Marketing Esportivo – Aprenda Como Fazer

Marketing Esportivo – Aprenda Como Fazer
Marketing Esportivo

Tem um time de futebol? Basquete? Vôlei? Enfim, um empreendimento esportivo que precisa gerar lucro? O marketing esportivo tem o objetivo de maximizar os seus “torcedores fieis” e melhorar as vendas dos produtos. Aprenda mais sobre o assunto aqui!

Você tem um clube de futebol ou qualquer outra empresa relacionada ao esporte, mas ainda não alcançou o sucesso almejado? Pois saiba que este insucesso pode estar diretamente ligado ao tipo de marketing praticado, ou mesmo a falta dele. Esta é uma estratégia de fundamental importância para o crescimento de todo o tipo de empresa/negócio, independente do ramo de atuação, mas que por vezes acaba sendo erroneamente ignorada.

Cada modalidade de negócio conta com um tipo de marketing específico que seja capaz de compreender as suas necessidades. Sendo assim, as empresas que trabalham com esportes têm a sua disposição o marketing esportivo, que se utiliza de estratégias diferenciadas para atingir o público-alvo e expandir a sua marca.

Lembre-se que o primeiro passo para conseguir desenvolver uma campanha de marketing ou até mesmo o negócio em si é ter um planejamento estratégico de qualidade.

Há diversas estratégias de marketing esportivo que são fáceis de aplicar e podem ser usadas para alavancar o seu negócio. Para te ajudar, nós iremos trazer o que é o marketing esportivo e como usá-lo corretamente. Confira!

O que é marketing esportivo?

O  conceito de marketing esportivo pode ser visto uma estratégia de comunicação que deve ser usada por corporações esportivas para relacionar-se de maneira eficiente com os seus clientes, possíveis clientes, comunidade e colaboradores. A diferença do marketing comum é que neste caso usa-se o esporte para propagar a mensagem.

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É importante ressaltar que, não necessariamente, a empresa precisa pertencer ao ramo esportivo, pois é perfeitamente possível ser de outra área e recorrer ao esporte para atingir os seus consumidores, visando despertar a paixão e emoção das pessoas.  Porém, neste caso é preciso realizar uma pesquisa prévia para avaliar se o público se identifica e será receptivo à proposta.

Ainda, frisamos que o marketing deve ser bem definido, claro, direto, emocional e segmentado, ou seja, focado em um público alvo específico.

Qual é a importância do marketing esportivo?

O marketing esportivo é de suma importância para as empresas que trabalham ou não com uma modalidade esportiva, pois a partir deste meio de comunicação faz com que a marca se torne mais forte, uma vez que se apropria dos valores e simbolismos do esporte como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, superação, persistência, que são as principais características dos atletas e equipes de sucesso.

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Ao fazer uso do marketing esportivo, a empresa tende a construir uma relação mais próxima com os seus clientes, uma vez que desperta a sua emoção e passa valores que podem ser aplicados no esporte e em situações cotidianas da vida. Dessa maneira, os consumidores tornam-se fiéis a instituição, o que consequentemente gera um lucro permanente, desde que a relação construída seja continuamente alimentada.


Portanto, investir no marketing esportivo é uma estratégia que traz dois benefícios básicos e ao mesmo tempo essenciais para o sucesso de uma empresa, que é criar uma boa reputação social da marca e conquistar os clientes através da emoção e ligação com um esporte, o que fortalece a relação de venda e compra, uma vez que as pessoas compram não somente pela qualidade do produto, mas também pelo conceito vendido.

Essa técnica também é utilizada no famoso marketing relacional, claro de formas diferentes e mais sutis.

Como fazer um marketing esportivo eficiente

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing esportivo chegou o momento de aprender como aplicá-lo na sua empresa para colher bons resultados. Vamos lá?

1 – Relacione sua marca aos valores do esporte

É inegável o fato de que qualquer modalidade esportiva é repleta de valores que são capazes de formar o caráter e a habilidade dos atletas, tais como: persistência, resistência, dedicação, espírito esportivo e de equipe, liderança, superação, entre outros fundamentos que são essenciais para se tornar um vencedor respeitado em seu meio.

Relacionar a marca aos valores do esporte é conseguir criar uma visão nos consumidores de que a sua marca realmente possui as características daquele esporte, e é nesse ponto que o marketing esportivo irá focar.

Portanto, a primeira coisa a se fazer ao decidir usar o esporte como ferramenta de comunicação em suas publicidades é apropriar-se dos valores esportivos, relacionando-os à sua marca, aos produtos que comercializa e as experiências que os seus clientes podem vir a ter no dia a dia.

Como já foi dito, a empresa não necessariamente precisa vender artigos esportivos ou atuar nesta área, basta relacionar a marca ao esporte. Por exemplo, empresas que comercializam produtos de luxo podem fazer um marketing esportivo com referências ao automobilismo e golfe, que são esportes mais populares nas classes econômicas altas.

2 – Descubra se o consumidor será receptivo ao marketing esportivo

Após decidir usar o marketing esportivo para promover a sua marca, é necessário analisar se o seu público consumidor será receptivo a sua proposta. Afinal de contas, tem-se que oferecer algo que agrade as pessoas, o que aumenta as chances de a publicidade se espalhar de forma espontânea.

Sendo assim, é recomendado realizar uma pesquisa de mercado para analisar qual é o nível de identificação e aceitação dos clientes e potenciais clientes com o marketing esportivo. Somente a partir dos resultados obtidos será possível dar início ao planejamento e direcionamento da campanha publicitária que visa expandir os seus serviços e trazer lucros.

3 – Verifique qual é o melhor esporte para atingir os clientes

Depois de constatar que o seu público alvo é receptivo ao marketing esportivo, é preciso selecionar o esporte que será usado para desenvolver as campanhas. Vale lembrar que a modalidade esportiva deve estar de acordo com o gosto dos seus clientes e a classe econômica para a qual a sua empresa é direcionada.

Tome sempre muito cuidado com os pequenos detalhes, as vezes podem passar despercebidos e impedir que a sua campanha publicitária tenha o sucesso esperado.

Não se descuide dos seus planos financeiros.

As empresas que trabalham com produtos de preços populares podem investir em esportes mais conhecidos como, por exemplo, futebol e vôlei. Agora, caso a marca venda para consumidores de alto poder aquisitivo, uma boa dica é apostar nas referências do tênis, golfe e automobilismo.

4 – Explore as emoções dos clientes

Escolhida a modalidade esportiva que será usada nas campanhas publicitárias chegou o momento de mexer com a emoção dos seus clientes através do marketing esportivo. Muitas empresas erram em seu marketing esportivo ao tentarem apenas vender o seu produto e acabando por esquecer de estabelecer uma relação “afetiva” com o cliente, algo que desperta a sua vontade de comprar, não apenas pela funcionalidade e qualidade da mercadoria.

A marca deve relacionar as características do esporte com aquilo que os seus consumidores vivem no cotidiano, fazendo com que eles se identifiquem. Outra possibilidade é inserir no marketing esportivo um personagem que seja admirado pelas pessoas, podendo ser um atleta bem sucedido em sua categoria esportiva.

5 – Fique atento aos grandes eventos esportivos

A ordem no marketing esportivo é não perder oportunidades. É bem verdade que esta ferramenta de comunicação pode ser usada em qualquer época do ano, mas também deve ser intensificada em datas que ocorrem grandes eventos esportivos como, por exemplo, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outros.

Tem uma marca? Veja como registrar a sua marca.

Dependendo da disponibilidade financeira da marca, é possível criar campanhas publicitárias que apenas fazem referências aos eventos esportivos ou até mesmo criar promoções que premiam os clientes com algo referente ao evento, o que ajuda a alavancar as vendas da empresa.

Você pode focar também em eventos esportivos regionais, focando no “bairrismo” da sua região, costuma trazer bons resultados.

6 – Estampe a sua marca no meio esportivo

O marketing esportivo não é apenas falar de esporte nas suas campanhas, mas também estar presente nos ambientes esportivos. Portanto, é recomendado que por meio de patrocínio ou parcerias a sua marca seja estampada em artigos esportivos como, por exemplo, uniforme de atletas e equipes, em placas de publicidades em campos e quadras, entre outros.

Uma dica legal para trabalhar o marketing esportivo é oferecer patrocínio para os times (esportes) da sua região, oferecendo o uniforme. O uniforme é um dos meios publicitários de marketing esportivo que está em mais evidência pelos consumidores e torcedores.

7 – Construa uma reputação social com o marketing esportivo

A empresa deve ter em mente que só será bem sucedida se tiver uma boa reputação social, que pode ser construída através do marketing esportivo. Uma ótima oportunidade de fazer esta construção é apoiando atletas ou projetos sociais ligados ao esporte usado na publicidade da marca.

Aproveite para trabalhar o marketing esportivo no Brasil, pois está em crescente alta e trazendo ótimos resultados!

Você pode ainda montar uma empresa de marketing esportivo e ganhar dinheiro com essa técnica, pense bem na ideia.

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