Sabe da importância do plano de marketing e não sabe como fazer? Já pensou em um modelo de plano de marketing? Confira aqui como criar um!
A sua empresa vende um serviço ou produto de qualidade, mas o seu faturamento não está de acordo com o seu potencial? Muito provavelmente esta situação está acontecendo porque a marca está pecando na área de marketing, ou seja, ela produz algo bom, mas não leva isso ao conhecimento do seu público-alvo, o que fará com que as suas vendas fiquem estagnadas. O marketing de uma empresa é fundamental, caso não seja bem executado pode comprometer o sucesso.
Para melhorar a divulgação e o relacionamento da empresa com os seus consumidores é necessário montar um plano de marketing, que deve compreender as suas necessidades específicas. Porém, para montar este planejamento não basta conhecer apenas a empresa, mas também fazer um estudo aprofundado do seu mercado de atuação.
Não existem planos de marketing fixos e que possam ser aplicados em todas as empresas, mas há modelos que podem servir de base para montar um planejamento apropriado às características de cada negócio.
Lembre-se que você pode encontrar modelos, mas isso não significa que serão de qualidade, razões pelas quais você precisa entender o que realmente é importante no modelo de plano de marketing, bem como entender como modifica-lo para adaptar à sua empresa. Não seja “preguiçoso”, leia o plano de marketing e analise o que está ou não em consonância com o seu negócio.
Embora existam planos de marketing prontos, sugerimos que você aprenda como criar e modificar de acordo com o seu negócio, assim terá um índice de sucesso muito maior, é nisso que focamos nesse texto!
Para te ajudar reunimos informações sobre modelo de plano de marketing completo. Confira abaixo:
Por que montar e seguir um modelo de plano de marketing na sua empresa?
Em primeiro lugar, é preciso compreender que a empresa não precisa seguir um plano de marketing à risca, mas pode usá-lo como base e fazer adaptações que atendam as suas necessidades. Porém, ter um modelo é necessário para que a equipe de marketing saiba que caminho seguir e quais são os dados que tem que ser levantados para nortear o planejamento de divulgação da marca e otimização do relacionamento com os clientes.
Sabe aquela história de dar tiro no escuro? Isto não pode acontecer de jeito nenhum com a sua empresa, pois poderia “queimar” a imagem da marca no mercado e causar danos difíceis de reparar.
É por isso que o plano de marketing existe, pois traz mais organização e permite que todas as ações da empresa sejam estudadas de maneira meticulosa, evitando possíveis erros.
Quando você cria um plano de marketing você está criando um “caminho” a ser trilhado pela empresa e equipe. Isso fará com que tudo ocorra conforme planejado e o objetivo final seja atingido. Nele irão constar as atividades que serão realizadas, quem irá realizar, datas e prazos, entre outros pontos cruciais. Assim, além de organizada, a empresa também conseguirá trabalhar os passos certos para atingir as metas firmadas.
Conheça o modelo de plano de marketing:
O modelo de plano de marketing é composto por várias etapas, cujos resultados são essenciais para montar um planejamento detalhado e com ações mais assertivas. Acompanhe abaixo:
1 – Visão geral executiva
Antes de qualquer coisa, a equipe de marketing tem que se preocupar em saber e compreender qual é a visão geral executiva, ou seja, a forma como as pessoas que estão no comando da empresa pensam.
Muitas vezes os diretores da empresa acabam trazendo os seus valores pessoais para a área de marketing, o que não é de todo ruim, mas a visão precisa estar alinhada com as necessidades e expectativas da empresa.
Você é o responsável pelo marketing da empresa e vivencia a situação citada anteriormente? Bom, neste caso o ideal é elaborar um planejamento especificando as reais necessidades da marca e o que deve ser implementado para supri-las, apresentar aos diretores e explicar porque os atuais valores pessoais não estão funcionando, bem como porque devem ser substituídos.
2 – Faça uma análise de mercado antes do modelo de plano de marketing
É impossível lançar um produto novo no mercado sem saber se ele está favorável e irá impulsionar as vendas da marca. Afinal de contas, você não quer queimar cartucho a toa, não mesmo? Então, para passar longe do prejuízo, é necessário fazer uma análise detalhada do mercado de atuação da empresa em geral, o que permite descobrir o que pode ser usado ao seu favor e os possíveis obstáculos a serem contornados.
Primeiramente, é preciso começar com uma visão geral das tendências do mercado, ou seja, os serviços e produtos que estão caindo no gosto das pessoas, pois se eles estiverem de acordo com o ramo da sua empresa podem ser aproveitados de alguma forma.
Esteja sempre atento e disposto a modificar o plano de marketing, bem como o foco de produtos da empresa. Não estou dizendo para trocar de produtos todos os meses, mas sim incorporar novos produtos e serviços que realmente estejam em falta e com demanda, os quais sejam ‘referentes’ ao seu ramo de atuação.
Depois, é necessário estudar os segmentos do mercado, o que eles estão apresentando de novo, que público estão selecionando e porque, isto pode ajudar a marca a se segmentar dentro do seu próprio nicho.
Por fim, tem-se que estudar o mercado-alvo, ou seja, o ramo em que a empresa atua e o seu público-consumidor. Neste caso, recomenda-se à equipe de marketing trabalhar com uma visão primária e outra secundária, o que possibilita saber se existe demanda para que um novo produto seja lançado.
Tudo isso, esses dados que precisam ser necessariamente levantados, podem ser obtidos através de pesquisa de mercado, no qual são elaborados quesitos e as pessoas irão responder. Existem empresas especializadas nessa busca, aconselho contratá-las ao invés de fazer você mesmo, porque a exatidão das informações é fundamental para o plano de marketing.
3 – Análise competitiva
Você sabe quem são todos os concorrentes da sua marca? Pois bem, um dos princípios básicos do plano de marketing é fazer uma análise de competitividade, levantando todas as empresas que atuam no mesmo setor, que tipo de serviço e produtos estão disponibilizando no mercado e quais são os seus fatores de sucesso e de falhas, o que permite usar as armas que dão certo e evitar que erros parecidos ocorram na sua empresa.
Ao fazer esta análise, o plano de marketing terá informações de como se posicionar no mercado, que tipo de ações desenvolver para combater os seus principais concorrentes e como se distanciar daquelas marcas que estão se aproximando.
Gosto de dizer que quando você tem uma empresa deve-se pensar como se estivesse em um “campo de batalha”, você está sempre em guerra com seus concorrentes, buscando novos aliados (clientes e parceiros), precisa do fornecimento de materiais de guerra (fornecedores), entre outros fatores. Perceba, realmente se assemelha a uma guerra, assim, caso você consiga pensar dessa forma, provavelmente conseguirá focar mais no seu negócio e perceber o que está faltando e no que pode melhorar.
4 – Análise do produto e do negócio no plano de marketing
O produto que a empresa está oferecendo no mercado realmente é bom e atende as necessidades do seu público-alvo? Este questionamento é essencial para que a empresa aprimore as suas mercadorias e mantenha o padrão de qualidade para satisfazer e fidelizar os clientes. Portanto, é necessário fazer uma análise do produto e do negócio, identificando o potencial e as possíveis falhas de cada um.
O estudo deve levar em consideração a funcionalidade do produto e do negócio, o design, o que são apresentados ao mercado e qual é a visão que os consumidores têm deles. A partir daí, a empresa terá informações que apontam se é necessário repensá-los ou manter o mesmo padrão.
5 – Eleja pontos fortes e fracos, oportunidades e riscos
Se a sua equipe de marketing seguiu todos os passos anteriores, então ela já conta com as informações que precisa para estruturar o plano de marketing. Logo, os dados mensurados devem ser usados para eleger os pontos fortes e fracos, as oportunidades e riscos que a empresa irá encontrar no mercado.
Faça um relatório apontando o que a marca tem de bom e o que precisa melhorar, quais são as oportunidades que ela tem de crescer no mercado, possibilidade de fazer uma nova segmentação ou lançar um produto, bem como os riscos que este novo posicionamento pode trazer, sendo preciso se prevenir para enfrentá-los.
Você pode também, para auxiliar nesse quesito, utilizar os indicadores de qualidade, os quais irão fornecer uma visão certeira de quais os pontos positivos e negativos da sua empresa, costuma trazer resultados impressionantes e, quem utilizou, recomenda!
6 – Determine as metas e objetivos do plano de marketing
O plano de marketing será feito para que? A equipe de marketing deve ter esta resposta na ponta da língua. Portanto, é necessário definir quais são as metas de venda da empresa e o prazo em que irão vigorar, apontando a data de início e término.
Posteriormente, há que se determinar os objetivos do marketing como, por exemplo, tornar a marca mais conhecida, lançar um produto, aumentar as vendas de um único produto, melhorar a relação com os consumidores, entre outros.
Também, será necessário estabelecer quais serão as técnicas de marketing utilizadas, bem como os tipos de marketing trabalhado, como é o caso, por exemplo, do marketing digital.
7 – Estratégias e implementação do plano de marketing
Após determinar as metas e objetivos que o marketing da empresa deve alcançar, é necessário definir as estratégias e como o plano será colocado em prática.
Primeiramente, tem-se que estipular o posicionamento que a empresa irá adotar, como vai apresentar o produto, qual o preço que ele custará e a forma que será distribuído.
No tocante ao preço, para você não cometer equívocos nesse ponto, o qual, via de regra, é um dos mais importantes, sugerimos que você leia nosso texto sobre formação de preços de venda.
Por fim, é preciso criar um plano de mídia, ou seja, as ferramentas de comunicação que serão usadas para veicular o marketing, a programação do plano de marketing, desde o início até o final, quem ficará responsável para executar cada atividade e valor que custará todo o procedimento.