Startup: Aprenda Tudo Sobre o Assunto Inovador



Startup: Aprenda Tudo Sobre o Assunto Inovador
Startup

Já sabe o que é Startup? Veja agora tudo sobre o assunto, inclusive como montar uma!

Você quer ter o seu negócio próprio, mas não sabe por onde começar? Este é um problema que muitos iniciantes que aspiram ser empresários de sucesso enfrentam, alguns até mesmo deixam de levar a ideia a diante, perdendo a oportunidade de ser um empreendedor bem sucedido.




Um conselho básico, mas extremamente útil para quem deseja ser empresário é, sem dúvidas, ter uma boa ideia. Afinal, o mundo dos negócios está cada vez mais concorrido e só se dão bem aqueles que são diferenciados.

Ser diferenciado em um negócio é bastante abrangente, pode ser na forma da prestação de serviços, produto em si, relacionamento com o cliente ou até mesmo na forma da empresa, tudo pode tornar o seu negócio diferenciado, desde que seja bem feito.

Você tem uma ideia inovadora de negócio e tem certeza de que ela fará muito sucesso, mas o que fazer para que isso realmente aconteça? Além de um planejamento bem fundamentado, uma boa dica é montar uma Startup, que é um das modalidades de empresa que mais cresce em todo o mundo e que possuem o maior número de donos com menos de 30 anos de idade.

As startups são empresas com grande potencial de crescimento e lucratividades, mas antes de se aventurar nesta área, o ideal é conhecer todas as características que envolvem este tipo de empresa, dessa maneira, é possível ficar melhor preparado e diminuir os riscos de falhar.

Para facilitar a “sua vida”, reunimos uma série de informações valiosas, dentre elas o que é uma startup e dicas para montar a sua. Não perca nadinha!




O Que é Startup?

Startup é um termo relativamente novo, o que faz com que muitos especialistas ainda divirjam sobre o seu real significado. Este nome surgiu nos Estados Unidos, em meados de 1996, quando estava ocorrendo a chamada bolha da internet, ou seja, o período em que os primeiros negócios online estavam dando os primeiros passos no mercado.

Veja agora mesmo como montar uma loja virtual, este pode ser um negócio brilhante e com incríveis rendimentos.

Atualmente, o conceito que mais agrada os empresários em se tratando de startup “diz” que esta modalidade de negócio se caracteriza por contar com um grupo de pessoas que trabalham com uma ideia inovadora e de baixo custo, mas que tem potencial de crescer muito nos próximos anos.

Claro, todo negócio pode ter altos custos, indiferente se a sua ‘essência’ é de baixo custo, basta ter uma má administração. Por isso, sugiro que leia nosso texto sobre estratégias de redução de custos.

Por Que Montar Uma Startup?

Você cansou de ser um funcionário assalariado, quer ser o seu próprio chefe e dobrar os seus rendimentos mensais? A solução para resolver todos estes problemas é montar uma startup, que é um negócio inicialmente pequeno, mas, se for administrado do modo correto, poderá se tornar uma grande potência financeira.


Precisa-se de muito dinheiro para montar um startup? Fique despreocupado, pois uma das principais características deste modelo de empresa é não precisar de investimentos altos.

Além disso, você pode trabalhar com as atividades que sempre quis, basta chamar os seus amigos que compartilham do mesmo ideal, reunir uma grana e começar a divulgar o seu negócio.

Uma boa forma de divulgar a startup é utilizando o marketing digital, através do qual se costuma ter excelentes resultados.

Dicas Para Começar a Sua Startup

O conceito de startup é fácil de entender, não é mesmo? Agora, montar uma empresa desta categoria já é uma tarefa mais complexa, pois exige diversos procedimentos, os quais devem ser feitos antes e depois de abrir as portas. Para dar um “up” na sua vida profissional e começar a sua startup, acompanhe abaixo algumas dicas:

1 – Tenha Uma Ideia Inovadora De Negócio

Como começar a sua startup? A resposta é bem simples, a primeira coisa a se fazer é ter uma ideia inovadora de negócio e, para chegar ao modelo ideal, é necessário que você fique de olho no mundo dos negócios e do seu ramo profissional, isso permite conhecer o que pode dar certo ou errado, além de ajudar a identificar as oportunidades.

Toda nova necessidade encontrada na sociedade é, em tese, uma potencial ideia inovadora, por isso, procure no dia a dia as suas grandes ideias, acredite, elas surgirão!

Apenas identificar uma oportunidade não é suficiente para montar uma empresa de sucesso? Infelizmente não, bom seria se fosse tão simples assim, não acha?




Na verdade, é necessário que a oportunidade esteja de acordo com as suas habilidades e gostos profissionais. Afinal, um empreendimento só vai para frente quando o seu dono realmente gosta do que faz. Além disso, procure pensar grande e diferente daquilo que já existe no mercado.

2- Coloque a Ideia Sob a Lupa

Ok, você encontrou uma ideia de negócio que é criativa e está dentro da sua alçada, mas e agora? Nesse momento é necessário ter calma, nada de colocar a “carroça na frente dos bois”. O primeiro passo depois de conceber a ideia é verificar qual a sua viabilidade e tudo que será preciso para colocá-la em prática.

Faça um planejamento estratégico de empresa, irá facilitar bastante na escolha dos caminhos a serem trilhados, bem como nas escolhas difíceis.

Neste processo é indicado colocar a ideia sob a “lupa”, ou seja, estudá-la em seus mínimos detalhes. Portanto, tome o cuidado de analisar o tipo de serviço que será prestado, o nicho em que a empresa irá atuar, os custos operacionais, onde está a maior demanda, potencial de crescimento no futuro e se o negócio é um modelo fácil de ser reproduzido. Somente a partir destas respostas torna-se possível dar seguimento à ideia e melhorá-la.

Uma boa dica é fazer uma pesquisa de mercado, na qual conste todas as informações referentes ao seu público alvo.

3- Determine Um Modelo Lucrativo

Depois disso é preciso elaborar um modelo lucrativo, ou seja, a forma que a empresa irá trabalhar para lucrar, podendo ser através da venda dos seus serviços, assinatura de clientes, veiculação de anúncios, entre outras possibilidades de monetização.

O modelo lucrativo é um dos pontos mais importantes da startup, pois se ele for configurada de maneira inadequada, a tendência é que todo o empreendimento vá por água abaixo. Por isso, tem-se que pensar em um modo de monetização que esteja de acordo com as atividades prestadas e o perfil do público-alvo.

Procurar por um consultor nesta fase pode ser uma boa opção, não se deve errar em hipótese alguma.

4- Mantenha-se Antenado Para Incluir Na Sua Startup

O mundo dos negócios é bastante movimentado, o que era tendência ontem pode não ser mais hoje. Então, para que você não aposte todas as suas fichas em uma oportunidade errada é recomendado manter-se informado sobre o seu nicho de atuação e as questões empresarias, bem como política, tecnologia e econômicas, as quais podem contribuir para o aquecimento ou esfriamento do mercado.

Ao ser uma pessoa “antenada”, você e a sua startup só têm a ganhar, pois será possível ter embasamento para identificar as oportunidades do momento, aprimorar as atividades desenvolvidas, tirar proveito das situações negativas do mercado, além de se preparar para enfrentar os desafios e transtornos.

5- Estude Gestão Para a Sua Startup

Você não precisa ser experiente no ramo empresarial para abrir uma startup, mas é essencial ter conhecimento sobre gestão, pois é ela que vai fazer do seu negócio um verdadeiro sucesso ou fracasso.

Importante lembrar que a gestão pode ser dividida em diversas áreas, como é o caso da gestão financeira, gestão administrativa, gestão de materiais, entre outras.

Portanto, procure estudar tudo sobre gestão no geral e no seu setor de atuação. A partir daí, obtém-se as informações necessárias para administrar o negócio na prática e reduzir as possibilidades de erros.

6- Monte Um Plano De Negócios e Negocie

Definitivamente, não dá para começar uma startup do nada, é preciso se planejar para entrar no mercado, do contrário há o risco de ser massacrado pelas empresas que atuam em áreas semelhantes. Levando isso em consideração, monte um plano de negócios, prevendo todas as ações, as atividades prestadas e o capital que será empregado para começar a trabalhar.

Uma boa dica é olhar o plano de negócios SEBRAE.

Se você não tem como obter o dinheiro para montar a startup, uma ótima alternativa é procurar negociar com possíveis investidores, este processo é costumeiramente realizado no exterior e muito funcional.

Neste caso, deve-se procurar por aquelas empresas de grande porte, que desenvolvam uma atividade parecida com a sua e que de alguma forma possam se beneficiar da startup que será aberta. Durante este processo é importante evidenciar ao aspirante a investidor todo o potencial de lucro e crescimento da empresa.

Para facilitar a demonstração, utilize uma planilha de fluxo de caixa, mesmo que seja estimativa, já facilitará bastante, já que, na grande parte das vezes, os investidores querem ter uma noção se terá ou não retorno o negócio.

Agora Que Já Sabe o Que é Startup, Que Tal Montar Uma?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here