qualidade. Por isso, é importante que a empresa analise separadamente a qualidade do produto, estudando os benefícios que oferecem, o seu design, durabilidade, desempenho e confiabilidade.
- Qualidade para o cliente: a qualidade do produto para o cliente diz respeito aos benefícios que ele oferece, sendo necessário avaliar o seu nível de utilidade e interação com o consumidor, facilidades e dificuldades. O ideal é que este processo seja feita através de uma pesquisa de campo com os próprios clientes.
2 – Indicadores de produtividade
O volume de atividades que a sua empresa executa está de acordo com o nível de produtividade? É exatamente para responder esta pergunta que existe o indicador de produtividade, que tem como objetivo mensurar o nível de eficiência da empresa em relação aos seus processos de produção. Os fatores que fazem parte dos indicadores de produtividade são:
- Volume de atividades executadas: antes de qualquer coisa, o gestor tem que fazer um levantamento do volume de atividades executadas pela empresa, o que permite verificar se os gastos com mão-de-obra e matéria-prima estão sendo utilizados de forma adequada, o estudo deve ser feito em todos os setores da empresa.
- Cumprimento de metas: para avaliar o desempenho de produtividade da empresa é necessário estudar o índice de cumprimento de metas, ou seja, o quanto dos objetivos estabelecidos foram concluídos com sucesso, quantos ficaram para trás e quantos tiverem que ser modificados no meio do caminho. A partir deste estudo a empresa saberá se está determinando metas dentro da sua realidade e se a sua equipe desenvolve um trabalho eficiente. Manter sempre uma boa gestão de pessoas é fundamental para que executem as tarefas corretamente.
- Resultados alcançados: mensurar os resultados alcançados em um determinado período de tempo é essencial para mensurar o índice de profundidade da empresa. Neste caso, tem-se que fazer um levantamento dos resultados negativos e positivos alcançados e analisar as causas de cada um deles.
- Nível de erros e acertos: durante os processos realizados pela empresa acontecerão erros e acertos, mensurá-los é essencial para saber como o seu atual índice de produtividade se configurou.
3 – Indicadores de desempenho de equipe
No seu papel de gestor você sabe o quanto a boa gestão do material humano da empresa é importante para que ela cumpra as suas metas e obtenha um bom posicionamento no seu mercado de atuação.
A equipe precisa estar em harmonia, ter uma relação interpessoal condizente com os objetivos e valores da empresa. Acredite, não é um trabalho fácil, manter uma equipe de bom humor, com vontade de trabalhar, motivada e que realmente uns confiem nos outros, é trabalho para anos. Não é para menos que diversos empresários investem “fortunas” em cursos de Coaching para seus funcionários.
Para estudar o comportamento pessoal e profissional dos seus profissionais é necessário aplicar o indicador de desempenho de equipe, o qual é composto por:
- Conhecimento que o profissional tem das suas atividades: um indivíduo não irá realizar bem uma tarefa que não sabe como fazer, não é mesmo? É por isso que o indicador de desempenho de equipe se preocupa em analisar os conhecimentos teóricos e práticos que os funcionários possuem em relação às atividades que desenvolvem na empresa. A aplicação desse indicador costuma ocorrer pelo administrador das equipes.
- Nível de eficácia das atividades realizadas: o funcionário tem conhecimento teórico e prático, mas acaba não obtendo bons resultados ao concluir as suas tarefas? Provavelmente isso está acontecendo devido a algum fator externo e para descobri-lo é necessário avaliar a eficácia do profissional em cada atividade que realiza, levando em consideração os seus erros e acertos.
- Comprometimento com o trabalho: uma empresa está fadada a ficar no mesmo lugar se não tem funcionários comprometidos. Então, para identificar e melhorar o comportamento dos seus funcionários é necessário analisar o comprometimento que eles possuem dentro do ambiente de trabalho e se seus objetivos estão em harmonia com os da empresa.
4 – Indicadores de desempenho organizacional
Os indicadores de desempenho organizacional são considerados um dos mais completos, pois eles são capazes de medir o desenvolvimento da empresa como um todo, estudando e analisando todos os setores que a compõe. Este método é composto por:
- Eficiência: este quesito tem como função analisar a capacidade que a empresa tem de fazer a coisa certa, o quanto ela consegue determinar metas e cumpri-las. Este dado tem que ser mensurado a partir de estudos dos processos realizados pela instituição em um determinado período de tempo, constatando se os resultados alcançados estavam dentro do esperado, inesperados ou mais do que esperados.
- Custos fixos: eles são um ótimo método para analisar o desempenho da organização. Neste processo tem-se que avaliar se os custos fixos como pagamento de fornecedores e funcionários estão sendo honrados. Também é importante analisar se eles estão estagnados ou vêm crescendo, isto representaria um potencial de desequilíbrio financeiro. Tomar cuidado com o planejamento financeiro empresarial é fundamental para qualquer empresa, inclusive a sua, caso contrário terá sérios problemas e iminente risco de falência.
- Faturamento: este item diz respeito ao total de dinheiro que entra no caixa da empresa, sem tirar a parte direcionada para arcar com os gastos fixos e variáveis. Para obter este resultado tem-se que analisar o quanto a organização está produzindo e vendendo, bem como o valor que retorna para ela ao fim deste processo.
- Recebimento: para avaliar o desempenho do setor de cobranças da empresa é necessário fazer um estudo do fator recebimento, ou seja, se o tanto que ela vende corresponde ao quanto recebe. Caso a empresa esteja vendendo muito, mas recebendo pouco, é sinal de que os clientes estão inadimplentes, sendo preciso aprimorar os estilos de negociação e cobrança.
- Lucratividade: este item está ligado ao setor financeiro da empresa, trata-se do valor que sobra no caixa depois que todas as contas são pagas. Este dado tem que ser levantado estudando os relatórios financeiros. A partir deste resultado, a organização pode elaborar os seus planejamentos de recuo ou de novos investimentos no mercado.
Conhecer os tipos de indicadores e aprender as formas de aplica-los é fundamental para que um negócio consiga atingir o seu potencial máximo. Através da aplicação correta você encontrará dados que podem embasar todas as suas decisões, desde as simples até as mais complexas.
Olá! gostei muito do conteúdo, mas para melhor entendimento sobre indicador de desempenho, quero saber se tem um exemplo de um tipo de indicar de desempenho?
Grata,
Foi ótimo ter encontrado esses site. Quero estar sempre acompanhando.