Relações interpessoais e desenvolvimentos de equipes



1

Trabalho desenvolvido pelo Sebrae no estado de Pernambuco no ano de 2010, através da autora Adriany Rosa de Matos Carvalho, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos salões de beleza na região metropolitana do Recife.

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da comunicação no ambiente de trabalho, uma vez que este interfere nas relações interpessoais e no desenvolvimento de equipes.




A autora destaca, “relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio.”

Em um ambiente de trabalho o cooperativismo adquire suma importância, e este pode ser alcançado através da boa comunicação e valorização do trabalho do próximo, o que de certa forma permite a interação entre o líder e demais companheiros de trabalho.

A comunicação é uma ferramenta que possibilita a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais. Outro fator importante, e este diretamente ligado à comunicação, é a qualidade do trabalho desenvolvido em equipe.

Relações interpessoais interferem na motivação e cumprimento das metas, agregando assim valor à empresa. A relação entre pessoas não se define pela perfeição e sim pela junção de pessoas com qualidades distintas que juntas se destacam.

Papel desempenhado pelos líderes




Os líderes e empresários possuem importante papel durante este processo. O líder de uma equipe necessita mais do que conhecimento técnico, econômico e financeiro, é necessário que este compreenda as pessoas, colocando-se no lugar delas, para assim exercitar e incentivar o comportamento interpessoal.

Alguns aspectos devem ser analisados com cautela para que os resultados possam ser alcançados.

Os colaboradores que compõem a sua equipe possuem qualidades e habilidades diferentes, características essas que se completam durante a formação de um trabalho em equipe. Contribuindo dessa forma na obtenção de resultados, alcançando com mais facilidades os objetivos da empresa.

O crescimento das organizações se deve aos valores agregados por cada profissional que compõe a sua equipe. Estes possuem inteligência, talento, conhecimento e valor, o que em conjunto gera inúmeros benefícios para as empresas.

Aspectos que contribuem para a geração de conflitos


Da mesma forma que é importante analisar os aspectos que podem contribuir para uma relação interpessoal produtiva na empresa, é necessário ficar atento às principais causas que geram conflitos, para assim prevê-las e evitá-las.

Entre as principais características que podem levar a conflitos estão o preconceito, grosseria, diferença de valores, sensibilidade exagerada, luta por status, vaidade, e principalmente a competição entre os funcionários.

Ao analisar tais situações conclui-se que trabalhar em grupo pode ser muito prazeroso, além de proporcionar grandes benefícios à organização. No entanto, uma equipe se firma depois de um determinado tempo, ou seja, uma equipe não é formada naturalmente, essa formação depende do esforço de cada integrante.

Para que haja relações interpessoais e desenvolvimento de equipes é necessário que as decisões sejam definidas em grupo, e não apenas delegadas de cima para baixo. “Decidir em grupo é muito mais demorado, porque necessita que todos ou pelo menos a maioria cheguem a um acordo,” porém após essa decisão tomada a chance de obter um resultado satisfatório é ainda maior.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here