Já ouviu falar em marketing digital? Essa forma de publicidade tem sido muito debatida e bem aceita, principalmente nos negócios online, em que é preciso fazer com que as pessoas descubram o seu negócio. O marketing digital é considerado pelos especialistas como um dos pilares de um negócio online de sucesso e, sem ele, provavelmente você estará fadado a falência. Quer saber mais sobre marketing digital para seus negócios? Aproveite!
Se você já pensou alguma vez em ter um negócio na internet com certeza ouviu o termo marketing digital. Ele está presente em tudo que envolve ganhar dinheiro na internet, afinal de contas, sem ele será impossível obter sucesso. Basta pensar da seguinte forma, ao contrário do que nos negócios presenciais, você não possui uma “fachada” em um ponto de movimento, bem como não pode ir atrás do cliente oferecer seus produtos, por isso, atingir os canais de comunicação para que o cliente saiba da existência do seu produto/serviço é a única forma de começar as vendas.
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O marketing digital não se faz através de uma técnica específica, pelo contrário, utilizam-se diversas técnicas e segmentos para conseguir atingir o maior número de possíveis interessados. Para conseguir um bom resultado é preciso mesclar as técnicas de marketing digital e aplicá-las corretamente. Chegou a sua vez de aprender tudo sobre marketing digital!
1. Criando um plano de marketing digital
Lembre-se disto: tudo que você for fazer tenha um planejamento que o antecede!
Quando você tem um planejamento devidamente elaborado e pré-analisado é mais fácil de conseguir manter o foco e atingir os seus objetivos. Através de um plano é possível encontrar possíveis problemas que irão ocorrer no caminho e, antes mesmo de surgirem, já ter os resolvido.
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O seu planejamento deve compreender as técnicas que serão utilizadas, público alvo que pretende atingir, possíveis dificuldades e os objetivos. Seja realista com o seu objetivo e planejamento, procure algo que realmente irá funcionar sem esperar “mágica” do seu trabalho.
2. Captação de e-mails e e-mail marketing digital
Uma das técnicas de marketing digital e que, por mais simples que pareça, traz ótimos resultados, é o e-mail marketing.
Os e-mails marketing são aqueles e-mail que você recebe falando, por exemplo, de uma promoção de determinada loja que já comprou alguma vez. Na verdade, esta técnica costuma ser utilizada para trazer o maior número de pessoas que já passaram pelo site para uma promoção ou alguma novidade.
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A maior dificuldade para se utilizar o e-mail marketing é conseguir fazer a captação de endereços de e-mails de qualidade. Cabe frisar que e-mails de qualidade são de pessoas que se interessam pela área, muito embora possam não ter interesse direto em utilizar o que você oferece.
Existem basicamente 3 formas de fazer a captação de e-mails: através de blogs/conteúdo, oferecer algo em troca do e-mail ou comprando lista de e-mails. Neste último caso, o problema é que você não terá um público de qualidade, já que nem todos irão se interessar pelo que você oferece.
3. Ações patrocinadas de marketing digital
Uma das maneiras mais rápidas, simples e práticas de conseguir resultados no marketing digital são as ações patrocinadas. Mas afinal, o que são as ações patrocinadas, você sabe?
O atendimento é tudo em um negócio online, por isso, aprenda o que precisa sobre qualidade no atendimento.
Encontramos basicamente 3 tipos de ações patrocinadas, são elas: links patrocinados no Google, Ads em redes sociais e propaganda em outros meios (sites/blogs).
Os links patrocinados no Google são boas opções para quem está com dificuldade de indexar suas páginas, bem como seu tráfego através dos motores de busca não está bom. Quando você compra links patrocinados, na verdade você está adquirindo palavras chaves que, quando as pessoas digitarem no motor de busca, você aparecerá na primeira posição. Perceba que o interessante dessa modalidade é o fato de que o público possui interesse no seu segmento, afinal, ele foi direcionado em razão da palavra chave.
Claro, para fazer campanhas pagas é preciso estar dentro do seu orçamento, por isso, veja como planejar e organizar sua empresa.
Já o Ads em redes sociais como forma de marketing digital é um pouco diferente. Você estará fazendo anúncios publicitários em redes sociais como o Facebook, por exemplo. O que ocorre é que a sua campanha aparecerá na página do usuário da plataforma, ele poderá visualizar e clicar, sendo direcionado para o link que você colocou. Existem basicamente duas formas de ser “cobrado” nessa campanha, por impressões ou por cliques.
Por fim, a publicidade em outros blogs e sites. Essa modalidade não costuma trazer os melhores resultados, até mesmo porque ela é bem ‘indireta’. Porém, mesclar com outras técnicas pode trazer um bom resultado, afinal, nunca é demais, concorda?
4. Marketing digital nas redes sociais
As redes sociais já se tornaram tendências nos negócios. Basta você perguntar para 10 pessoas que pelo menos 7 irão lhe dizer que passam a maior parte do seu tempo em redes sociais, com isso, imagine o poder de divulgação e publicidade que se tem através desses meios.
O marketing digital através das redes sociais ocorre através de campanhas que tem como o intuito atingir o chamado efeito viral, que nada mais é do que formar uma “corrente” em que as pessoas compartilham e curtem o que você fez de publicidade. Para conseguir esse efeito é preciso “apelar” para a parte emocional das pessoas, seja uma coisa alegre ou triste, mas que cause um efeito emotivo.
O marketing digital é muito importante, veja aqui como e quando utilizar um plano de marketing.
5. SEO para marketing digital
O SEO é uma das formas de marketing digital mais eficiente, sendo responsável por mais de 60% do tráfego dos sites. Ou seja, todas as técnicas juntas podem ser responsáveis pelo seu sucesso, mas se tiver que escolher por alguma, o SEO é a sua opção!
O significado da expressão é Search Engine Optimization, o que nada mais é do que organizar seu site para ficar bem posicionado nos motores de buscas, dentre eles o Google. Por exemplo, você tem uma loja de bijuterias online e a pessoa digita no Google – comprar bijuterias – o seu site deve estar devidamente otimizado para aparecer entre os primeiros resultados, até mesmo porque a pessoa entrará apenas nas primeiras páginas.
Existem algumas técnicas de SEO para se conseguir esse resultado milagroso e chegou a hora de você aprendê-las.
Ao criar um site/loja online utilize na URL (www) a palavra chave foco do seu negócio, no caso acima, bijuterias. Isso tem um grande peso para os motores de busca em escalonar os sites.
Utilize a palavra chave em títulos e descrições no seu site, lembrando de fazer a famosa descrição da meta sobre o seu site, a qual, embora exista discussão sobre ser ou não levada em consideração no momento do escalonamento, ainda é bem efetiva para convencer o usuário a clicar no seu site.
Que tal aprender as técnicas mais importantes sobre composto de marketing?
Outra dica que não pode ser deixada de lado é utilizar a opção negrito nas palavras chaves, bem como colocar a palavra chave foco em títulos das páginas.
Por fim, mas com certeza mais importante, são os links externos. Os links externos são outras páginas que direcionam para você, isso faz com que os motores de busca pensem que você é autoridade no assunto, afinal, inúmeras páginas estão com links para você! Esse é um dos fatores que mais contribui para o SEO.
6. Programas de afiliados como forma de marketing digital
Até então não vi ninguém abordar os programas de afiliados como forma de marketing digital, mas, ao meu ver, podem sim ser considerados (desculpe-me se alguém já falou sobre isso, mas eu não encontrei).
Pense da seguinte forma, através dos programas de afiliados você consegue uma “cadeia” de divulgadores, que irão trabalhar em blogs, sites, redes sociais e até mesmo com links patrocinados, tudo para vender o que VOCÊ está oferecendo. Claro, para isso você pagará uma comissão.
Confira mais sobre prospecção de clientes.
O interessante em disponibilizar seus produtos e serviços em programas de afiliados é que você não precisará se “preocupar” tanto assim com a publicidade, porque muitas vezes as pessoas que trabalham como afiliados são especialistas no assunto. Nesse caso, a sua maior preocupação será criar um produto/serviço que realmente seja de qualidade, com um preço atraente e que a sua comissão seja vantajosa.
7. DICAS Marketing Digital
Como em tudo na vida, algumas dicas podem reduzir as dificuldades e trazer atalhos para a sua caminhada, evitando que tropece nas pedras mais comuns, por isso, vamos trazer algumas dicas interessantes.
Trabalhe com bastantes imagens e vídeos. As imagens e vídeos além de serem boas para o marketing, também facilitam o convencimento do consumidor, porque o mesmo percebe que você não tem nada a esconder.
A internet tem a “fama” de existir fraudes, muito embora dependa dos sites que as pessoas acessam, mas, devido a esse pré-conceito, você deve fazer o possível para minimizar isso em relação a você. Boas formas são através de atendimento online, contato via telefone fixo e e-mail. Sempre sugiro ter uma “sede” para a empresa, podendo ser até mesmo na sua casa, sem contar o CNPJ, que por si só já confere uma maior garantia ao consumidor.